9.29.2014

Marcelo Tas fala sobre filho transexual: 'Soube tratar naturalmente a questão'

Luiza, filha do apresentador, se transformou em Luc e mora nos Estados Unidos

O Dia
Rio - Marcelo Tas comentou como foi ver a filha Luiza se transformar em homem, aos 22 anos, em entrevista à edição de outubro da revista "Crescer". Atualmente, Luiza se chama Luc. O jovem tem 25 anos, mora nos Estados Unidos e é casado com outro transexual.
Marcelo Tas e o filho, Luc
Foto:  Reprodução Internet
"Uma novidade desse tamanho sempre é surpreendente. Antes de tudo, devemos admitir que independente da orientação (hetero, homo, trans, bi...) a sexualidade é um assunto que desafia e intriga os seres humanos desde que o mundo é mundo. Por outro lado, creio que eu faça parte talvez de uma primeira safra de pais que souberam acolher e tratar com mais naturalidade a questão de forma transparente", disse o apresentador.
Luc assumiu ser bissexual com 15 anos, virou transexual com 22 e atualmente trabalha nos Estados Unidos como advogado. "Sou muito sortudo. A realidade é que minha família sempre me apoiou em tudo. Eu contei que era bi quando ainda era muito novo, e eles nem piscaram. Quanto a eu ser trans, acredito que foi um pouco mais difícil, tanto para mim quanto para eles. Hoje em dia, eles sempre usam os pronomes certos para se referir a mim (ele/dele, etc.) e meu nome", disse Luc.
Além de Luc, Marcelo Tas também é pai de Miguel e Clarice, frutos do casamento com Bel Kowarick. As crianças, que têm respectivamente 13 e 9 anos, aceitaram bem a decisão do irmão. "Miguel e Clarice nos deram uma aula de como conduzir o assunto. Para eles foi algo natural", contou Tas.
"Lembro que Bel e eu criamos uma atmosfera solene para comunicar o fato dentro de casa. Clarice na hora rebateu que ela sempre percebeu que o Luc não gostava de usar roupas femininas e que tinha certeza de que ele estava fazendo a coisa certa. E ela concluiu com uma tirada incrível: 'E a gente só tem que fazer uma coisa, passar a chamar ela de ele. Só isso!'. Eu fico surpreso e até esperançoso de ver como as crianças nos ensinam a tratar assuntos aparentemente espinhosos e complicados de uma forma generosa e elevada", completou.
O apresentador ainda afirmou que "as questões de sexualidade e gênero são importantes. Mas não são mais importantes do que o amor incondicional que devemos manter na nossa família. Este sim é o assunto mais importante da nossa vida".

Nenhum comentário: