12.03.2014

CATAPORA: DOENÇA ASSOCIADA A CRIANÇAS TAMBÉM ACOMETE ADULTOS

Catapora: doença associada a crianças também acomete adultos
No caso da catapora em adultos, o tratamento visa basicamente o uso de remédios para aliviar os sintomas.
Muita gente não sabe, mas, a catapora, infecção clássica da infância, também conhecida como varicela, já que o seu contágio é causado pelo vírus varicela-zóster, não atinge somente as crianças. De fato, cerca de 90% das pessoas têm a catapora ainda na infância, entre os 2 e os 8 anos, porém, apesar de mais rara, a doença também acomete os adultos.  “Se o adulto não teve catapora na infância, ele pode ter contato com o vírus e ser acometida”, garante Gláucia Andrade, professora do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFMG.

A pediatra acrescenta que os quadros da doença nos adultos costumam ser mais graves e, por isso, os cuidados devem ser redobrados. Em casos extremos, a doença pode acarretar problemas neurológicos, pneumonias, infecções de ouvido, entre outros. “As complicações mais sérias ocorrem quando o varicela-zoster migra para órgãos vitais como os pulmões ou o cérebro”, diz a médica.

No caso da catapora em adultos, o tratamento visa basicamente o uso de remédios para aliviar os sintomas, como antialérgicos para minimizar as coceiras e antitérmicos para abaixar possíveis febres. O importante é evitar a contaminação das lesões por bactérias, o que complica o quadro. Não coçar as feridas diminui o risco de infecções e a formação de cicatrizes.

Vacinação

Embora se destine às crianças, a vacina pode ser aplicada nos adultos saudáveis. São duas doses complementares que devem ser tomadas num intervalo de um a dois meses. Os adultos podem recorrer a uma clínica particular para aplicação das duas doses necessárias. De acordo com os especialistas, as chances de um adulto vacinado ter a doença e suas complicações caem bastante, pois a proteção é de 90%. E, se mesmo com a vacina o vírus se manifestar, os sintomas da catapora aparecerão de forma atenuada. Prevenindo a catapora, indiretamente se previne o herpes-zóster, a reativação do vírus, diz o infectologista Roberto Florim, do Instituto Emílio Ribas, em São Paulo.

Sintomas

Febre, mal-estar, inapetência, cansaço, dor de cabeça, lesões na pele caracterizadas por manchas avermelhadas, que dão lugar a pequenas bolhas ou vesículas cheias de líquido, sobre as quais, posteriormente, se formarão crostas que provocam muita coceira.

Contágio
A transmissão do vírus da catapora ocorre por contato direto através da saliva ou secreções respiratórias da pessoa infectada ou por contato com o líquido do interior das vesículas. O período de incubação dura em média 15 dias e a recuperação completa ocorre de sete a dez dias depois do aparecimento dos sintomas
.

Nenhum comentário: