12.03.2014

LAVAR HORTIFRÚTIS COM VINAGRE NÃO GARANTE HIGIENIZAÇÃO


Lavar hortifrútis e com vinagre não garante higienização
Muita gente tem o hábito de higienizar frutas, legumes e verduras deixando-os de molho em uma solução de água com vinagre. Mas, o Ministério da Saúde alerta que o vinagre não é suficiente para uma limpeza adequada.

A recomendação do Ministério da Saúde é que frutas que sejam comidas com casca e que as verduras e hortaliças consumidas cruas sejam higienizadas ficando de molho em soluções à base de cloro, e não no vinagre.  Segundo o órgão, o  vinagre não é suficiente para matar os micro-organismos que podem causar doenças.

O ideal é usar produtos especiais para limpeza desses alimentos feitos com hipoclorito de sódio. Eles são encontrados em supermercados, farmácias e alguns postos de saúde, e a embalagem explica como usar: normalmente são algumas gotas por litro de água. O recomendado é deixar as frutas e hortaliças de molho por cerca de 15 minutos.  Depois, é só enxaguar com água filtrada para tirar o gosto e o cheiro de cloro.

No caso de não se ter à mão esse tipo de produto especial para a higienização, pode-se usar água sanitária, que é feita com o mesmo princípio ativo, hipoclorito de sódio, desde que o rótulo recomende esse uso. A proporção recomendada pelo Ministério da Saúde é uma colher de sopa de água sanitária para 1 litro de água.

"A diferença entre os desinfetantes para hortifrutícolas à base de hipoclorito e a água sanitária que comprova eficácia contra E. coli e E. faecium é o preço: a água sanitária é bem mais barata. A fórmula e a eficácia são praticamente as mesmas, explica a assessoria de imprensa da Anvisa.

Mas atenção: você não pode usar para higienizar alimentos produtos que digam na embalagem que são alvejantes, limpadores, tira-manchas etc. Apenas os produtos onde está escrito" água sanitária".

De acordo com a regulamentação da Anvisa, é proibido acrescentar outras substâncias na água sanitária. Por isso, a embalagem precisa dizer claramente que se trata de água sanitária. Em produtos como alvejantes, limpadores, tira-manchas etc., além do hipoclorito de sódio, pode haver corantes, fragrâncias, detergentes, entre outros, que podem ser tóxicos.

Há algumas águas sanitárias, porém, que trazem escrito na embalagem que não devem ser usadas na higienização de alimentos. Segundo a Anvisa, são produtos de empresas que preferiram não passar pelos testes de eficácia contra micróbios.

Portanto, você pode usar água sanitária segundo a recomendação do Ministério da Saúde (1 colher de sopa de água sanitária por litro de água), ou seguir as instruções do rótulo das águas sanitárias que fazem indicação para hortifrutícolas. 

Nenhum comentário: