R.P.G. (REEDUCAÇÃO POSTURAL GLOBAL) É UMA TÉCNICA, DE ORIGEM FRANCESA, MUITO USADA PARA CORREÇÕES POSTURAIS: ESCOLIOSE, HIPERCIFOSE, GIBOSIDADE (CORCUNDA ), HIPERLORDOSE, ETC.
OS DESVIOS POSTURAIS CAUSAM INÚMEROS PROBLEMAS, DOS QUAIS O PACIENTE NEM PENSA QUE A CAUSA SEJA O DESVIO POSTURAL.
A BARRIGA SALIENTE, O PACIENTE É "BARRIGUDO", TENTA INÚMEROS TRATAMENTOS PARA OBESIDADE, FAZ ABDOMINAIS INCANSÁVEIS NAS ACADEMIAS DE GINÁSTICA, MAS NÃO CONSEGUE RESULTADO ALGUM.
O PROBLEMA ESTÁ NA CURVATURA CHAMADA HIPERLORDOSE.ESTA CURVATURA, QUE OCORRE NA COLUNA LOMBAR, FAZ COM QUE A BARRIGA SEJA PROJETADA PARA A FRENTE, QUE CAUSA MAIS PESO NA COLUNA, FORMANDO UM CÍRCULO VICIOSO DE DOR E EFEITO ANTI ESTÉTICO.
ESTE DESVIO DA COLUNA É MUITO MAIS COMUM DO QUE SE POSSA IMAGINAR, ACOMETENDO UMA GRANDE PARCELA DA POPULAÇÃO.
OUTRO EXEMPLO DE COMO A POSTURA DA COLUNA É IMPORTANTE, É O CASO DE HÉRNIA DE DISCO CAUSADA POR ESCOLIOSE.
A R.P.G. (REEDUCAÇÃO POSTURAL GLOBAL) OFERECE RESULTADO PARA ESTES E OUTROS PROBLEMAS POSTURAIS, SEM SOFRIMENTO.
É UM TRATAMENTO AGRADÁVEL, SEM USO DE MEDICAMENTOS. APENAS COM MANIPULAÇÕES SOBRE A COLUNA, PERNAS E BRAÇOS DO PACIENTE.
R.P.G. E A MECÂNICA DA NOSSA COLUNA VERTEBRAL.
A COLUNA VERTEBRAL, DO PONTO DE VISTA MECÂNICO É UM VERDADEIRO MILAGRE.
SÃO 33 VÉRTEBRAS (7 cervicais + 12 torácicas + 5 lombares + 5 sacrais e 4 no cóccix), UMA SOBRE A OUTRA, TENDO QUE MANTER O PRÓPRIO EQUILÍBRIO E AINDA SUSTENTAR O PESO DA METADE SUPERIOR DO CORPO MAIS PESOS EXTRAS. E SE NÃO BASTASSE ISSO, AINDA CONSEGUE DAR MOVIMENTO AO CONJUNTO, COMO SE ABAIXAR, VIRAR AO LADO, ETC. ISTO TUDO POR MUITOS ANOS.
POR ISSO ELA (A COLUNA) MERECE UMA MANUTENÇÃO, AFINAL DEPENDEMOS DO SEU BOM FUNCIONAMENTO. POR INCRÍVEL QUE POSSA PARECER A POSIÇÃO ERETA DO SER HUMANO AINDA NÃO ESTA TOTALMENTE DESENVOLVIDA. O FATO DE ANDARMOS NO MODO BÍPEDE FAVORECE O APARECIMENTO DE PROBLEMAS NA COLUNA.
DE ACORDO COM A CONCEPÇÃO DARWINIANA, QUE NOS ENSINA SOBRE A SELEÇÃO NATURAL DAS ESPÉCIES, OS MACACOS FORAM AOS POUCOS DESENVOLVENDO MAIS OS MEMBROS INFERIORES E NOS MEMBROS SUPERIORES DESENVOLVERAM MAIS A DESTRESA NO MANUSEIO DE ALIMENTOS.
COMO O APARECIMENTO DO HOMEM AINDA É RECENTE, SE COMPARADO COM A IDADE DE NOSSO PLANETA, NÃO HOUVE TEMPO HÁBIL PARA QUE A COLUNA SE DESENVOLVESSE DE ACORDO PARA SUPORTAR TODA SUA CARGA DE TRABALHO. POR ESSE MOTIVO É TÃO COMUM PROBLEMAS NA COLUNA NA SUA GRANDE MAIORIA POSTURAIS.
A PARTIR DO MOMENTO QUE CONHECEMOS MELHOR NOSSA COLUNA, DANDO A DEVIDA ATENÇÃO E MANUTENÇÃO, NÃO EXIGINDO MAIS DO QUE ELA NOS PODE DAR, PODEREMOS VIVER SEM DORES COM UMA COLUNA SAUDÁVEL.
Por: Dr. Gilberto Agostinho
Nenhum comentário:
Postar um comentário