11.24.2014

Inovação / financiamento


Novas linhas de crédito financiam inovação

Previous

Novas linhas de crédito financiam inovação

(Filipe Oliveira / Folha de S.Paulo)
Os programas para financiamento da inovação em micro, pequenas e médias empresas a partir de empréstimos Inovacred, da Finep, e MPME Inovadora, do BNDES, emprestaram cerca de R$ 165 milhões em 2014, em 190 operações diferentes. As linhas foram iniciadas em 2013 e 2014, respectivamente. Esse tipo de recurso subsidiado, com taxas de juros abaixo da inflação, pode ajudar pequenas empresas a colocarem em ação planos de expansão. Mas, como sua obtenção está atrelada a uma análise sobre a capacidade de pagamento, projetos mais incipientes têm menos chances de obter os recursos.
Uma opção para quem inicia um novo projeto é apresentar, além de um plano de negócios com estudo detalhado do mercado, uma garantia ao banco em que fizer a operação. Trata-se de algo custoso. No caso de Wilson Macorin, 65, sócio da Connexae, um financiamento de R$ 600 mil tomado com a Desenvolve SP (banco de desenvolvimento paulista) usado para desenvolver um software de gestão para oficinas mecânicas foi fechado com a garantia de um imóvel de valor maior do que o empréstimo.

Também é possível ao empreendedor ter acesso a fundos garantidores, como o FGI, do BNDES, que podem cobrir o empréstimo parcial ou integralmente (cada um deles têm regras diferentes). Para isso, ele deverá contribuir mensalmente com o fundo pagando um percentual sobre o valor emprestado em cada parcela.

Segundo avaliação de Marcelo Nakagawa, diretor de empreendedorismo da Fiap (Faculdade de Informática e Administração Paulista), a opção por iniciar uma empresa inovadora buscando empréstimos, em vez de investidores, é mais perigosa para o empresário. "Quando o empreendedor está iniciando um negócio, a chance de a empresa dar errado e ele ficar sem o apartamento é muito grande. Inovação no Brasil é arriscado."

Para ele, esse tipo de empréstimo vale a pena apenas quando a empresa já desenvolveu e testou a tecnologia em que vai operar e tem seus primeiros clientes. Dinheiro para uma fábrica nesse momento pode ser indicado. Para os negócios mais iniciantes, as próprias instituições de fomento investem em opções mais adequadas a seu momento.

O BNDES, por exemplo, possui o fundo Criatec, para investimentos em start-ups, e a Desenvolve SP tem recursos investidos em quatro fundos de participação que atuam no Estado de São Paulo. A Finep também possui o programa Tecnova, em que o empresário pode conseguir recursos a fundo perdido (sem precisar devolvê-los nem vender participação
Fonte : Farmanguinhos Seg, 24 de Novembro de 2014 08:34

Fontes de Fomento e Financiamento à Inovação

O INEI atua na identificação e difusão das fontes de fomento e financiamento à inovação.
O INEI atua na  identificação e difusão das fontes de fomento e financiamento à inovação.  A ausência de informação sobre estas fontes é razão para as fragéis iniciativas inovadoras no Brasil.   Para que o processo de inovação seja, no país, sustentável e sistemático - condição sine qua non para que tenha sucesso - é fundamental a identificação e disseminação destas fontes.  Para conhecer as linhas de atuação do INEI nesta área acesse: http://www.inei.org.br/produtos-e-servicos/solucoes-inovadoras-inei-produtos-servicos.

 FAPERJ
Confira a lista de editais lançados pela FAPERJ acesse o site:  http://www.faperj.br/
Apoio à inovação

Políticas e fomento à inovação  

www.mct.gov.br
Ministério de Ciência e Tecnologia é o órgão responsável pela formulação e implementação da Política Nacional de Ciência e Tecnologia do Brasil.
www.cnpq.br
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) é uma agência do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) destinada ao fomento da pesquisa científica e tecnológica e à formação de recursos humanos para a pesquisa no país.
www.bndes.gov.br
Banco Brasileiro de Desenvolvimento Econômico e Social contempla financiamentos de longo prazo e custos competitivos, para o desenvolvimento de projetos de investimentos e para a comercialização de máquinas e equipamentos novos, fabricados no país, bem como para o incremento das exportações brasileiras. Contribui, também, para o fortalecimento da estrutura de capital das empresas privadas e desenvolvimento do mercado de capitais.
www.finep.br
A Financiadora de Estudos e Projetos, vinculada ao Ministério de Ciência e Tecnologia, tem como missão promover e financiar a inovação e a pesquisa científica e tecnológica em empresas, universidades, institutos tecnológicos, centros de pesquisa e outras instituições públicas ou privadas, mobilizando recursos financeiros e integrando instrumentos para o desenvolvimento econômico e social do Brasil.

Fundações de amparo à pesquisa

Agências estaduais de fomento à pesquisa científica e tecnológica do Brasil.
Alagoas : www.fapeal.br
Bahia : www.fapesb.ba.gov.br
Ceará : www.funcap.ce.gov.br
Distrito Federal : www.fap.df.gov.br
Goiáswww.funape.org.br
Mato Grosso do Sul : www.fundect.ms.gov.br
Mato Grosso : www.fapemat.br
Minas Gerais : www.fapemig.br
Paraíba : www.fapesq.rpp.gov.br
Paraná : www.fapesc.rct-sc.gov.br
Pernambuco : www.facepe.pe.gov.br
Piauí : www.fapepi.pop.rnp.gov.br
Rio de Grande do Norte : www.funpec.br
Rio de Janeiro : www.faperj.br
Rio Grande do Sul : www.fapergs.tche.br
Santa Catarina : www.funcitec.rct-sc.br
São Paulo : www.fapesp.br
Sergipe : www.fap.se.gov.br

Investidores

www.venturecapital.gov.br
Portal Capital de Risco Brasil, vinculado ao MCT, integra o Projeto Inovar, uma iniciativa da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) com objetivo de desenvolver uma estrutura institucional para o desenvolvimento do capital de risco no Brasil.
www.abvcap.com.br
Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital , instituição sem fins lucrativos, voltada ao desenvolvimento, estímulo e propagação de investimentos de longo prazo no setor real da economia brasileira, a partir de veículos de investimento e capitalização de empresas e projetos empresariais e de infraestrutura no Brasil.
www.new-ventures.org.br
Tem como missão apoiar empreendedores no amadurecimento dos seus modelos de negócio, capacitá-los na incorporação de sustentabilidade à gestão dos empreendimentos, e aproximá-los de investidores e de fundos de capital empreendedor.
www.floripaangels.org
Organização sem fins lucrativos que busca prioritariamente desenvolver e promover o mercado de investimentos em empresas recém-criadas ou acelerar a criação de empresas que estejam em fase pré-operacional.
www.gaveaangels.org.br
Associação privada, sem fins lucrativos, constituída por um número limitado de associados, pessoas físicas e jurídicas, com o propósito de promover o desenvolvimento de empresas nascentes localizadas, geograficamente, dentro de uma circunferência com raio de 200 km., tendo como centro a cidade do Rio de Janeiro.
www.bahiaangels.com
Associação constituída de investidores privados com o interesse de investir tempo e dinheiro em empresas nascentes preferencialmente de base tecnológica com competitividade nacional ou internacional.
www.saopauloanjos.com.br
Associação formada por profissionais que têm o interesse de investir capitais financeiro e intelectual em empreendimentos nascentes no Estado de São Paulo. O capital intelectual é aqui compreendido como aquele resultante do acúmulo de conhecimento dos associados diante das experiências vividas, habilidades desenvolvidas e formação adquirida em várias áreas como gestão, mercados, etc. e dos relacionamentos dele oriundos.
www.iadb.org
O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) concede empréstimos em dinheiro e faz operações de cooperação técnica não-reembolsáveis. Além disso, financia pesquisas, assessoria e assistência técnica para a modernização de áreas vitais como educação, redução da pobreza e agricultura. Inclui desde governos centrais a autoridades municipais e pequenos negócios. O Banco procura também assumir um papel de liderança em questões transnacionais, como comércio, infra-estrutura e energia.

Empreendedorismo

www.sebrae.com.br
Entidade privada e de interesse público, apóia a abertura e expansão dos pequenos negócios por meio do empreendedorismo.
www.fiesp.br
A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo é porta voz de 132 sindicatos patronais, dos quais representam cerca de 150 mil indústrias de todos os portes e das mais diferentes cadeias produtivas. Considerada a maior entidade de classe da indústria brasileira.
www.firjan.br
A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo Representa a classe industrial fluminense nas esferas regional e nacional, congregando os interesses dos sindicatos a ela filiados. É uma Instituição prestadora de serviços às empresas e atua como fórum de debates e de gestão da informação para o crescimento econômico e social do estado.
www.senai.br
Parte integrante do Sistema Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Federações das Indústrias dos Estados, o Serviço Nacional das Indústrias apóia áreas industriais por meio da formação de recursos humanos e da prestação de serviços como assistência ao setor produtivo, serviços de laboratório, pesquisa aplicada e informação tecnológica.
www.senac.br
Pare integrante do Sistema Confederação Nacional do Comércio (CNC),o Serviço Nacional do Comercio oferece educação profissional destinada à formação e preparação de trabalhadores para o comércio.
www.cjefiesp.com.br
Grupo de jovens empreendedores que contribui para construir, com ética e comprometimento, uma nova identidade empresarial, por meio do fortalecimento do empreendedorismo paulista.

Incubadoras

www.portalinovacao.mct.gov.br/sapi/
Tem o propósito de acompanhar, por um conjunto de indicadores, o crescimento e o impacto à geração e consolidação de empreendimentos inovadores das incubadoras de empresas e parques tecnológicos no Brasil.
www.redetec.org.br
Rede de Incubadoras, Parques Tecnológicos e Pólos do Rio de Janeiro (ReINC) no Rio de Janeiro conta com 24 incubadoras associadas, com mais de 130 empreendimentos incubados e 103 graduados ou associados. Tem como objetivo estimular o intercâmbio de conhecimentos entre Incubadoras, Pólos e Parques Tecnológicos, bem como apoiar o seu desenvolvimento.
www.raitec.org.br
Rede de apoio a inovação tecnológica nos empreendimentos de criação (Raitec), é o resultado de um convênio firmado entre a Finep e um grupo de dez incubadoras que tem por objetivo aumentar a taxa de sucesso de mais de 250 empresas incubadas em São Paulo.

Promoção de C&T&I

 

www.anprotec.org.br
A Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores atua no segmento do empreendedorismo inovador, por meio do apoio ao setor de incubação de empresas, incubadoras de empresas e parques tecnológicos e pela capacitação de empreendedores e gestores do movimento nacional de parques tecnológicos e incubadoras de empresas.
www.cgee.org.br
O Centro de Gestão de Estudos Estratégicos realiza e promove estudos e pesquisas prospectivas na área de ciência e tecnologia e suas relações com setores produtivos.
www.iel.org.br
Criado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), Instituto Euvaldo Lodi é responsável pelo desenvolvimento de serviços que favoreçam o aperfeiçoamento da gestão e a capacitação empresarial. Oferece à indústria brasileira as principais ferramentas para seu desenvolvimento pleno e sustentável: estímulo à inovação, eficiência em gestão e treinamento de lideranças afinadas com os desafios da nova ordem econômica mundial.
www.abdi.com.br
A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industral é r esponsável por coordenar as ações e os programas dos chamados Destaques Estratégicos, iniciativas que tratam de questões fundamentais para desenvolver a indústria brasileira.
www.abipti.org.br
Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica possui estreita parceria com os conselhos nacionais de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I (Consecti) e das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap), além do Fórum de secretários municipais da Área de C&T.
www2.anpei.org.br
A Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras é uma e Entidade representativa do segmento das empresas e instituições inovadoras dos mais variados setores da economia que atua junto a instâncias de governo e formadores de opinião, visando elevar a inovação tecnológica à condição de fator estratégico da política econômica e de ciência e tecnologia do Brasil.
www.cdt.unb.br
Vinculada à reitoria da Universidade de Brasília (UnB), o Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico tem como objetivo é promover e apoiar o empreendedorismo e o desenvolvimento tecnológico por meio da relação universidade, governo, empresa e sociedade, trazendo fortalecimento econômico e social para a região.
www.softex.br
A Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro tem como objetivo ampliar a competitividade das empresas brasileiras de software e serviços e sua participação nos mercados nacional e internacional.
www. apex brasil.com.br
Agência de Promoção de Exportações e Investimento tem como principal objetivo é o de inserir mais empresas no mercado internacional, e diversificar a pauta dos produtos exportados, aumentar o volume vendido e abrir novos mercados, além de consolidar os atuais.
www.fnq.org.br
A Fundação Nacional da Qualidade tem como objetivo disseminar os fundamentos da excelência em gestão para o aumento de competitividade das organizações e do Brasil. Para isso, propõe difundir amplamente esse conceito em organizações de todos os setores e portes, contribuindo para o aperfeiçoamento da gestão nas empresas.
www.inmetro.gov.br
Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial objetiva fortalecer as empresas nacionais, aumentando a sua produtividade por meio da adoção de mecanismos destinados à melhoria da qualidade de produtos e serviços. Sua missão é prover confiança à sociedade brasileira nas medições e nos produtos, através da metrologia e da avaliação da conformidade, promovendo a harmonização das relações de consumo, a inovação e a competitividade do Brasil.
www.protec.org.br
Sociedade Brasileira Pró-Inovação Tecnológica tem como objetivo estimular, fomentar e mobilizar os diversos segmentos da sociedade e do poder público em toda e qualquer atividade que promova a pesquisa e o desenvolvimento de inovações tecnológicas realizadas no País, procurando elevar a competitividade e a eficiência das empresas em geral na produção de bens, processos e serviços.
www.observatoriodainovacao.org.br
Iniciativa conjunta da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da Universidade de São Paulo (USP) e do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE). Suas funções básicas incluem o monitoramento, a promoção, a pesquisa e a proposição de agendas de trabalho relacionadas à inovação, de forma comparada ao ambiente internacional.

Patentes

www.inpi.org.br
O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) é uma autarquia federal vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior , responsável por registros de marcas, concessão de patentes, averbação de contratos de transferência de tecnologia e de franquia empresarial, e por registros de programas de computador, desenho industrial e indicações geográficas, de acordo com a Lei da Propriedade Industrial
www.piipa.org
Propriedade Intelectual para Benefício Público é uma organização internacional, sem fins lucrativos, que disponibiliza assessoria em propriedade intelectual para países em desenvolvimento e entidades de interesse público que procuram promover a saúde, agricultura, biodiversidade, ciência, cultura e meio ambiente.

Agências de inovação nas universidades

www.inovacao.usp.br
Agência da USP de Inovação coloca o conhecimento gerado na Universidade à disposição de quem precisa e, ao mesmo tempo, traz para a universidade experiências externas. Tem como finalidade estabelecer estratégias de relacionamento entre a USP, os poderes públicos e a sociedade, dando suporte à criação, ao intercâmbio, à evolução e às aplicações de novas idéias em produtos e serviços, em prol do desenvolvimento sócio-econômico estadual e nacional.
www.inova.unicamp.br
Agência de inovação da Unicamp que tem como objetivo estabelecer uma rede de relacionamentos da universidade com a sociedade para incrementar as atividades de pesquisa, ensino e avanço do conhecimento. Tem como missão fortalecer as parcerias da Unicamp com empresas, órgãos de governo e demais organizações da sociedade, criando oportunidades para que as atividades de ensino e pesquisa se beneficiem dessas interações e contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do Brasil.
www.dine.ufpe.br
A Diretoria de Inovação e Empreendedorismo tem como objetivo promover a convergência entre as competências tecnológicas da Universidade Federal de Pernambuco e as demandas da sociedade, gerando parcerias e interações baseadas na confiança e comprometidas com a contínua produção e disseminação de conhecimento voltado para o progresso social.
www.utfpr.edu.br/inovacao
A Agência de Inovação da Universidade Tecnológica do Paraná tem como objetivo identificar oportunidades e incentivar a inovação, como nicho de mercado, amparados pela proteção intelectual, por meio da transferência de tecnologia.

Nenhum comentário: