10.02.2014

Cuidados com a saúde de mães e bebês logo após o parto





 O ginecologista José Bento e a pediatra Marisa da Matta Aprile explicam quais os cuidados com a saúde de mães e bebês durante e após o parto. Segundo a pediatra, durante o pré-natal, o médico orienta a mulher sobre a alimentação para que ela não ganhe ou perca muito peso, já que isso reflete no peso do bebê. O ideal é que a criança nasça com mais ou menos 3 kg, como explicou a médica, para que ela não tenha um risco maior de desenvolver doenças, como diabetes.
Fora isso, agora há uma nova recomendação do Ministério da Saúde para que o encontro de mãe e filho após o parto aconteça o quanto antes. O primeiro contato com a mãe, a primeira vez que o bebê mama e tem essa relação de afeto com ela, é melhor para os dois porque estimula a ocitocina, hormônio que ajuda o leite a descer, como mostrou a reportagem da Ana Brito.
Outra medida importante é cortar o cordão umbilical apenas depois que param as pulsações, cerca de 1 a 3 minutos depois, para que o bebê receba mais sangue da placenta e tenha menos risco de anemia por deficiência de ferro, por exemplo. Segundo a pediatra, essa técnica não aumenta o risco de hemorragia pós-parto ou perda de sangue nas mães.
O ginecologista José Bento explica que depois que o bebê nasce, é dada uma nota para ele após avaliação da frequência cardíaca, respiração, tônus muscular e resposta a estímulos, por exemplo. A pediatra Marisa da Matta Aprile explica ainda que pode ser necessário que o bebê precise de alguns cuidados especiais, como o uso de vitamina K, para evitar riscos como uma hemorragia. A presença de uma doula (assistente de parto) também pode ajudar na hora do parto, para que a gestante tenha suporte emocional, como mostrou a reportagem.
Contra a anemia 
Para evitar anemia por deficiência de ferro, problema que pode acontecer com a mulher que menstrua todo mês ou também para quem teve bebê. Segundo o ginecologista José Bento, cerca de 30% das mulheres têm anemia porque perdem sangue durante a menstruação. Para evitar isso, uma das dicas é ingerir alimentos ricos em ferro, como carnes e feijão, de preferência combinados com fontes de vitamina C, que ajudam a aumentar a absorção 

Primeiros cuidados logo após nascimento

Logo após o nascimento de seu bebê, ele vai ser submetido a várias avaliações médicas e cuidados. Esses cuidados são necessários para garantir a melhor sobrevivência dele!
Muitas vezes os procedimentos são feitos no próprio bloco operatório ou no berçário.
Apgar – imediatamente após o parto, o bebê recebe uma “nota”, dada pelo pediatra, que avalia as condições em que ele nasceu. A nota de Apgar é dada no primeiro e no quinto minutos de vida.
Vai de 0 a 10 e leva em conta a cor de seu bebê, a respiração, o tônus (postura e movimentos), os reflexos a estímulos e a frequência cardíaca do recém nascido, para cada um destes parâmetros é atribuído um valor de 0 a 2 (0 – ausência do sinal; 2 – presença normal de cada sinal).
Vitamina K – ainda na sala de parto, ou já no berçário, seu bebê vai receber uma dose dessa vitamina, sob a forma injectável, na coxa. Esse procedimento acontece para evitar o risco de doença hemorrágica do recém nascido, caracterizada por sangramentos anormais.
Conjutivite neonatal – é comum os bebês pegarem uma forma de conjutivite, provocada pela contaminação dos olhinhos por germes presentes no canal de parto.
Para prevenir é administrado um colírio logo a seguir ao nascimento, ainda na sala de parto. Este colírio pode ter a cor amarelada, por isso não estranhe se o seu bebê estiver com a pele ao redor dos olhos um pouco manchada.
Publicado em 1 de outubro de 2012 / Atualizado em 7 de outubro de 2013

Almeida, M. F. B. de, & Guinsburg, R. (2011). PROGRAMA DE REANIMAÇÃO NEONATAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA: CONDUTAS 2011. Sociedade Brasileira de Pediatria.
Ministério da Saúde. (2011). Atenção à Saúde do Recém-Nascido-Volume 1.
Passos, A. F., & Agostini, F. S. (2011). Conjuntivite neonatal com ênfase na sua prevenção. Rev Bras Oftalmol., 70(1), 57-67.

