10.03.2013

Otites em crianças: entenda porque ela é tão frequente e saiba como se prevenir




Sete em cada dez crianças tem, ao menos uma vez na vida, infecção no ouvido. Entenda o porquê disso e como impedir sua evolução.


As otites são uma das causas mais frequentes de visita ao pediatra na infância. Isso acontece porque quando um processo infeccioso agride a orelha da criança, ele logo provoca uma intensa dor – que para o desespero dos pais, vem acompanhada de irritação e choradeira dos pequenos. Esse quadro, chamado de otite, nem sempre é identificado rapidamente e, se não tomados os cuidados corretos, pode se tornar recorrente, o que representa uma dose extra de angústia para a família e para a criança.
As otites podem ser causadas por vírus ou bactérias, e podem atingir a parte externa ou média da orelha (para dentro do tímpano). “A otite externa aparece mais frequentemente depois dos quatro anos de idade, quando a criança fica muito tempo em contato com a água, por exemplo. A umidade excessiva pode retirar a proteção do canal auditivo – o cerume. Por isso, quem faz natação e tem irritações frequentes nos ouvidos deve consultar um especialista e se necessário usar protetores nos ouvidos”. 
Já a otite média aguda é a mais comum nos primeiros três anos de vida, e, na maioria das vezes, aparece como consequência de uma infecção respiratória. “Isso porque os vírus causadores de gripes e resfriados prejudicam o sistema imunológico, deixando livre o caminho para que outros microorganismos entrem no corpo: as bactérias”. Quando as bactérias entram em cena, elas vão para a orelha média e causam a dolorosa infecção.
As otites costumam causar grande desconforto para as crianças, sendo a dor o principal sintoma da otite - independente da idade do pequeno, da causa do problema e a sua gravidade. É por causa do incômodo que as mães conseguem perceber algumas mudanças no comportamento do filho, como irritação e dificuldade para dormir e se alimentar – nos bebês, o ato de sugar o peito ou a mamadeira pode levar ao choro. Em alguns casos, a otite também pode provocar febre e comprometer a audição.
Para proteger a criança da otite, o ideal é manter as vias respiratórias dela sempre limpas, já que são as infecções e inflamações nessa área que muitas vezes causam a doença. “A lista de cuidados também inclui evitar mudanças bruscas de temperatura, ambientes muito frios e a fumaça de cigarro. Também é importante investir no aleitamento materno e seguir as orientações do pediatra em relação às vacinas indicadas para cada faixa etária, sem especial a vacina contra as otites”.
É sempre bom lembrar que a otite média não é causada por sujeira ou cera. Ou seja, cutucar o local com haste flexível – o cotonete – só prejudicará as coisas. “O objeto pode lesionar as paredes do canal auditivo e o tímpano ou até mesmo direcionar a cera para o interior do ouvido, prejudicando sua eliminação natural”, alerta a especialista, que indica que a limpeza da parte externa da orelha deve ser feita no banho ou logo depois da saída do banho.“ Basta enxugar com a toalha ou uma fralda de tecido até onde o dedo alcançar”.
Dra. Rita de Cássia Cassou Guimarães

Nenhum comentário: