5.20.2014

O que significam os percentis?

O crescimento das crianças é atualmente definido em curvas de percentis, que muitas vezes são mal interpretados, causando grandes ansiedades aos pais.
O primeiro aspecto a clarificar é o que significam os percentis. São apenas medidas estatísticas que nos dizem qual a percentagem da população que tem um valor igual ou inferior.
Assim, partindo do princípio que uma criança tem um peso no percentil 25, isto não quer dizer que ela tem pouco peso, porque está abaixo do percentil 50. A única coisa que podemos concluir é que 25% da população de crianças saudáveis com aquela idade tem um peso igual ou inferior ao dessa criança.
O aspecto mais importante relacionado com as curvas de percentis é a evolução dos valores ao longo do tempo, ou seja, se os valores todos fazem uma curva semelhante à do gráfico. Um valor isolado dá muito pouca informação para tirar conclusões...
Deste modo, o percentil 10 não é pior do que o 50, tal como o 90 não é melhor ainda, pois são apenas medidas estatísticas. Dizer que uma criança é baixa ou magra só porque tem um percentil inferior ao 50 é muitas vezes um erro e é fundamental passar esta mensagem.
Apesar de o mais comum ser quantificar em termos de percentis apenas o peso, comprimento e perímetro cefálico, quase tudo se pode avaliar dessa forma. Alguns exemplos incluem: tensão arterial, índice de massa corporal, envergadura, tamanho do pénis, perímetro abdominal, ...
Se o seu filho apresenta uma descida nos seus percentis ao longo do tempo, vale a pena discutir esse assunto com o médico assistente. Na maior parte das vezes não terá grande significado, particularemente se só descer um percentil, mas se a criança cruzar 2 percentis (passar do percentil 75 do peso para o 10, por exemplo) é preciso mais cuidado na abordagem, porque nesses casos já pode fazer falta fazer algum tipo de investigação. Se não perguntar ao médico, vai ficar a pensar nisso eternamente, o que não é benéfico para si, para o médico e muito menos para o seu filho!



Percentis



Referência : Graça Martins, E. (2013), WikiCiências, 4(01):0749 Autor: Maria Eugénia Graça Martins Editor: José Francisco Rodrigues


Dada uma amostra (ou coleção de dados), os percentis são medidas que dividem a amostra ordenada (por ordem crescente dos dados) em 100 partes, cada uma com uma percentagem de dados aproximadamente igual. Define-se percentil k, Qk, para k = 1, 2, ..., 99, como sendo o valor tal que k% dos elementos da amostra são menores ou iguais a Qk e os restantes (100-k)% elementos da amostra são maiores ou iguais a Qk.

O 1º e o 3º quartis também são conhecidos como percentis 25 e 75, respetivamente. Analogamente, a mediana é o percentil 50.


Os percentis são um caso particular dos quantis.


Os percentis de que a mediana e os quartis são casos particulares, são medidas de localização com grande interesse, nomeadamente para avaliar a posição relativa dos dados. Por exemplo, suponha que uma mãe vai, com o seu bebé de 6 meses, à consulta de rotina, do pediatra. Este, depois de pesar e medir a criança, consulta uns gráficos ou umas tabelas e só nessa altura comenta com a mãe, o estado de crescimento do seu filho. Pode acontecer que alguns dos seus comentários sejam desta forma:

- Minha senhora, o seu filho, no que diz respeito ao peso, está no percentil 95. Vamos ter que ter algum cuidado!
Afinal o que significa o percentil 95? Significa que 95% das crianças com 6 meses têm um peso menor ou igual ao do bebé e só 5% têm um peso maior ou igual, o que significa que um peso no percentil 95 é efectivamente exagerado!

Então, como é que poderemos saber se o nosso filho está obeso ou magrinho? Como é que o médico, além da sua experiência, sossega os pais sobre a saúde e bem estar do filho? Existem gráficos e tabelas que apresentam, para cada idade, os valores dos percentis para as variáveis “peso” e “altura”. Os gráficos seguintes, retirados da página da Direção Geral de Saúde, adequados para a população portuguesa, apresentam os valores dos percentis para o peso e comprimento de rapazes dos 0 aos 24 meses:

Rapazes.jpg
Fonte: Tabelas de Registo de Crescimento, Direcção Geral de Saúde, Circular Normativa N.º: 05/DSMIA
A partir dos gráficos anteriores, concluímos que um peso razoável, nem muito magro, nem muito gordo, para um bebé de 12 meses, será um peso compreendido entre 9,6kg e 11,2kg, considerando que um peso “normal” se situa entre os pertencis 25 e 75. Analogamente, um comprimento “normal” para a mesma idade seria entre os 74 e os 78 cm. Existem gráficos idênticos para as meninas e para as outras classes etárias.

Nenhum comentário: