7.23.2013

Pernas pra que te quero

Caminhar ajuda a combater a diabete

Além de ser barata, esta atividade traz muitos benefícios à saúde.


Você já está cansado de escutar que caminhar é uma atividade física que traz muitos benefícios. Além de emagrecer e trabalhar os músculos do corpo inteiro, ela atua diretamente na melhora do funcionamento do organismo. Mas, de acordo com uma pesquisa no Murdoch Chidren Research Institute, em Melbourne, na Austrália, caminhar todos os dias pode diminuir os problemas relacionados com o açúcar no corpo.

Pela primeira vez, um estudo mostrou os efeitos de mudanças em longo prazo relacionados à atividade física e à sensibilidade à insulina. Entre 2000 e 2005, aproximadamente 592 adultos de meia-idade participaram da análise por nível de diabetes. Todos responderam questionário relacionado à dieta e ao estilo de vida. Além disso, passaram por exames e receberam um acessório que mede o número de passos dados diariamente (pedômetros) que deveria ser utilizado sem brechas.

O resultado foi o seguinte: quem andou mais durante os cinco anos da pesquisa, teve melhora no índice de massa corporal. Os pesquisadores ainda notaram uma redução de medidas entre cintura e quadril, e melhor sensibilidade à insulina.

“A diabetes é uma doença grave que afeta grande parte da população e tem complicações importantes para os pacientes”, explica o enfermeiro Alisson Daniel. Segundo o profissional, esta pesquisa reforça o que há muito tempo é indicado para controle de peso e hipertensão: a caminhada.

Sem contar que a prática desta atividade é barata e pode ser incluída na rotina de qualquer pessoa, até aquelas que dizem não ter tempo para caminhar. “Bastam 40 minutos por dia para que o corpo comece a sentir os efeitos da caminhada. É rápido, fácil e barato. Não tem desculpa. Qualquer um pode fazer!”, conclui Paula Moreira, professora de educação Física.

Nenhum comentário: