8.09.2014

Dor muscular no peito

Dor muscular no peito

As dores no peito são, para muitas pessoas, um sinal de alerta, pois estão associadas ao início de um ataque cardíaco. Contudo, nem sempre uma dor na região torácica está ligada a problemas tão graves.
A maioria das pessoas que recorre aos hospitais e aos centros de saúde devido a dores no peito apresenta problemas menores, tais como refluxo, ansiedade ou anomalias do foro músculo-esquelético. Todavia, é pertinente estar sempre atento a toda a sintomatologia associada às dores torácicas, pois num ataque de coração a diferença entre a vida e a morte poderá estar numa intervenção rápida.
Há várias doenças que se podem manifestar por via de dores no peito, envolvendo o desconforto, na maioria dos casos, todo o tórax e também as costas.

Causas das dores musculares no peito/tórax

Além do ataque cardíaco, já referenciado como potencial causa das dores no peito e no tórax, há uma imensidão de causas para este tipo de problema. Algumas tão ou mais graves do que a doença isquêmica cardíaca. Qualquer doença no interior dos órgãos que preenchem a caixa torácica – nomeadamente o coração, os pulmões, o esôfago, a pleura, os grandes vasos, as costelas, as articulações, os músculos do tórax, a pele – pode originar este tipo de dores.
Desta forma, entre as causas das dores musculares torácicas estão o aneurisma da aorta, o pneumotórax, a embolia pulmonar, o derrame pleural, a pneumonia, o refluxo gastro-esofágico, a esofagite (inflamação do esôfago), a pericardite (inflamação do pericárdio), a hipertensão pulmonar, o cancro do pulmão, a artrite e a artrite reumatóide, a fibromialgia, o herpes zoster, as lesões nas costelas e as lesões de índole muscular.
As pessoas com crises de ansiedade, ataques de pânico e depressão também costumam apresentar dores no tórax. Os gases causam igualmente desconforto na zona torácica, devido à dilatação do estômago e do esôfago.
A fadiga muscular, depois de um exercício físico intenso, também pode causar dores no peito.
Perante a imensidão de possíveis causas, o papel do médico é fundamental no diagnóstico da situação. Estando em causa tantas patologias, é preciso que o clínico tenha particular atenção a história do paciente, de modo a direcionar a sua análise no melhor sentido ou a excluir possibilidades.

Como aliviar as dores musculares no peito/tórax

Os analgésicos de venda livre nas farmácias são uma boa forma de aliviar as dores musculares no peito, contribuindo ainda para diminuir a inflamação. A aplicação de um relaxante muscular na área afetada também contribuirá para amenizar o desconforto. Pode ainda recorrer-se a compressas frias para reduzir qualquer inchaço existente e/ou a compressas quentes para aliviar a dor.
Quando a dor resulta de problemas de foro digestivo ou de uma lesão, encontrar a posição certa, que menos pressão exerça sobre a área ferida, poderá ajudar.
Se o problema surgir em função de uma atividade física intensa, reduzir ou parar por completo essa atividade será fundamental para pôr fim às dores.
Caso nenhuma destas soluções se apresente eficaz, no curto e médio prazo, o melhor é procurar um médico, pois poderá estar em causa um problema grave.
Dr. Fabrício Almeida
Artigo revisto em 17-01-2013 por Dr. Fabrício Almeida, Ortopedista.

Nenhum comentário: