10.21.2008

Atenção primária. Perguntas e respostas

Tenho um filho que acaba de completar 3 meses, e ontem ele teve um pequeno desmaio logo após acordar. ficamos preocupados com isso. o pediatra dele esta de ferias e estamos a procura de outro. gostaria de saber o que pode ter acontecido com ele.

seu filho precisa de uma avaliação médica para esclarecer a causa do referido desmaio. Não é possível sugerir diagnósticos sem maiores informações e sem examinar a criança. Se o pediatra dele não indicou outro pediatra para substituí-lo, leve a criança em um serviço de pronto atendimento ou pronto socorro.
Enviada em 15/01/2007 por vlademir batistella de estação/RS. Profissão: admiistrativo

Queria sdaber sobre o efeito colateral da queda de cabeloe se posso dirigir?do remedio rivotril clonazepam.

Para esclarecer se a queda de cabelo está relacionada a alguma doença é necessária uma consulta médica detalhada. Sugiro que você consulte um clínico geral ou dermatologista. Quanto ao uso de clonazepam pode sim desencadear sonolência, perda de equilíbrio e de coordenação que prejudicam o ato de dirigir. O médico que receitou-lhe poderá avaliar melhor a dose prescrita e possíveis efeitos colaterais do medicamento.

Até que idade devo levar meu filho ao Pediatra? É correto o Pediatra pedir 2 exames de sangue ao ano para uma criança que está saudavel?

A tendência mundial e a orientação da Sociedade Brasileira de Pediatria é que crianças e adolescentes (10 a 19 anos) sejam atendidos por pediatras. Alguns pediatras ampliam este atendimento até os 21 anos. Quanto à solicitação de exames para uma criança saudável não existe uma regra. Em geral, exames complementares, como o próprio nome diz, devem ser solicitados para complementarem o raciocínio médico e esclarecimento diagnóstico.

Vi em alguns cartões de crianças um reforço para vacina contra varicela aos 4 anos.A vacina não é dose única ou há algo de novo?Não gostaria de ser identificada.

Caro(a) colega, respondo sua pergunta com texto trancrito do Jornal de Pediatria da Soc. Bras. de Pediatria de julho de 2006: "Alguns surtos de varicela registrados em creches têm levado à especulações sobre a necessidade de uma segunda dose da vacina. Entretanto, em muitas situações, os casos ocorreram em crianças sem comprovação vacinal e, além disso, os casos de falha secundária foram leves. Apesar das evidências de que a proteção conferida pela vacina contra varicela pode diminuir com o passar dos anos, ainda não é possível afirmar se uma segunda dose da vacina deve ser recomendada para crianças previamente saudáveis, tendo em vista que a exposição ao vírus selvagem pode estimular a memória imunológica humoral e celular, enquanto não houver boa cobertura vacinal. Com a vacinação universal, a redução da incidência da doença deverá diminuir as chances de estímulo natural à memória imunológica, tornando necessária a administração de doses de reforço da vacina para manter os anticorpos em títulos protetores. Recentemente foi licenciada a vacina quádrupla viral, um produto combinado com a vacina contra sarampo, caxumba, rubéola e varicela com elevadas taxas de soroconversão".

Como escolher a melhor cadeirinha para transportar criança em automóveis, nas diferentes faixas etárias. Quais os parâmetros que devemos observar?

É importante usar cadeiras certificadas que sejam apropriadas ao tamanho e ao peso da criança e que se adaptem devidamente ao seu veículo. Para saber sobre cadeiras de segurança, favor consultar o site:www.criançasegura.org.br, na margem esquerda clicar na opção "Dicas de Prevenção", depois clicar em "carro" e finalmente clicar em "Guia da Cadeirinha". Outro site para consulta: www.lmt.org.br, clicar em "realizações", depois em "dicas" e depois em cada faixa de idade. Importante! • Adquira sempre produtos certificados conforme normas européias, americanas ou brasileiras (selo do INMETRO). • Antes de comprar a cadeirinha, experimente instalá-la para ver se é apropriada para o cinto e assento do seu carro e peso da criança. • Não reutilize cadeiras de segurança que já estiveram em um acidente de carro. Caso não consiga consultar os sites favor enviar-me seu e-mail de contato para que eu possa lhe enviar, em anexo, o guia da cadeirinha.

Meu filho tem 2 anos e 2 meses, tem uma rotina diaria, faz suas alimentaçoes corretas, cafe da manha, lanche, almoço, lanche, janta e ceia sempre nos mesmos horarios, o que esta me preoculpando é que ele nao quer saber de dormir durante o dia mas durante a noite dorme muito bem, ele acorda as 8h da manha, estuda no periodo da tarde e dorme as 20h, para mim esta otimo essa rotina dele, mas criança nessa idade tem a necessidade de dormir durante o dia, posso deixar como esta?

É adequado para uma criança de 2 anos dormir 12 horas por dia. O repouso durante o dia é aconselhável, mas há variações de hábito entre as crianças, e se sua criança não se apresenta com irritabilidade, letargia, mau humor, não vejo problema em não dormir durante o dia.

Sou Pediatra e fiquei na duvida sobre as Vacinas Pneumococicas:acima de 2 anos deve-se usar a P23 ou a conjugada? Li que a P23 pode ser indicada para maiores de 8anos.É correta esta conduta?

A Sociedade Brasileira de Pediatria indica a vacina pneumocócica conjugada 7-valente (PCV-7)para todas as crianças entre 2 e 23 meses de idade, e entre 24 e 59 meses para aquelas crianças que estão em risco para doença pneumocócica – asplenia funcional e anatômica, fístula liquórica, anemia falciforme, etc. As crianças que estão em creches também são consideradas de risco e devem receber a vacina. Adicionalmente, indica a vacina pneumocócica polissacarídica 23-valente (PPV-23) a partir dos 2 anos de idade para aquelas que se enquadram nos grupos de alto risco, como por exemplo, imunodeprimidos. Aproveito para informa-la que o Jornal de Pediatria da SBP de Julho de 2006 trás ótimos artigos de atualização em imunização. Segue algumas informações adicionais obtidas no CRIE - Centro de Referência em Imunobiológicoa Especiais “A vacina pneumocócica polissacarídica 23-valente (PPV-23), por ser uma vacina constituída de polissacarídeos capsulares não estimula a imunidade celular, timo dependente, e portanto não protege crianças menores de 2 anos além da proteção ser de curta duração. Induz pouca ou nenhuma memória imunológica, ou seja, a imunidade em geral não aumenta com repetição de doses. Não tem limite de idade máxima sendo indicada inclusive para idosos. Eficácia em imunocompetentes - variável conforme o sorotipo e a idade. Em torno de 80% em adultos, menor de 65% em maiores de 65 anos e ineficaz em menores de 2 anos. A resposta está diminuída em imunodeficientes. Quanto a vacina pneumocócica conjugada 7-valente (PCV-7), os componentes polissacarídicos são conjugados a proteinas de maior peso molecular (toxóide tetânico ou diftérico), criando um complexo antigênico que estimula a resposta timo dependente e portanto, mais duradoura, adequada, eficaz em menores de 2 anos. É altamente imunogênica a partir de 6 semanas de vida e com elevada proteção para cepas 4,9V,14,19F,23F,18C e 6B.A imunidade está diminuída em imunodeficientes. Cabe lembrar que a proteção conferida pelas vacinas penumocócicas no Brasil giram em torno de 70% para crianças de 7 meses a 2 anos pois a vacina (PCV-7) não contem os sorotipos 1 e 5 , os mais frequentes em doenças invasivas no Brasil. Em relação a vacina Pn 23 é de aproximadamente 86%”. Qualquer informação mais detalhada pode ser obtida no manual do CRIE do Ministério da Saúde.

Paciente hoje com 7 anos e 6 meses de idade , recebeu vacina contra sarampo aos 9 meses,triviral com 15 meses,dupla viral com 18 meses,DPT com 5 anos seria ainda necessaria SRC em sua segunda dose?
Claire Marie, Neste caso a indicação de uma 2ªdose da tríplice viral será para reforçar a proteção contra caxumba. Em relação ao sarampo e a rubéola a criança teoricamente já está imunizada.

Apesar da criança não estar preparada para o aprendizado da natação antes dos 4 anos, existe contra-indicação em praticar antes dos dois anos? Ajuda no controle da asma ou o cloro pode ser prejudicial?
"Em geral, a criança não está preparada para aulas de natação até os 4 anos de idade, pois a natação exige uma coordenação motora que depende da maturidade do SNC para a realização dos movimentos. Não se trata de contra indicação, mas até os 4 anos a criança fará apenas movimentos na água como uma brincadeira e os programas de atividades aquáticas para o lactente não previnem o afogamento". Quanto a natação ajudar no controle da asma, cada caso é um caso. O cloro é sim um irritante que pode piorar muito a rinite e se a rinite piora, a asma também pode piorar.

Tenho notado uma diminuição das reações inflamatórias à imunização com o BCG. Que eu saiba não houve nenhum tipo de mudança na composição da vacina , pode ser algum fator relacionado à boa cobertura vacinal?

Existe contraindicação ao uso de medicação contra pernilongos do tipo Protector em líquido ou pastilhas, a serem usados em quartos com crianças? Grata, Rauqel Pediatra em Dores do Indaiá
Raquel, Estes inseticidas são pouco tóxicos do ponto de vista agudo, são, porém, irritantes para os olhos e mucosas, e principalmente hipersensibilizantes, causando tanto alergias de pele como asma brônquica. Seu uso abusivo no ambiente doméstico vem causando incremento dos casos de alergia,tanto em crianças como em adulto. Portanto, o melhor é não usá-los.
Deve ser feito algum tratamento para o achado de Endolimax nana em exame de fezes de uma criança com dor abdominal recorrente?
Cara Cristina, Não achei nenhuma referência de Endolimax nana como agente causador de dor abdominal.

lactente de 4 meses já tendo feito uso da vacina Meningitec-poderá completar sua vacinação com somente uma dose davacina contra meningococo do laboratorio Baxter? (sabendo-se que do r eferido laboratorio sao somente duas dosesmesmo no primmeiro ano e já com uma cobertura de 98%


eu sou filha de um usuaria do remedio RIVOTRIL gostaria de saber cais sao os eveitos que pode causar no paciente
Pamella, O Clonazepam (Rivotril) é uma droga anticonvulsivante.Os efeitos colaterais mais comuns são ataxia, distúrbios de comportamento/personalidade, sonolência e fadiga. São infrequentes: vertigem, tremores,fala arrastada,distúrbios visuais, confusão mental, queda de cabelo, diminuição do apetite, vômito, diarréia,boca seca, hipersalivação, constipação, palpitação, dentre outros. Se você está preocupada seria melhor conversar com o médico que receitou a medicação para sua sua mãe.

Meu filho está com 5 meses de vida. Devo fazer o exercício de dilatação do prepúcio para fimose ou a mesma pode se abrir espontaneamente com o tempo?
Cara Zaivane, Na criança, a simples presença da fimose não requer qualquer tipo de tratamento. A dilatação manual do prepúcio estreitado é desaconselhada, pois pode acarret..r sangramento e fissurasprepuciais, que ocasionamfibrose estenosante. Deve-se apenas tratar, possíveis complicaçõe.s complicações decorrentes da fimose como balanopostites (infecção no prepúcio), aderências ou retenção urinária sob orientação médica.

O que investigar em criança de 8 anos com sudorese profusa, diária (mais intensa nas primeiras horas de sono)?

Se a criança não apresenta outros sintomas associados a sudorese e está evoluindo bem clinicamente, não é necessário investigação.

Posso usar a amoxicilina na dose de 40 mg/kg/dia de 12/12 hs. para casos de otite, amigdalite,sinusite?
Criatina, Sim, tem sido descrita eficácia do tratamento com dose habitual de amoxacilina (40 a 50mgKg/dia - mais frequentemente 50 mg ), de 12/12h. Em caso de suspeita de pneumo resistente, crianças em creche, ou que utilizou amoxacilina no último mês, pode- se utilizar 80 a 90mg/kg/dia.


Qual a posição de vocês sobre as vacinas para meningite C e pneumocócica. Está indicada para todas as crianças ou ainda permanece controverso?
Cara Valéria, “Existem dois tipos de vacinas antipneumocócicas: a de polissacáride não conjugada - 23-valente - e a conjugada - heptavalente. A primeira proporciona cobertura para cerca de 90% das cepas mais comumente isoladas. Não está indicada para indivíduos menores de 2 anos, pois os antígenos polissacárides são processados como T- independentes, levando a baixa produção de anticorpos e não conferindo memória imunológica nessas crianças”. É recomendada para grupos de risco tais como portadores de asplenia anatômica ou funcional (drepanocitose), indivíduos com alguma imunodeficiência, ou em uso de quimioterápicos, ou com fístula liquórica, dentre outros. Já a vacina conjugada, heptavalente, tem como grande vantagem conferir proteção em crianças abaixo de 2 anos de idade, período em que são mais susceptíveis às bactérias encapsuladas. Nos EEUU sua eficácia é em torno de 90% na prevenção de doenças invasivas – meningites, pneumonias e bacteremias. O impacto nas otites não parece ser tão efetivo. No Brasil seu problema consiste em contemplar apenas cerca de 60 % dos sorotipos causadores de doenças pneumocócicas invasivas em menores de 2 anos. Até a liberação das vacinas com 9 e 11 sorotipos, incluindo os sorotipos 1 e 5 que elevará a eficácia para 73 a 92%, recomenda-se o uso da heptavalente. A indicação rotineira da vacina conjugada contra a Neisseria meningitidis do grupo C deve levar em conta o perfil epidemiológico do estado. Em MG observa-se o predomínio do meningo B, mas a identificação dos sorotipos é, ainda, realizada em poucos casos, e portanto, deixar de indicá-la nos deixa numa situação pouco confortável frente a gravidade da doença meningocócica. A vacina mostrou-se eficaz a partir dos 2 meses de idade. Além de alta eficácia contra a meningite, demonstrou capacidade de evitar, também, o estado de portador, dando proteção de grupo.

Fonte: Site médico

Um comentário:

Antonio Celso da Costa Brandão disse...

Não tome medicamentos sem a prescição de um médico.