5.21.2014

Brasileiros se dizem cansados.

Quase 100% dos entrevistados se consideradam cansados
Quase 100% dos entrevistados se consideradam cansados Foto: Márcia Foletto / O Globo
  Extra
Os brasileiros estão cansados, e a maioria deles vive no Sudeste. Segundo estudo desenvolvido pela Conectaí, empresa do Ibope Inteligência, a pedido da Sanofi Farmacêutica, 98% das pessoas se consideram cansadas. Dentre elas, os jovens entre 20 e 29 anos formam o grupo que sente mais cansaço. A região com o maior índice foi a Sudeste, com 65%, seguida pela Centro-Oeste e Norte.
No estudo, que avaliou tanto o cansaço físico quanto o mental, o estresse e a correria do dia a dia foram apontados como os principais responsáveis por essa condição, com 74% de indicações.
— O equilíbrio entre todas as tarefas do dia é importante para alcançar a qualidade de vida ideal. Mas ter disposição para manter a disciplina de uma vida saudável, com tempo para aproveitar o que é importante para cada um, nem sempre é tarefa fácil — explica Patrícia Macedo, gerente da Sanofi.
Para combater o sedentarismo, é preciso uma mudança de rotina (veja quadro abaixo). Um dos vilões, por exemplo, é a combinação televisão e alimentos gordurosos.
— Se tiver fome em frente à TV, coma fruta ou gorduras boas como nozes, amêndoas ou castanha do Pará — ensina Thiago Ribeiro, cardiologista e coordenador da Emergência do Hospital São Lucas.

Nenhum comentário: