12.07.2015

Governo lança plano de combate à dengue, chikungunya e Zika vírus

Dilma participa de uma reunião para discutir o surgimento dos casos de microcefalia e mais prevenção para grávidas

Agência Brasil
Rio - A presidenta Dilma Rousseff lança neste sábado, no Recife, um plano nacional de enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti. O objetivo do programa é fornecer diretrizes unificadas a serem seguidas por todos os estados e municípios para combater o vetor da dengue, chikungunya e do vírus Zika. Além da mobilização contra o mosquito, o plano envolverá também ações de atendimento a mulheres e bebês com microcefalia.
Ao lado do governador de Pernambuco, Paulo Câmara, de prefeitos e de autoridades locais e nacionais ligadas à saúde e à defesa civil, a presidenta participa de uma reunião para discutir o surgimento dos casos de microcefalia. O encontro está previsto para as 10h30, no Comando Militar do Nordeste.

Objetivo do programa é dar diretrizes de medidas contra o Aedes aegypti a serem seguidas por todos os estados e municípios
Foto: Banco de imagens

Nesta sexta-feira, ao participar da 15ª Conferência Nacional de Saúde, Dilma disse que lançaria no estado o primeiro teste do plano, que fará um “imenso combate” ao vetor devido às consequências que tem trazido para grávidas que contraem o vírus Zika e para os seus filhos, que acabam nascendo com microcefalia.
“Começou no Nordeste, mas já tem em outras regiões do país. Por isso nós estamos mobilizando os agentes de saúde. Nós estamos mobilizando toda a estrutura da Defesa Civil Nacional. Nós estamos mobilizando, da parte do governo federal, o Exército, a Marinha e a Aeronáutica, para nos ajudar nessa ação de prevenção ao vírus Zika”, disse a presidenta.
Microcefalia 
Na última quarta-feira, o ministro da Saúde, Marcelo Castro, que também estará presente no evento, disse que dos 646 casos de microcefalia registrados em Pernambuco, cerca de 150 foram confirmados.
A escolha do local para o lançamento do plano está diretamente relacionada à quantidade dos casos de microcefalia em cada estado. Até o dia 28 de novembro, foram notificados 1.248 casos suspeitos de microcefalia identificados em 311 municípios de 14 estados. Pernambuco tem o maior número de casos (646), seguido da Paraíba (248), do Rio Grande do Norte (79), de Sergipe (77), de Alagoas (59), da Bahia (37), do Piauí (36), do Ceará (25), do Maranhão (12), do Rio de Janeiro (12), de Tocantins (12), de Goiás (2), do Distrito Federal (1) e do Mato Grosso do Sul (1).

Tudo o que você precisa saber sobre a zika

Prevenção sem paranoia: assim deve ser o combate à doença que está deixando futuras mamães em pânico

Eduardo Pierre
Rio - Afinal, é para evitar engravidar ou não? Se eu vir um mosquito de pernas rajadas voando no meu quarto, é para botar fogo na casa? Gestantes vão ter de sair de burca para não pegar zika? Nos últimos dias, uma paranoia tomou conta do país por causa dos crescentes casos da doença, transmitida pelo velho Aedes aegypti, que pode, sim, prejudicar o desenvolvimento de bebês. Como a relação com a microcefalia é nova, até os especialistas estão tendo de estudar. Daí, sobram dúvidas.
Mas não existe razão para pânico, e há certo exagero na recomendação de adiar a gravidez, mesmo sem vacina contra a zika à vista. Basta se proteger, passando repelente, por exemplo, e fazer o dever de casa contra o Aedes — inimigo tinhoso, mas não invencível. Veja ao lado como identificar a zika e como não dar bobeira para o mosquito.

Foto: Arte O Dia


Tudo o que você precisa saber sobre as doenças e não tinha a quem perguntar
A Fiocruz e a Secretaria Estadual de Saúde respondem
Em que momento da gravidez eu estarei livre de passar microcefalia para o meu bebê se eu pegar zika?
O ideal é não pegar, mas o primeiro trimestre é o período mais crítico para a formação do feto. 

O Aedes é vetor da dengue, da chikungunya e da zika. É possível ser contaminado pelos três vírus em uma só picada e adoecer das três ao mesmo tempo?

Não existe evidência científica da transmissão das três doenças ao mesmo tempo.

Como são as manchas na pele causadas pela zika? 

São vermelhas e se assemelham a uma picada de mosquito ou ao sarampo.

Existe uma forma caseira de pré-diagnosticar uma gripe, um resfriado ou uma sinusite, descartando zika, a partir de sintomas como coriza ou dor de garganta?

Diante de qualquer sinal de febre, a recomendação é procurar um serviço de saúde para o melhor diagnóstico.

A partir de quais sintomas uma grávida precisa procurar atendimento contra zika?

Principalmente a partir do surgimento de manchas vermelhas pelo corpo. Independentemente da idade gestacional da mulher, esses casos devem ser notificados em até 24 horas. 

Ao matar um Aedes com a mão, sujei-me de sangue. Isso pode me contaminar?

O mosquito não transmite o vírus a partir do sangue que ingere, mas pela saliva que deposita na pessoa ao se alimentar. O Aedes só transmitirá este vírus para outra pessoa depois que o vírus sair de seu estômago, migrar para as suas glândulas salivares e amadurecer, o que leva uns dez dias para os vírus da dengue e da zika e três dias para a chikungunya. Nem todo mosquito que vemos está infectado com vírus. Então, se você sujou as mãos com sangue ao matar um Aedes, a probabilidade de que este sangue esteja contaminado é baixa (certamente é o seu sangue, ou de alguém próximo de você). E é praticamente zero a chance de que um vírus neste sangue seja capaz de infectar você.

Uma fêmea de Aedes pode passar vírus para os ovos?

Há essa possibilidade, mas a porcentagem de mosquitos que já nascem infectados é muito baixa. Quase a totalidade dos mosquitos nasce sem o vírus e só ficarão infectados se picarem alguém doente.

Há a suspeita de que a zika seja transmissível por secreções, como nas DSTs. Se uma pessoa contaminada espirrar em mim, eu pego zika?

Só há confirmação científica da transmissão da doença pela picada do mosquito.
 
Uma mãe com zika pode passar o vírus ao amamentar?

Não existem estudos científicos que comprovem a transmissão do vírus durante a amamentação.

Como faço para passar filtro solar e repelente?

Passe primeiro o protetor solar, espere meia hora e só aí passe o repelente. É prudente reaplicá-lo outras duas vezes no dia ou quando suar muito ou tomar muita chuva.

Nenhum comentário: