8.25.2015

PESQUISA APONTA QUE AÇÚCAR ENVELHECE


Pesquisa aponta que açúcar envelhece
De acordo com as novas diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS), é recomendado que apenas 5% do total de calorias ingeridas ao dia venham do açúcar.
Um estudo recém publicado da Tufts University, em Massachusett – EUA - mostrou que mais de 180 mil pessoas morrem todos os anos pelo consumo excessivo de açúcar. Em especial as versões refinadas atuam negativamente no organismo na medida em que o corpo envelhece. “Além de levar a morte, assim como mostrou o estudo, outros problemas de saúde se tornam mais comuns pelo consumo excessivo de açúcar como a obesidade e o diabetes”, comenta Dra Elaine Biffi, geriatra de SP.

De acordo com as novas diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS), é recomendado que apenas 5% do total de calorias ingeridas ao dia venham do açúcar. Essa taxa equivale a 25 gramas de açúcar por dia (cerca de seis colheres de chá) - ou 100 das 2.000 calorias diárias recomendadas para um adulto diariamente.

Entre os anos de 1980 e 2010, a pesquisa analisou dados de 51 países e quase 612.000 pessoas e levou em conta o consumo de açúcar em refrigerantes açucarados, bebidas de frutas, energéticas e esportivas e chás gelados açucarados. Levando em conta esses dados e os efeitos nocivos em longo prazo, a troca dessas bebidas industrializadas por sucos naturais e a preferência pelo açúcar das frutas (a frutose) no dia a dia, ajudam a minimizar os efeitos desse consumo exagerado, deixando espaço para que a quantidade de açúcar seja consumida na quantidade certa em sobremesas, por exemplo.

Nenhum comentário: