11.10.2016

Aprovada ocupação da UFRJ


------
Foto: Bruno Bou / CUCA da UNE
Estudantes aprovam ocupação da reitoria da Universidade Federal do Rio de Janeiro para o dia 7 de novembro em assembleia deliberativa com mais de mil pessoas presentes; contra a PEC 55 que tramita no Senado Federal.
Em entrevista à Mídia NINJA, Raphael Almeida, membro do DCE da UFRJ, afirmou:
"Nossa avaliação é que nesse período de uma série de um processo de lutas a mobilização se intensificou em nosso país contra o golpe, contra a reformulação do ensino médio, contra a escola sem partido, contra a PEC241 [agora PEC 55]. Ela tomou um âmbito nacional, desde a mobilização dos secundaristas à mobilização dos universitários e as greves enfim dos setores da educação, como a dos técnicos administrativos. E nós, do DCE da UFRJ, que hoje é a maior universidade federal do país, entendemos como luta central a mobilização contra a PEC, a mobilização contra a retirada de direitos da juventude e contra a perseguição aos movimento social. Hoje de manhã a ENFF foi invadida e o processo de criminalização dentro da nossa universidade tem se intensificado, então a PEC 241, ela vem com um processo de sucateamento pra futuramente privatizar a universidade, cobrar mensalidade. O retrocesso é muito mais intenso do que o FHC, o PSDB, impôs ao nosso país nos anos 90. Esse processo de mobilização contra a PEC significa um processo de democracia dentro das universidades e das escolas, onde os estudantes, o movimento estudantil, o movimento unificado decide tomar aquilo que é seu de fato. E fala “não! Isso aqui que está sendo feito tá errado”, no momento em que mais de mil estudantes se juntam na reitoria e definem ocupação desse espaço é um processo democrático que precisa ser respeitado e o nosso caminho agora é intensificar a mobilização nos cursos, intensificar a mobilização nas salas de aula para fazer crescer esse processo."
Outro membro do DCE que estava presente, Gabriel Henrici, conta porque os estudantes decidiram pela ocupação
Principalmente por causa da PEC, que vai acentuar a precarização, principalmente das políticas de permanência estudantil, aumentando a evasão dos estudantes na universidade. Os alunos da principal universidade federal do país só poderiam fazer pressão política agora sobre o MEC e o Governo Federal contra esse desmonte rumo à privatização. As ocupações são muito mais eficientes que a greve, pois o que fazemos são ações diretas dentro da nossa própria universidade.
A estudante Julia Aguiar, do Levante Popular da Juventude, conclui: “A gente está apostando nas ocupações no Brasil inteiro para fortalecer essa luta. É importantíssimo que a UFRJ tenha aderido às ocupações”.
Estudantes votam em assembleia e decidem ocupação da UFRJ.

Nenhum comentário: