9.22.2015

Força-tarefa contra a Esquistossomose

Farmanguinhos participa do Consórcio Praziquantel Pediátrico (acesse o site), iniciativa internacional que trabalha no desenvolvimento de uma formulação do Praziquantel especificamente para os pacientes pediátricos. O objetivo é facilitar o tratamento da Esquistossomose em crianças em idade pré-escolar. Com propriedades palatáveis aceitáveis, o medicamento resistirá aos desafios apresentados pelo clima tropical para manutenção de sua qualidade.

No início deste mês, o farmacêutico Daniel Lacerda participou do 9º Congresso Europeu de Saúde e Medicina Tropical, realizado de 6 a 11 na cidade de Basel, na Suíça. Paralelamente, o Consórcio, que é a primeira parceria público-privada internacional sem fins lucrativos, promoveu a reunião do Conselho-diretor, da qual Lacerda participou como responsável pelo projeto em Farmanguinhos. Segundo ele, a nova formulação se apresentará na forma de comprimidos orodispersíveis, isto é, que se desintegram rapidamente na boca facilitando sua administração. Além disso, o sabor foi melhorado a fim de evitar rejeição.

Congresso internacional - Daniel Lacerda, que integra a equipe da Coordenação de Desenvolvimento Tecnológico (CDT), apresentou os desafios do desenvolvimento da formulação e o status atual do projeto durante o 9º Congresso Europeu de Saúde e Medicina Tropical. O Consórcio montou um estande no centro de convenções, no qual Lacerda, e demais representantes do Consórcio, fizeram apresentações sobre a iniciativa e resultados do projeto até o momento. Em agosto, Lacerda já havia apresentado o projeto no 14º Simpósio Internacional sobre Esquistossomose, promovido pela Fiocruz-Bahia, realizado em salvador, de 9 a 11 de agosto.

“Participar de um consórcio como este é de grande relevância para Farmanguinhos, uma vez que a unidade poderá ofertar um medicamento mais adequado para a população pediátrica no Brasil, além de contribuir para o combate da esquistossomose no continente Africano, aonde a prevalência da doença é alta. Atualmente, a unidade atende a 100% da demanda nacional com o Praziquantel de 600mg, destinados a adultos e pessoas com mais de 4 anos de idade”, destaca.

Lacerda explica que Farmanguinhos foi escolhido para ser o responsável pela fabricação do medicamento, mas, como parceira do Consórcio a unidade também participa das demais etapas no processo de desenvolvimento. Segundo ele, o consórcio busca também um futuro fabricante no continente africano.

Foram realizados estudos pré-clínicos, estudos clínicos de fase I e um estudo comparativo de sabor entre as formulações desenvolvidas e o comprimido comercial. Atualmente, o projeto se encontra em fase de preparação para iniciar os estudos clínicos de fase II. “A previsão é de que no final de 2017 seja feita a primeira solicitação de registro do medicamento junto à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) no Brasil. Em paralelo, o Consórcio pretende pré-qualificar o produto na OMS, a fim de facilitar o registro e distribuição do medicamento nos países africanos”, destaca.

A Esquistossomose é considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a segunda principal doença parasitária e infecciosa, atrás apenas da malária. Para se ter uma ideia da gravidade da situação, dos mais de 249 milhões portadores desta patologia em todo o mundo, metade é constituída por crianças, sendo 10% do total com idades pré-escolares (abaixo de seis anos). Apesar deste indicador, o único fármaco empregado na terapia contra a doença, o Praziquantel, não é adequado ao grupo infantil.

Parceiros - O Consórcio Praziquantel Pediátrico foi estabelecido em julho de 2012 como a primeira parceria público-privada internacional sem fins lucrativos relacionada à luta contra a esquistossomose, e apoiada por líderes especializados mundialmente em doenças infecciosas parasitárias tropicais. Patrocinado pela Fundação Bill & Melinda Gates e pelo Global Health Innovative Technology Fund (GHIT), o Consórcio visa desenvolver e fornecer a formulação.

De acordo com Lacerda, a escolha dos parceiros foi definida a partir da expertise de cada um. Farmanguinhos, por exemplo, foi convidado por ser especialista na fabricação de produtos farmacêuticos em países endêmicos. Conheça os demais parceiros e suas respectivas especialidades:

Merck KGaA (Darmstadt, Germany) - Especialista no praziquantel, fornecendo apoio pré-clínico, de fabricação e regulatório. Responsável pelo programa de desenvolvimento clínico e patrocinador dos estudos clínicos.

Astellas Pharma Inc. (Japan) - Especialista em estratégias inovadoras de formulação de medicamentos e fornecedor de conselhos especializados ao desenvolvimento clínico.

Swiss Tropical &Public Health Institute - Especialista no campo de estudos clínicos em países endêmicos, epidemiologia e descoberta de medicamento antiesquistossomose.

TI Pharma - Especialista na gestão de parcerias público-privadas na pesquisa e desenvolvimento de medicamentos

Simcyp - Especialista na modelagem farmacocinética.


Nenhum comentário: