5.23.2014

ANEMIA ATRAPALHA DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Anemia atrapalha desenvolvimento de crianças e adolescentes

Veja como a anemia pode atrapalhar o crescimento de seu filho.

A praticidade dos alimentos industrializados pode favorecer quadros de anemia em crianças e adolescentes, devido à falta de nutrientes fundamentais ao desenvolvimento. Por outro lado, o excesso de sódio, açúcar e gordura, que realçam o sabor desses produtos, pode contribuir para quadros de sobrepeso e obesidade, que tendem a camuflar a desnutrição da anemia.
É um quadro que leva também a outros problemas, como diabetes e hipertensão arterial, doenças consideradas de risco para problemas cardiovasculares.
A anemia é um distúrbio de redução de células do sangue (eritrócitos) ou de hemoglobina. As hemácias são as células que conduzem o oxigênio para o corpo, e quando a quantidade delas se reduz, a anemia aparece.
A Dra. Patrícia Elias, do HCor-SP, explica que o coração bombeia uma quantidade de sangue suficiente para suprir a oxigenação e os nutrientes de todo organismo. “Se a criança está anêmica, ela acaba não recebendo a oxigenação necessária, o que descompensa o coração, trazendo desconforto ao paciente", explica a médica.
O sangue que circula pelo corpo precisa de nutrientes e oxigênio suficientes para um bom funcionamento do organismo, do contrário a criança se sentirá mais cansada.
Para evitar a anemia, é preciso garantir a ingestão de alguns alimentos. As folhas verdes, por exemplo, são ricas em ácido fólico. Já a vitamina B12 é encontrada em produtos de origem animal, enquanto o ferro pode ser obtido a partir do feijão, da beterraba, do espinafre e das carnes vermelhas.
A especialista comenta que no exame clínico é possível identificar sinais da anemia, como fraqueza, cansaço, palidez de pele e mucosas. “Para o diagnóstico, é necessário realizar exame de sangue", enfatiza.
Se a má alimentação for mantida, a criança poderá sentir alteração no processo de aprendizagem. Com isso, a memória é afetada. O pequeno irá sofrer com falta de concentração, o que pode comprometer seu rendimento escolar.
Quando diagnosticado, o tratamento para o distúrbio poderá ser feito com sulfato ferroso e alimentação saudável. Em casos mais graves de anemia, o tratamento poderá ser transfusional, que é o processo de transferir sangue de um doador para o sistema circulatório de um receptor

Nenhum comentário: