11.27.2014

FICAR EM FORMA PARA O VERÃO EXIGE CUIDADOS

Ficar em forma para o verão exige cuidados
Para o “projeto verão” ser bem sucedido e não colocar a saúde em risco, especialistas recomendam um check-up completo.


Mar, praia, piscina, sol e muito calor. Na onda das altas temperaturas, cresce a busca pela boa forma. Com a proximidade do verão, muitos não medem esforços e partem para as dietas malucas e a prática de exercícios físicos sem nenhuma orientação na tentativa de conquistar um corpo bonito.

Mas, para o “projeto verão” ser bem sucedido e não colocar a saúde em risco, especialistas recomendam um check-up completo. “Essa bateria de exames é uma segurança para quem vai começar a praticar esportes ou se submeter a qualquer tipo de dieta. O ideal é consultar um clínico geral. É ele quem irá prescrever a série de exames necessários para avaliar as condições de saúde”, explica Marcos Kozlowski, bioquímico e responsável técnico do LANAC – Laboratório e Análises Clínicas.

Os exames realizados em um check-up traçam o perfil do metabolismo de cada indivíduo, mostrando os níveis de colesterol, glicose e pressão arterial, que podem indicar ou não a existência de diabetes, além de apontar os níveis de gordura do organismo. Segundo o bioquímico, a alimentação do dia anterior deve ser normal, exatamente a mesma da rotina do paciente. “Uma taça de vinho no dia anterior pode alterar resultados. Porém, se o paciente toma uma taça de vinho todos os dias, ele deve continuar sua rotina”, explica ele.

Sensação nos consultórios, o “Food Detective” é um exame que revela quais alimentos fazem mal à saúde e devem ser eliminados do cardápio. Para quem pretende entrar em uma dieta, os resultados do exame permitem que o nutricionista desenvolva um plano alimentar individualizado. Realizado por meio de análises de sangue do paciente, o Food Detective é capaz de detectar intolerância alimentar a até 109 tipos de alimentos.

“Quando ingerimos um determinado tipo de alimento, nosso organismo pode desenvolver uma sensibilidade a ele, e o equipamento consegue identificar a proteína que aponta esse alimento como um corpo estranho”, afirma Kozlowski. O especialista esclarece, ainda, que a intolerância é diferente da alergia alimentar. Enquanto a alergia se caracteriza por uma reação momentânea e aguda, com sintomas que aparecem quando o organismo entra em contato com o alimento agressor, a intolerância é mais ampla.

“Quando o organismo é sensível a certos alimentos, o corpo reage com dores de cabeça, depressão, fadiga, diarreias e até mesmo a obesidade. Por isso, saber quais são os alimentos problemáticos e eliminá-los da dieta diária, além de contribuir pra o emagrecimento, pode ajudar na redução ou mesmo na eliminação desses sintomas”. Os procedimentos só são realizados por indicação médica ou de nutricionistas.



  • Página inicial

Nenhum comentário: