11.27.2014

Espero que volume morto da cantareira ressuscite



Chuva de terça-feira em SP foi a mais forte desde abril, diz Inmet

Precipitação foi de 35 milímetros na capital paulista.
Em 13 de abril, chuva havia sido de 49,8 milímetros.



Do G1 São Paulo

Fãs de Paul McCartney usam capas de chuva na fila para o primeiro dos dois shows do ex-Beatle em São Paulo (Foto: Marcelo Brandt/G1) 
Chuva forte atingiu a capital paulista nesta
quarta-feira (Foto: Marcelo Brandt/G1)
A chuva que caiu em São Paulo nesta terça-feira (26) foi a maior registrada na cidade desde abril. A informação é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O temporal deixou a capital paulista em atenção, afetou a circulação de trens do Metrô e causou filas no trânsito.
No dia 13 de abril, a precipitação havia sido de 49,8 milímetros. Nesta terça, a chuva em São Paulo foi de 35 milímetros. De acordo com o Inmet, a maior chuva registrada no ano de 2014 foi no dia 8 de março, quando choveu 87,1 milímetros.
A precipitação foi registrada no Mirante de Santana, na Zona Norte de São Paulo, onde é realizada a medição oficial do Inmet.
Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), choveu na cidade toda. A chuva isolada mais forte foi na Zona Sul da capital, na região do Campo Limpo, com 68,8 milímetros. Por outro lado, a mais fraca foi em Perus, com 3,1 milímetros.
O meteorologista Franco Villela disse que a chuva vai continuar até o fim da semana, mas deve perder intensidade. "Ainda hoje deve ter chuva forte, que vai adentrar na madrugada desta quinta (27). A chuva vai perdendo força e terá pancadas isoladas no final de semana. Na quarta (3) deve voltar forte", disse.
Choveu nos reservatórios
A chuva atingiu com intensidade nesta terça as represas que abastecem a Grande São Paulo. Nos seis grandes sistemas geridos pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), choveu 237,8 milímetros no total, o que elevou o nível dos reservatórios de quatro deles: Alto Tietê, Guarapiranga, Alto Cotia e Rio Grande.

O Sistema Guarapiranga teve a maior chuva registrada entre todos os sistemas: 69,6 milímetros nesta terça. O nível do reservatório saltou de 31,9% para 33,4%, acréscimo de 1,5 ponto percentual. Porém, no Cantareira, onde a situação é mais crítica, o nível caiu novamente. A chuva de 22,3 milímetros não aumentou o índice das represas, que baixou de 9,3% para 9,2%. O volume acumulado já conta com a segunda reserva técnica do sistema. O nível não sobe há 224 dias.
Temporal na terça
A capital paulista ficou em estado de atenção para alagamentos por duas horas na noite de terça devido ao temporal que atingiu a cidade. O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) chegou a registrar 17 pontos de alagamento em São Paulo.

As linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 5-Lilás operaram com velocidade reduzida em alguns trechos também por conta da chuva. Os motoristas também foram prejudicados: a cidade chegou a registrar 186 km de vias congestionadas às 19h30. A média para o horário varia entre 75 km e 129 km

Nenhum comentário: