10.04.2017

Qual melhor hora para pedir aposentadoria do INSS

Para especialista, quem atingiu idade deve dar entrada no pedido antes da reforma

Rio - Aposentar antes da Reforma da Previdência, que está em tramitação na Câmara e segundo o presidente da Casa deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), será aprovada este mês, ou não? Eis a questão. Para especialistas, quem já atingiu a idade para requerer o benefício pode terá boa oportunidade para fugir da "garfada" que a PEC 287 dará. Atualmente mulheres podem pedir aposentadoria por idade no INSS aos 60 anos e homens aos 65, com 180 meses de contribuição.
Cristiane: todos os casos devem ser avaliados antes do pedido Sandro Vox / Agência O Dia
A proposta de reforma vai alterar a idade para pedir a aposentadoria de 62 anos para mulheres e 65 para homens e impor, o mínimo, de 25 anos de contribuições, isso sem contar que acaba com a Fórmula de cálculo 85/95, que soma idade e tempo de contribuição, mais vantajosa para o segurado.
Afinal, qual é a melhor aposentadoria? Por idade, contribuição, 85/95 ou a especial? "A decisão cabe a cada um", avalia Cristiane Saredo, advogada do escritório Vieira e Vieira Assessoria Jurídica e Previdenciária.
Entender as vantagens de cada tipo de benefício, porém, pode ajudar a planejar o melhor e se preparar para esse período da vida. Como escolher fator previdenciário, aposentadoria por idade ou fórmula 85/95? Depende de cada caso, como sexo, idade e tempo de contribuição.
Mas, adverte, o jeito mais vantajoso de conseguir atualmente a aposentadoria integral é com a Fórmula 85/95 ou se atingir a idade para pedir o benefício.


Nenhum comentário: