3.18.2009

Diarréia


Diarréia é a diminuição da consistência das fezes (fezes amolecidas ou até mesmo aquosas). O número de evacuações não é o mais importante!

Normalmente, os alimentos e os líquidos seguem uma caminho desde o ESTÔMAGO até ao INTESTINO DELGADO, local onde os nutrientes e a água são absorvidos, e seguem então para o INTESTINO GROSSO onde os restos não digeridos podem ser armazenados e mais tarde, eliminados.

Algumas vezes, infecções, intoxicações, inflamações ou outras situações podem impedir o funcionamento normal do intestino delgado ou do grosso. O movimento intestinal , que normalmente é lento e em ondas, pode aumentar, conduzindo os alimentos e líquidos rapidamente através dos intestinos. A consequência deste rápido movimento é o aparecimento de fezes aquosas - o que mais frequentemente é referido como diarréia.

O principal problema da diarréia são as perdas de água e eletrólitos (sais minerais) que ela ocasiona, trazendo o risco de desidratação, principalmente em crianças.

O termo diarréia também é conhecido por: gastroenterite aguda, toxinfecção alimentar; dor de barriga, desarranjo, soltura, churrio.

COMO TRATAR
• Probióticos, como por exemplo o Saccharomyces boulardii, reduzem o tempo de diarréia sem interferir com a eliminação das toxinas ou agentes infecciosos. No Brasil, a MERCK desde 1981 possui exclusividade na distribuição e é a única empresa licenciada a comercializar o Saccharomyces boulardii da Biocodex, com nome comercial de Floratil®.

Mas fique atento, nem todos os Saccharomyces são iguais! Conheça o estudo que compara a eficiência dos Saccharomyces disponíveis no mercado.

• O principal objetivo do tratamento da diarréia é a PREVENÇÃO DA DESIDRATAÇÃO, perigo que é maior em crianças pequenas e em idosos;

• É preciso beber quantidade suficiente de líquidos para repor a perda que está acontecendo pela diarréia;

• Porém se a criança já estiver desidratada, o tratamento inicial deve visar a recuperação da hidratação e posteriormente a sua manutenção;

• Sempre que a criança apresentar algum sinal de desidratação procure o serviço médico imediatamente.

As crianças, assim como os idosos, sofrem mais com a desidratação durante os casos de diarréia.

Por isso, em casos de diarréia, a reidratação oral, associada ao uso de medicamentos probióticos como o Saccharomyces boulardii (Floratil® da Merck), é uma forma eficiente de encurtar o episodio diarréico e diarréia aguda.

Mas fique atento, nem todos os Saccharomyces são iguais! Conheça o estudo que compara a eficiência dos Saccharomyces disponíveis no mercado.

Mas além disso, é preciso ter bastante atenção, para saber o momento certo de procurar um médico.

Fique atento aos seguintes sintomas:
- Se a criança apresenta algum sinal de desidratação (olheiras fundas, boca seca, pele mais enrugada, aprofundamento da moleira (em bebês) e prostração.
- Vômitos persistentes (mais de 8 horas), vômitos em jatos ou vômitos com sangue.
- Febre acima de 38º
- Caso a criança doente seja muito pequena (menor de seis meses)
- Dificuldade para movimentar ou rigidez no pescoço
- Agitação ou sonolência
- Dor abdominal intensa ou persistente.

Nestes casos, é preciso encaminhar a criança imediatamente ao hospital.

Ao chegar ao hospital, a criança com diarréia possivelmente passará por um tratamento que envolve os seguintes procedimentos:

- Avaliação do médico para as prováveis causas da diarréia.
- Administração do soro de reidratação oral, de acordo com a sede.
- Crianças em período de amamentação devem continuar recebendo leite materno, junto com o soro oral. Outros tipos de alimentação devem ser suspensos enquanto perdurarem os sinais de desidratação.

Lembre-se: o soro oral não substitui a alimentação.

- Em casos de vômitos, deve-se diminuir o volume de soro, oferecendo-o em quantidades menores, várias vezes ao dia ou realizar a hidratação via endovenosa.
- Manter a criança sobre cuidados médicos até que ela esteja totalmente recuperada da desidratação.
- Quando a hidratação estiver recuperada, a alimentação deve ser imediatamente iniciada.

Durante a diarréia, para que não haja acentuação no quadro de desidratação, procure tomar as seguintes providências:

- Ofereça líquido às crianças, após cada evacuação.

Mas saiba oferecer apenas água não repõe as perdas de sais minerais que estão ocorrendo.

- Mantenha a alimentação habitual, porém mais branda evitando gorduras, chocolates, feijões, folhas ou fibras e queijos. JAMAIS interromper a amamentação, pois o leite materno contém água, sais minerais e anticorpos da mãe.

- Para crianças maiores, ofereça alimentos como:
- cereais (arroz, trigo)
- legumes (batatas, beterraba, chuchu, cenoura)
- farináceos (pão, biscoito salgados, massa)
- carnes magras (de preferência cozidas na água ou grelhadas)
- iogurte
- frutas

No entanto, se a criança já estiver desidratada, o tratamento inicial deve visar a recuperação da hidratação e posteriormente a sua manutenção. Na dúvida quanto a presença de desidratação, procure o médico ou vá um pronto socorro perto de você.

Mas atenção: quando não houver sinais de desidratação, mantenha a alimentação. Isto evita a desnutrição e auxilia a manutenção e renovação das células intestinais agredidas.

Cuidados especiais para crianças que ainda mamam:

- NÃO SUSPENDER A AMAMENTAÇÃO.
- Não diluir o leite materno.
- Caso a criança já esteja comendo outros alimentos além do leite materno, ofereça sucos, sopas e líquidos em geral. Mas EVITE REFRIGERANTES, pois eles contêm açúcar, o que agrava a diarréia.
- Não ofereça leite de vaca com achocolatados pois eles contém muita gordura, além do açúcar em excesso.

Fonte: Floratitude

"boaspraticasfarmaceuticas"adverte:Não a automedicação. Procure sempre um médico especialista.

Nenhum comentário: