12.10.2015

Vice-chanceler da Alemanha recebe Lula em Berlim

09/12/2015 12:27
Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se encontrou nesta quarta-feira (9), em Berlim, com Sigmar Gabriel, vice-chanceler da Alemanha e presidente do partido social-democrata alemão (SPD).
Lula e Gabriel conversaram sobre a situação política e econômica no Brasil, inclusive a natureza do processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff, cuja abertura foi autorizada pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha, com o apoio de partidos da oposição. Lula reiterou a sua confiança de que o processo não tem sustentação política ou jurídica, e que não deve seguir adiante.
Sobre a economia brasileira, Lula disse que a situação atual é reversível com políticas de financiamento para que os trabalhadores e o setor produtivo possam reativar a economia.
O vice-chanceler contou ao ex-presidente sobre os avanços da Aliança Progressista, uma rede com mais de 120 partidos progressistas e de esquerda de todo o mundo. Ele convidou Lula a integrar uma comissão especial para elaborar um relatório que avalie a questão ambiental sob o ponto de vista da inclusão social e defesa do emprego.
Gabriel avaliou que os 3 anos de mandato que a presidente Dilma tem são tempo suficiente para sua recuperação. O ministro fez também uma avaliação da situação política da Alemanha e a crise econômica na Europa. Lembrou que 26 milhões de jovens estão sem emprego no continente e do avanço dos partidos de extrema-direita em países europeus. Falou ainda do drama dos refugiados e a dificuldade de se conseguir coesão dos países europeus para acolher um grande número de refugiados.

Nenhum comentário: