A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou nesta quinta-feira, 20, a suspensão da fabricação, distribuição, divulgação, comercialização e uso de todos os produtos saneantes fabricados pela empresa Pequimica do Brasil Indústria e Comércio Ltda. A medida vale para todo o território nacional, informa o Portal da Anvisa. A empresa continua fabricando saneantes mesmo após os produtos serem interditados em 10 de abril de 2013, por apresentarem deficiências em seu sistema de qualidade. A determinação é de que sejam recolhidos do mercado todos os produtos fabricados após a data.
Os medicamentos Removex e Amendorio, ambos do lote R1304299, também foram suspensos pela Anvisa. A empresa Indústria Farmacêutica Rioquímica Ltda, fabricante dos dois medicamentos, informou que foi encontrado no mercado o lote R1304299 do medicamento Removex rotulado como Amendorio. Também foi suspenso o produto Alvejante Verão, fabricado por Fernando Buhler - Me. O saneante estava sendo comercializado sem estar regulado na Anvisa - e o fabricante também não possui autorização de funcionamento na Agência.
A Anvisa também interditou, de forma cautelar, pelo prazo de 90 dias, o lote 030713 do produto xampu Kids sem lágrimas, marca Palmolive-Naturals. O lote foi fabricado pela empresa Colgate-Palmolive Industrial Ltda. e possui validade até 07/2016. O produto apresentou resultado insatisfatório no ensaio de determinação de pH. Os demais lotes do xampu estão liberado