A mulher no pós-parto

Depois do parto, a atenção está toda no bebê. Afinal, ele precisa de cuidados e carinho para crescer de forma saudável. E isso exige a presença ativa da mãe nas vinte e quatro horas do dia.
Pós-Parto Mas não dá para esquecer que a mulher também vive um momento transformador – o de se tornar mãe – e passou uma grande experiência – o parto -, e precisa de cuidados também. Por isso, as consultas com o médico são tão importantes depois do parto. A obstetra Lucila Pires Evangelista explica as principais mudanças que a mulher passa durante essa fase: 
  • Diminuição do tamanho do útero: no primeiro dia após o nascimento do bebê, o fundo do útero está na altura do umbigo, quando apalpado. Após uma semana, ele pode ser sentido logo acima da sínfise púbica (osso da região anterior da bacia), e na segunda semana, não é mais sentido no abdome.
    Ele demora de seis a oito semanas para retornar ao seu tamanho de antes da gravidez. Durante esse período, seu peso diminui de 1.000g para 60g. Nos três primeiros dias depois do nascimento, as contrações uterinas provocam cólicas abdominais, principalmente ao amamentar. Isso é resultado da liberação de um hormônio chamado oxitocina, que entre outras funções, estimula a contração do útero para diminuir o sangramento do puerpério.
  • Sangramento vaginal após o parto (loquiação): é o resultado da cicatrização e regeneração do local em que estava inserida a placenta dentro do útero. Num primeiro momento, ocorre a saída de sangue avermelhado, que dura aproximadamente uma semana. O volume de sangramento tende a diminuir diariamente. É comum ter eventos de saída abrupta, mas com intervalos cada vez maiores. Conforme ocorre a diminuição do sangramento, ele se torna mais escurecido, com cor amarronzada, seguida por uma cor amarelada e finalmente mais esbranquiçada. Costuma cessar seis semanas após o parto.
  • Mamas: nos primeiros dois a três dias após o parto as mamas produzem o colostro, um precursor do leite materno, rico em minerais, proteínas, vitamina A e imunoglobulinas. No terceiro ou quarto dia ocorre a apojadura, que é a formação do leite materno para a amamentação. A mulher sentirá suas mamas crescerem, ficarem quentes e pesadas. Pode ser acompanhada de fraqueza, cansaço, mal estar e, eventualmente, febre baixa.
  • Intestino: Após o parto o intestino da mulher fica mais lento e o aumento do volume da barriga é decorrente do acúmulo de gases. Esse acúmulo é intensificado caso a via de parto tenha sido cesárea, pois além das alterações hormonais, há o trauma da cirurgia propiciando uma lentidão acentuada do trânsito intestinal. Isso costuma melhorar bastante após uma semana e o intestino volta ao normal em seis a oito semanas.
    O hábito intestinal deve ser semelhante ao hábito que a mulher tinha durante a gestação, que costuma ser um intestino mais obstipado. Para melhorar, uma boa dica é a caminhar e se movimentar para estimular o intestino a funcionar. Massagens na barriga, ter uma dieta rica em fibras e tomar muita água também ajuda.
  • Inchaço: Quando o útero contrai e diminui de tamanho, todo o sangue que estava dentro dele volta para corrente sanguínea. Desta forma, pode haver inchaço das extremidades (pés e mãos) principalmente na primeira semana depois do parto, voltando ao normal em seis a oito semanas.
  • Sono: A privação de sono é uma realidade para quem tem um recém-nascido em casa. A criança ainda depende da mãe para tudo. É preciso estabelecer prioridades. Os cuidados com o bebê estão em primeiro lugar. Outras questões de seu cotidiano, como os filhos mais velhos, cuidar da casa, etc, ficam em segundo plano e devem ser compartilhados com o pai ou outra pessoa da família. O cansaço crônico pode interferir na produção de leite e aumenta a chance de depressão pós-parto. Por isso, toda ajuda é bem vinda para melhorar o bem-estar da mãe e do bebê.
    Fazer exercícios ajuda o organismo voltar ao normal e dá ânimo para a mãe. No primeiro mês após o parto o ideal é fazer exercícios leves como alongamentos, ioga e caminhadas.

Cuidados especiais para quem passou por uma cesárea

O cuidado mais essencial é a higiene no local da cicatriz: lavar o local do corte e deixá-lo sempre seco. Nos primeiros dias após o parto é natural que haja dor no local, por isso a paciente recebe analgésicos para o controle dessa dor. Caso o corte comece a ficar avermelhado, inchado e com saída de secreção, com piora da dor local, um médico deverá examinar para verificar presença de complicação no local.

Nenhum comentário: