12.12.2015

Ministros do Supremo estão divididos sobre afastamento de Eduardo Cunha


Munidos de denúncias do Ministério Público Federal e de pedidos protocolados de parlamentares, ainda pairam dúvidas no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre eventual afastamento do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), de acordo com informações da coluna "Painel", na edição desta sexta-feira na "Folha de S.Paulo".
Parte da Corte argumenta que as manobras de Cunha no Regimento Interno da Câmara para evitar seu julgamento no Conselho de Ética obstrui qualquer possibilidade de investigação.

Corte já recebeu denúncias do Ministério Público Federal e pedidos protocolados por parlamentares
Corte já recebeu denúncias do Ministério Público Federal e pedidos protocolados por parlamentares
“Uma pessoa que usa o cargo para impedir sua cassação o faz para manter o foro privilegiado. Assim, pode escolher o tribunal que o julga, o juiz que o julga e ter direito a regime jurídico especial, como só ser preso em caso de flagrante”, disse à coluna um dos magistrados interessados na saída do deputado, lembrando de André Esteves, que teve prisão preventiva decretada para não prejudicar a apuração da Lava Jato.
Outra ala do Supremo ainda não vê argumento jurídico para o afastamento. Segundo estes, trata-de de "questão interna, disciplinar" da Câmara. Argumentam, ainda, que o Supremo precisa ser "provocado por alguém legitimado", dando a entender que seria preciso uma instituição de peso como "patrocinador" do pedido.
Ainda de acordo com a coluna, a defesa de Cunha espera que o posicionamento do STF seja similar ao de decisões recentes - como a que determinou que a responsabilidade da troca do relator no Conselho de Ética era da própria Câmara.
Tags: afastamento, câmara, cassação, conselho de ética, eduardo cunha, investigação, lava jato, ministros, PMDB, regimento interno, STF, Supremo

+ Lidas

  1. 1.Ministro do Supremo autoriza transferência de Delcídio para quartel da PM
  2. 2.Lula diz que MPs investigadas na Operação Zelotes foram editadas por Dilma
  3. 3.Ministros do Supremo estão divididos sobre afastamento de Eduardo Cunha
  4. 4.OAB defende afastamento de Cunha da presidência da Câmara
  5. 5.Adams diz que PSDB tenta evitar que Dilma se defenda no processo de impeachment
  6. 6.PF vai intimar Lula para depor sobre suposta venda de medidas provisórias
  7. 7.PF prende presidente da OAS, em desdobramento da Operação Lava Jato
  8. 8.Dilma pede ao Supremo que anule ato que acolheu impeachment
  9. 9.PGR defende anular eleição da comissão especial do impeachment

Nenhum comentário: