12.11.2015

Árvore da Lagoa (RJ)

Rio - Probabilidades de chuva e índice pluviométrico de 60% previsto para hoje e amanhã — diz o Climatempo. Ainda assim, nada é impossível para quem quer fazer e para quem quer curtir eventos realizados ao ar livre. Amanhã, por exemplo, o carioca terá seu vigésimo encontro com a Árvore de Natal da Lagoa, patrocinada pela Bradesco Seguros. Tendo como melhores pontos de visualização a Avenida Epitácio Pessoa (na altura de Ipanema) e o Parque dos Patins, quem for curtirá, a partir de 20h30, queima de fogos, luzes e um carrilhão eletrônico que toca músicas natalinas, além do tema da Árvore de Natal, feito pelos irmãos Marcos e Paulo Sergio Valle. A cenografia ‘O Natal da Renovação’, inclui cores, luzes e sons assinados por Abel Nunes.

Árvore de Natal da Lagoa tem show de luzes e até música-tema composta por Marcos Valle, em seu vigésimo ano
Foto: Divulgação

A Árvore é apenas um dos eventos que aproveitam a grandiosidade do espaço público carioca como cenário para criações inusitadas. O Rio Mapping Festival, festival de luzes que chega à sua segunda edição, realiza projeções em prédios (acompanhada de música e performances) e faz um verdadeiro mapeamento na cidade, passando por Centro, Zonas Norte, Oeste e Sul. O evento acontece hoje na fachada do Contemporâneo Hostel (Botafogo, incluindo o Baile Sapucaia com VJ Raton & Lê Pantoja), e em vários pontos de Duque de Caxias. Amanhã rola em plena Rua Dagmar da Fonseca (Madureira, com batalha de games e som da Furacão 2000). “Esperamos que o carioca circule mais pelo Rio. O conceito de cidade partida vem caindo aos poucos”, torce Paulinho Sacramento, idealizador do festival.
Tendo o Centro do Rio como pano de fundo, a nova edição da Babilônia Feira Hype passa pela Marina da Glória amanhã e domingo e traz 140 expositores de moda, decoração e artes plásticas, além de barracas de comidinhas e food trucks. Alternando eventos ao ar livre e cobertos, traz também o lançamento do site ‘Eu Vejo Beleza’ (euvejobeleza.com.br), da jornalista Karla Rondon Prado, amanhã, às 17h. Já a terceira edição do Fim de Semana do Livro no Porto será no histórico Morro da Conceição amanhã e domingo e traz debates com mais de 30 convidados. Os papos acontecem perto das ladeiras e botecos da área (trazendo nomes como o colunista do DIA Moacyr Luz) e ainda inclui campeonatos de carrinho de rolimã, jogo de botão e show com Antonio Nóbrega.

O Gastro Beer ocupa a Quinta da Boa Vista amanhã e domingo
Foto: Divulgação

Primeira ação do Movimento Rio ao Ar Livre, o Festival Campo de Santana ocupa a área com teatro, exposições e gastronomia amanhã e sábado. O Gastro Beer Rio leva cerveja e gastronomia para a Quinta da Boa Vista amanhã e domingo, em sua segunda edição. “Além disso, foram convidados artistas que se apresentam nas ruas do Rio. A ideia é que eles façam performances na avenida onde o evento acontece. Sem palco e de maneira informal”, diz Ana Paula Gomes, da AAposta, empresa que organiza o Gastro Beer.
Programe-se
ÁRVORE DE NATAL DA LAGOA — Amanhã, de 19h às 22h (ver reportagem e como chegar no boxe abaixo). Gratuito.
BABILÔNIA FEIRA HYPE — Moda, arte, decoração, gastronomia e cultura na Marina da Glória. Avenida Infante Dom Henrique s/nº, Glória. Amanhã e domingo, das 13h às 21h. R$ 10.

EMERGÊNCIAS — O evento cobre a Região Metropolitana do Rio e traz debates, bailes, festas e shows. O paulista Liniker divide o palco com Otto, Ava Rocha, Negro Leo e Boogarins, na Praça Mauá, amanhã, às 10h. O Baile Black Bom inaugura amanhã um circuito que ocupa a Pedra do Sal a partir das 8h (Rua Argemiro Bulcão s/n, Centro), com baile às 19h. No Largo de São Francisco da Prainha, na Saúde, a turma do baile oferece feira de afroempreendedores, roda de conversa sobre a comunidade negra (Negrigências) e oficina de passinho, a partir das 16h. Gratuito.
FEIJOADA DA BANDA DA RUA DO MERCADO — No esquenta para o Carnaval 2016, a banda promove feijoada com roda de samba, incluindo a participação do homenageado Nei Lopes, além de show de mulatas, nas cercanias (e dentro, em caso de chuva) do Restaurante Porto Novo. Rua do Ouvidor 12, Centro (2220-2532). Amanhã, às 13h. R$ 30.
FESTIVAL CAMPO DE SANTANA — Gastronomia, entretenimento, música e atividades para crianças. Campo de Santana, Centro. Amanhã e sáb, de 9h às 17h. Gratuito.
FIM DE SEMANA DO LIVRO NO PORTO — Bate-papo sobre livros, brincadeiras e música ao vivo (veja toda a programação em casaporto.org/fim). Praça Major Valô s/nº, Morro da Conceição. Amanhã e dom, de meio-dia às 22h. Gratuito.
GASTRO BEER — Gastronomia e 29 cervejarias, incluindo atrações de outros estados como a Cervejaria do Gordo e Cervejaria Ravache, de São Paulo. Quinta da Boa Vista. Alameda das Sapucaias s/nº, São Cristóvão. Amanhã e dom, das 13h às 21h. Gratuito.
PROGRAMINHA CARIOCA — DJ, oficina de arte e aula de zumba para crianças. Praça da Juventude. Rua Prefeito João Batista Cáffaro s/nº, Ampliação, Tanguá. Domingo, das 9h às 13h30. Gratuito.
QUINTAL + ALEMANHA 25 — Organizado pelo coletivo SerHurbano, com o Consulado-Geral da Alemanha Rio de Janeiro, o evento chega ao último dia com feirinha gastronômica, leitura dramatizada da passagem natalina do livro ‘Os Buddenbrooks’, de Thomas Mann, workshop sobre produção de cerveja caseira e show com o Trio Folakemi. Praça Itália s/nº, Centro. Amanhã, de meio-dia às 20h. Gratuito.
RIO MAPPING FESTIVAL — De hoje a dom, em vários pontos do Rio. Confira a programação completa em riomappingfestival.com.br. Gratuito.
Como chegar 
Para evitar congestionamentos no trânsito, a Cet-Rio informa que proibiu o estacionamento no entorno da Lagoa Rodrigo de Freitas a partir da meia-noite de hoje. Haverá ônibus do metrô na Estação General Osório, em Ipanema, fazendo a conexão. E o Metrô Cantagalo, em Copacabana, fará a indicação do trajeto dos pedestres até o local do evento.

Além disso, também tem festival literário no Morro da Conceição, feijoada na Rua do Mercado e cerveja e gastronomia no Campo de Santana e Quinta da Boa Vista

Nenhum comentário: