3.17.2009

OS MÉDICOS, OS ANABOLIZANTES E OS SEUS EFEITOS


OS MÉDICOS E OS ANABOLIZANTES:

A maioria das drogas anabolizantes utilizadas por atletas e mesmo por praticantes menos ambiciosos de atividades esportivas em geral, não são compradas em farmácias.

Em nosso país são poucos os medicamentos anabolizantes disponíveis comercialmente, e geralmente são formas de testosterona (hormônio sexual masculino) não modificada, mais destinadas à reposição hormonal nos casos de hipogonadismo (diminuição da produção normal de hormônios sexuais).

As drogas anabolizantes mais procuradas nos meios esportivos para aumentar o volume dos músculos são as obtidas por modificações na molécula da testosterona, com o objetivo de preservar os efeitos anabolizantes (aumento da massa muscular) e reduzir os efeitos androgênicos (aumento dos pelos, voz grossa e outros). Embora muitas dessas drogas possam ser obtidas legalmente em farmácias de manipulação, mediante receita médica, a maioria costuma ser conseguida ilegalmente do ponto de vista comercial, ou seja, contrabandeadas.

Não existe ilegalidade na receita e no uso de drogas anabolizantes em geral, visto que essas drogas somente são proibidas pela legislação do "anti-doping" esportivo e portanto de uso ilegal apenas para atletas de competição. No entanto, as drogas mais prestigiadas por atletas não são as que estão disponíveis comercialmente. Essa situação é estimulada pelos traficantes, pessoas que obtém maiores lucros quando trabalham com produtos difíceis de serem encontrados e que freqüentemente são falsificados.

As drogas falsificadas não produzem os efeitos pretendidos e, o que é muito pior, são produzidas sem controle de higiene. Para aumentar o número de usuários, as pessoas que comercializam ilegalmente as drogas anabolizantes freqüentemente argumentam com seus clientes que "sabendo usar, não faz mal".

Na maioria das vezes os traficantes já vendem instruções de uso com os seus produtos, prometendo aumentar a eficiência e diminuir os efeitos colaterais. Invariavelmente essas orientações são especulativas, elaboradas a partir do estudo das bulas dos medicamentos, ou copiadas de algumas publicações "under-ground" internacionais.

Freqüentemente são orientados os "ciclos" com o uso de várias drogas simultaneamente, algumas com doses crescentes e outras decrescentes, mas sempre doses altas; alguns produtos são utilizados no início e outros no fim do ciclo; algumas drogas são orientadas para evitar problemas das drogas principais, entre outras condutas não apoiadas em evidências e sem o mínimo de bom-senso. Muitos usuários desconfiam dessas condutas mirabolantes e então entra em cena a figura do médico.

Fonte:Revista Musculação & Fitness - Edição 39 DR. JOSÉ MARIA SANTARÉM

O QUE SÃO ANABOLIZANTES:

Saúde & Performance - Suplementos

O que são?

Os anabolizantes ou esteróides anabólicos são produzidos a partir do hormônio masculino testosterona, potencializando sua função anabólica, responsável pelo desenvolvimento muscular.

Quais são os tipos mais comuns de anabolizantes do Mercado ?

São produzidos vários tipos de esteróides anabólicos pela indústria farmacêutica: supositórios, cremes, selos de fixação na pele e sublingual, porém os mais consumidos são os orais e injetáveis sendo que seu uso ilícito pode levar o usuário a utilizar centenas de doses a mais que o recomendado pelo médico.

Quais os anabolizantes mais conhecidos no Mercado?

Anavar, Anabolicum, Anabol, Androxon, Deca-durabolin, Depositran, Durateston, Halostin, Hemogenin, Primobolan, Parabolan.

Como agem no organismo?
A testosterona e os esteroides anabolizantes-androgênicos sintéticos se ligam a um receptor androgênico na musculatura do esqueleto e em outros orgãos. Este complexo esteróide-receptor faz com que o mecanismo genético do núcleo celular produza ácido ribonucleico mais rapidamente, que é utilizado para sintetizar mais proteínas no ribossomo da célula. No músculo, algumas dessas proteínas são a actina e miosina, proteínas contráteis produtoras de energia, que podem gerar força. A testosterona e os esteróides anabolizantes-androgênicos sintéticos se ligam a um receptor androgênico na musculatura do esqueleto e em outros orgãos.

Os anabolizantes quando administrados, entram em contato com as células do tecido muscular e agem aumentando o tamanho dos músculos. Em doses altas, os aumentam o metabolismo basal, o número de hemácias e a capacidade respiratória. Essas alterações provocam uma redução da taxa de gordura corporal. As pessoas que os consomem ganham força, potência e maior tolerância ao exercício físico. Sem grandes esforços, elas atingem a meta de mudar a aparência rapidamente.

Embora essas drogas venham com uma tarja na embalagem alertando que o produto deve ser usado com indicação médica, no Brasil qualquer pessoa pode comprá-las sem receita em farmácias e academias. Por causa dos seus efeitos, o uso indiscriminado é ilegal e pode trazer sérios riscos à saúde

APLICAÇÕES PRÁTICAS

Esteroides e massa muscular

Grande maioria dos trabalhos relatam ganho de peso significamente maior nas pessoas que ingeriram esteróides.

Efeitos positivos dos esteróides no peso corporal de em média 2,2kg. Duração dos estudos de 3 a 12 semanas com metandrostenolona de até 100mg/dia.

Outro estudo sobre 5 atletas finlandeses que obtiveram aumento médio de 5,1 kg em 6 meses com administração de esteróides contra 0,3 no grupo controle, ambos com mesma rotina de treino com pesos.

Não há resposta científica ainda para questão de quanto aumento do peso corporal, após tratamento com esteróides, é constituídos de massa magra. Parece provável que uma fração significativa de qualquer ganho de peso corporal possível é composta de deposição muscular. Por outro lado, deve-se notar que esse ganho envolve uma retenção de água no corpo, altamente variável, o que é um efeito colateral na maioria dos esteróides.

Esteróides e força muscular
Difícil verificar em trabalho a real participação do esteróides pois não existe placebo adequado. Em trabalhos, todos os indivíduos perceberam quando utilizavam o esteróide ou placebo.

Estudo e administração de 3 à 12 semanas mostraram diferença de 8kg para levantamento máximo no supino e 11 kg agachado.

No estudo de 6 meses o grupo que utilizava esteróides aumentou 35 kg e o controle 22,5 kg (levantamento agachado).

A força isométrica dos extensores da perna, no grupo que utilizava esteróides teve uma melhora de 14% e no grupo controle 6%.

Qual a interpretação razoável da relação esteróides e desempenho de força? Por um lado os resultados de experiências cientificas são quase unanimes quanto à melhora expressiva do desempenho produzidas por esteróides. Se essa melhora é causada por desenvolvimento da massa muscular ou por indução psicológica, aumentando a capacidade para treinamento com pesos, isso não é importante para o atleta. Fazendo uma média de resultados de todos os trabalhos sobre esse assunto o resultado é nulo. Para alguns o resultado é positivo e para outros não existe alteração ou esta é negativa. Isso se deve às diferenças individuais quanto aos níveis hormonais, sensibilidade ao tratamento, diferença na quantidade e qualidade de receptores.

Esteroides e capacidade aeróbia
Não existem investigações suficientes para concluir melhora na capacidade aeróbia com uso de esteróides. Não há estudos também em relação à velocidade de corrida.

EFEITOS ADVERSOS DO USO DE ESTEROIDES ANABOLIZANTES

A maioria dos efeitos representam danos leves à saúde, mas são comumente observados nos atletas que fazem uso abusivo dos esteróides anabolizantes. A maioria dos efeitos adversos demonstrados na tabela abaixo desaparecem normalmente alguns meses após suspensão do uso. Alguns, todavia, são permanentes.

Efeitos pouco frequentes (risco)

distúrbois hepáticos

tumores, incluindo câncer

cistos de sangue

bloqueio dos dutos biliares (Colestase hepática)

tumores renais

câncer de prostata

psicose aguda

Efeitos mais comuns
Efeitos em fetos de mulheres grávidas
(inibição do desenvolvimento embrionário feminino).

Efeito em crianças:

virilismo extremo,

desenvolvimento mamário feminino (ginecomastia) em ambos os sexos.

Interrupção prematura do crescimento osses (baixa estatura quando adulto)
Efeitos em adultos de ambos os sexos:

Danos ao fígado (liberação de enzimas e bilirrubina pelo fígado no sangue)

Aumento do risco de doenças cardíacas (redução do HDL)

Comportamento agressivo, oscilações de humor e outras perturbações psicológicas.

Acne

Outros efeitos em mulheres:

Irregularidade ou interrupção do ciclo menstrual

Atrofia da mama e do útero

Aparecimento de pelos no rosto, diminuição do volume de cabelo (normalmente irreversíveis)

Aumento do clitóris (Irreversível)

Engrossamento da voz (Irreversível)

Outros efeitos em homens:

Atrofia dos testículos

Esterilidade de até 7 meses após a interrupção do uso abusivo

Ginecomastia.

QUEM SÃO OS PRINCIPAIS USUÁRIOS DE ANABOLIZANTES?

O consumidor preferencial está entre 18 a 34 anos de idade, e em geral do sexo masculino. Em recente pesquisa, entre os homens interrogados, 9,1% usava drogas anabolizantes contra 2,3 entre as mulheres. Entre os usuários apenas 28% eram atletas de competição.

POR QUÊ OS ANABOLIZANTES SÃO TÃO UTILIZADOS POR PRATICANTES DE MUSCULAÇÃO?
O uso entre as pessoas aumentou porque com os anabolizantes os resultados aparecem em pouco tempo, mais ou menos 2 meses, façanha tal que só se conseguiria com pelo menos 1 ano de malhação. No entanto com a interrupção das drogas, esses resultados vão embora rapidamente.

EXISTE UMA MANEIRA SEGURA PARA UTILIZAÇÃO DE ANABOLIZANTES?

Admite-se que doses menores e utilização interrompida tenham menor probabilidade de produzir efeitos indesejáveis, mas a quantificação de riscos individuais ainda não é possível.

Cada pessoa possui um biotipo diferente e devemos respeitar os limites do nosso corpo. Devemos pensar antes de mais nada sobre a nossa saúde. Aqueles que desejam ter um corpo "sarado " e saudável, devem fazer exercícios físicos bem orientados e alimentar-se bem. Não é preciso fazer uso dessas drogas. Essa é a fórmula correta para que os resultados sejam eficientes, saudáveis e duradouros.

Publicação autorizada por R. G. Nutri – Dra. Tânia Rodrigues
Fonte: www.rgnutri.com.br

ANABOLIZANTE MATA

Campanha da Federação Paulista de Musculação FEPAM, Confederação de Musculação NABBA Brasil e Jornal da Musculação & Fitness.

UM JOVEM SONHA E TEM PRESSA - UM JOVEM MORRE POR USO DE ANABOLIZANTE

Na sucessão das imagens, o vigor físico e a derrocada, a mensagem sem palavras: NÃO VALEU A PENA!

Seu nome: Allison! Allison de Sergipe, Allison com 19 anos!
Um menino como milhares de outros, que queria se destacar com um belo porte físico e teve pressa.
Ao ver o que lhe acontecia, Allison pensou nos outros: pediu que a família divulgasse seu exemplo e as conseqüências, fossem quais fossem.

Histórico:
Segundo a família, consumo muito grande de Hemogenin, após algum tempo apresentou febre, sem causa aparente, foi internado e lhe foram ministradas altas doses de um antibiótico forte. Ficou três meses internado e recebeu alta, porém já estava "Tetraplégico".

Quando em casa, falava para a mãe, que seu maior sonho era sair dessa com vida, para levar sua história a outros jovens e dizer que "Esta era uma viagem que não valia à pena!".

Infelizmente, depois disto voltou ao hospital, mas desta vez não sairia com vida. Faleceu no mês de Novembro de 2003 com apenas 19 anos!

Após o desenlace, a família cumpre o desejo de Allison, entregando a um homem de sua inteira confiança e cujo trabalho no esporte respeita, todas as fotos, informações e contatos telefônicos, com a permissão para ele veicular aonde quisesse.
Esse homem é Jefferson de Souza, presidente da Federação de Musculação NABBA Sergipe, que nos entregou as fotos e o cartaz que o Governo do Estado de Sergipe mandou fazer, em parceria com a Vigilância Sanitária, Secretaria da Saúde, Ministério Público, Departamento de Policia Federal e Superintendência Regional de Sergipe, para ser veiculado no Jornal da Musculação & Fitness e no site Culturismo, da FEPAM.

Na FEPAM todos ficaram consternados com o fato e as imagens e houve manifestações como estas:

“Quem sabe o sacrifício do nosso amiguinho e o sofrimento da sua família tenham, afinal, alguma serventia para outros que estão usando ou a ponto de usar. Às vezes tenho raiva da leviandade desses garotos, mas a tristeza também é muito grande. Uma atividade física tão boa, que tantos benefícios traz à saúde, ao bem-estar físico e emocional, por outro lado tem que carregar o peso deste demônio implacável que são as drogas.”
Eugênio - presidente FEPAM

“Ficamos mais chateados porque as fotos mostram uma pessoa “gente boa” e, por uma bobeira, talvez por falta de cultura mesmo, acaba perdendo a vida.”
Evandro (site Culturismo)

“É muito triste ver um jovem morrer em tão tenra idade e, como disse o Evandro, com uma cara de boa gente; creio que não devamos deixar que seu calvário tenha sido em vão, pois em vida expressou a vontade de divulgar os riscos quando saísse dessa. Oremos por ele e façamos dele um aliado na orientação que tentamos passar, sem almejar destaque profissional, projeção ou dinheiro. Fazemos isso por nos acharmos capazes para isso e por termos a convicção de que orientar e educar faz parte do exercício da cidadania.
Um abraço triste”
Dr. João Alberto de Mattos

PREJUÍZO À SAÚDE CAUSADOS PELOS ESTERÓIDES ANABOLIZANTES:
Doença hepática
Masculinização das mulheres
Pressão arterial alta
Espasmos musculares
Colesterol LDL aumentado
Dor de cabeça
Colesterol HDL diminuído
Tensão nervosa
Retenção de líquidos e água
Náuseas
Supressão da imunidade
Urticária
Diminuição da Testosterona
Irritabilidade
Atrofia dos testículos
Variações do humor
Acne
Impulso sexual aumentado ou ausente
Ginecomastia
Agressividade
Contagem de esperma diminuída
Dependência de drogas

Fonte: Susan M. Kleiner / Maggie Greenwood-Robinson
"Nutrição para o treinamento de força" - Ed. Manole, 2002

CONHEÇA TODOS OS EFEITOS DOS ESTERÓIDES ANABOLIZANTES - JÁ COMPROVADOS PELA CIÊNCIA.

Aumentam as reservas de glicogênio muscular e também o tamanho e a resistência dos músculos;
Promovem um aumento na capacidade do organismo em incorporar proteína em grandes quantidades no músculo;
A resposta do músculo ocorre mais rapidamente quando nas situações de treinamento, alimentação e suplementação;
No sangue atuam aumentando o nº de células vermelhas, o volume e a concentração de hemoglobinas;
Aumenta o metabolismo basal (aumentando a queima de calorias);
Aumenta o tamanho do coração;
Diminui a quebra e a perda de proteína muscular causada pelo treinamento;
Aumentam a atenção e o raciocínio;
Aumentam a autoconfiança, auto-estima e a tolerância à dor, permitindo maior intensidade de treinamento;
Facilitam o fenômeno da memória muscular, tornando mais fácil o retorno em nível de condicionamento físico e de desempenho atlético;
Causam Acne;
Alargam o clitóris;
Alargam a próstata;
Alargam o pênis;
Atrofiam os testículos;
Amarelam a pele e os olhos;
Aumentam o risco coronariano;
Aumentam os níveis do colesterol ruim (LDL);
Causam Arritmia cardíaca;
Aumentam a pressão arterial;
Causam cãibras, câncer hepático, cansaço crônico, cefaléia grave, cistos renais;
Alteram o comportamento tornando-o agressivo de forma irreversível;
Causam choque anafilático;
Provocam a calvície (sendo irreversível na mulher e reversível no homem);
Provocam o crescimento de pêlos irreversível nas mulheres;
Causam um crescimento anormal de cabelos;
Diminuem gravemente os níveis de colesterol bom (HDL);
Provocam dores ósseas;
Causam edemas, retenção hídrica nos tecidos;
Fazem com que as ereções masculinas sejam freqüentes e contínuas;
Causam a esterilidade de modo irreversível;
Escurecem a pele;
Deixam o hálito forte;
Causam insônia;
Provocam Náuseas e vômitos freqüentes;
Mancham a pele;
Causam danos irreversíveis ao feto de mulheres grávidas;
Deixam a pele da mulher oleosa;
Geram perda de peso;
Dificultam urinar;
Sangram o nariz;
Causam tumores hepáticos;
Causam a morte.


Efeitos dos esteróides anabolizantes na adolescência

Este artigo não tem o intuito de assustar os adolescentes que tem intenção de usar drogas anabolicas e tão pouco mostrar meias verdades ou hipocrisia sobre o fato.

Cerca de 95% dos adolescentes que usaram alguma droga anabólica não tiveram nenhum tipo de supervisão médica durante o uso e cerca de 80% não usam nenhum tipo de proteção ou terapia pós-ciclo para remediar os efeitos colaterais das drogas.

O uso de esteróides anabolizantes na adolescência é muito mais prejudicial do que quando usados na fase adulta. A grande maioria sabe que as drogas trazem efeitos colaterais, mas não imaginam que os danos são muito maiores e as vezes irreversíveis quando você está em fase de crescimento.

Vale lembrar mais uma vez que este artigo não tem o intuito de assustar ninguém, apenas mostrar a realidade.

Efeitos Colaterais dos Esteróides Anabolizantes em Adolescentes



- Acne Severa
A maioria dos adultos sofrem com acne durante ciclos de anabolizantes, agora calcule os efeitos em um adolescentes que estão na fase onde há a maior pre-disposição a ter acne em toda a sua vida. Os efeitos podem ser catastróficos para sua auto-estima.

- Problemas no Fígado
É extremamente comum usuários adolescentes escolherem os esteróides orais, devido a facilidade de ingestão e pelo receio de injetar algo para dentro do seu corpo. A maioria acha que isto é o melhor caminho, porém a maioria dos esteróides anabolizantes injetáveis não são processados pelo fígado, o que é melhor, pois entram em seu organismo muito mais rápido e que não acontece com os orais, todos são processados pelo fígado o que traz um grande estresse para este órgão, podem ocorrer problemas como câncer do fígado e cirrose hepática. A droga Hemogenin por exemplo, tem ligação comprovada cientificamente com o câncer do fígado. Tem medo de agulhas ? Nem pense em anabolizantes.

- Diminuir ou parar completamente a produção de testosterona
Para quem não sabe, a testosterona é o principal hormônio masculino e os esteróides anabolizantes são a forma sintética deste hormônio. Quando você começa um ciclo de esteróides anabolizantes o seu corpo para de produzir naturalmente a testosterona devido ao alto nível que já está entrando devido aos esteróides, quando você para de utilizar drogas o corpo não estará mais produzindo testosterona natural(pois o corpo não viu necessidade devido ao excesso), depois de um tempo que ele vai perceber a falta e voltar a produzir naturalmente de forma extremamente lenta. O problema é quando o adolescente faz uso de esteróides, pois o seu corpo está em fase de crescimento e os níveis dos hormônios são muito instáveis, o que pode acarretar na diminuição drástica ou total de testosterona e não é só por um período de tempo, é para sempre. Caso isto aconteça, você terá problemas em manter o nível de testosterona o resto da vida, tendo que ser monitorado por exames o resto da vida.

- Parar o crescimento
O uso de esteróides anabolizantes em adolescentes faz com que a hipófise feche e o seu crescimento(em altura) simplesmente pare. E isto não é uma possibilidade, é 110% de certeza. A partir do momento que você começar a usar esteróides anabolizantes você não crescerá nenhum centímetro.

Conclusão: Quer usar anabolizantes ? Espere pelo menos até os 21 anos, a não ser que você esteja disposto a enfrentar problemas pelo resto da vida. Não vale a pena gastar dinheiro para ficar grande por 3 meses e ter dificuldades pelo resto da sua vida.

Fonte de pesquisa: Blog parceiro: Hipertrofia.org

AUMENTA O USO DE ESTEROIDES ENTRE JOVENS BRASILEIROS
15/03/2009
Segundo pesquisa, cerca de 1,2 milhão admitiu utilizar anabolizantes, que estimulam a violência. Levantamento do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (Cebrid) aponta que o uso de anabolizantes vem crescendo entre jovens.

Praticamente triplicou nos últimos anos, o que fez a ciência destinar mais pesquisas ao estudo das substâncias. Os resultados revelam até a ligação do produto com a violência.

Em 2001, 540 mil brasileiros admitiram o uso desses produtos, número que passou para 1,2 milhão nos últimos dados do Cebrid, colhidos em 108 cidades com mais de 200 mil habitantes.

Já uma outra pesquisa divulgada na semana passada pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo atestou que o anabolizante estimula a agressividade. "O trabalho foi feito em camundongos, que têm sistema genético parecido com o dos humanos", diz Silvana Chiavegatto, orientadora do estudo.

"No córtex, responsável por inibir a atitude agressiva, os danos causados pelo anabolizante foram de 66%." Não é apenas o dano cerebral que induz à violência. A maior parte dos usuários está em academias, em busca de músculos. A força trazida pela droga tem impacto nas atitudes.

A autoconfiança incentiva brigas, diz a psiquiatra do Cebrid Solange Aparecida Nappo. "Apesar de não provocar dependência química, entrevistamos 60 meninos, de 16 a 24 anos, e todos apresentavam sinais clássicos do vício", conta. "Reduziam toda a vida à malhação, ficavam afastados da família e amigos e suportavam qualquer sequela para atingir o objetivo de ficar maiores.

" PROBLEMAS - Trabalho do Instituto Dante Pazzanese, que acompanhou seis jovens que enfartaram antes dos 30 anos, mostra que todos utilizavam anabolizantes. "É um produto que provoca danos cardíacos e câncer no testículo e fígado. Mata, aleija e causa danos irreversíveis", alerta o cardiologista Nabil Gorayeb. "Precisa ser combatido como o tráfico de drogas." O médico diz ainda que o produto deveria ser vendido com receita controlada para casos raros de falência muscular.

O anabolizante pode ainda provocar doenças graves, como arritmia e enfarte. Ele altera os lipídios e eleva as taxas colesterol. Usuários de anabolizantes também costumam ter um aumento nas mamas por causa da grande quantidade de hormônios. A pele fica cheia de espinhas, principalmente no peito e braços.

"Por isso, mesmo em dias quentes, não tiram a camisa", conta a psiquiatra Solange Nappo, por vergonha que a acne denuncie o uso de anabolizante. - Fernanda Aranda -
Fonte: Estado de São Paulo - Portal Médico

Jovem que frequenta academia usa suplemento sem controle, diz pesquisa
Fonte : (Ciência & Saúde)

Pesquisa realizada pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) mostrou que 62% dos frequentadores de academias na capital paulista entre 15 e 25 anos consomem algum tipo de suplemento alimentar - substâncias desenvolvidas e indicadas para atletas que precisam repor nutrientes gastos em treinamentos intensos, como proteína, aminoácido e gel de carboidrato. Mais de 80% deles compram e ingerem os produtos sem recomendação médica ou nutricional.
Os dados, obtidos com base em entrevistas com 201 jovens de redes de academias de São Paulo, mostram erros e exageros de todos os tipos no consumo dessas substâncias, que provocam danos à saúde se ingeridas sem necessidade, em doses erradas e por um prazo muito longo - praticamente o que é feito por grande parte dos usuários pesquisados. Para agravar o quadro, o levantamento indica que quanto mais jovens maior é o uso de substâncias desse tipo.
Homens tendem a consumir mais suplementos do que mulheres, sem contar que muitos deles relataram ter amigos ou familiares que também usam os produtos. “Trabalhei por muitos anos como coordenadora nutricional de academias e via como o consumo de suplementos alimentares era descontrolado, as pessoas tomam coisas que nem sabem para o quê serve, e muitas delas sem nenhuma comprovação científica”, explica a autora da pesquisa, a nutricionista Márcia Daskal.
Segundo Márcio o jovem que malha quatro vezes por semana, de uma a duas horas, em mais de 90% dos casos não precisa tomar suplemento. Os diversos tipos de suplemento existentes no mercado, parte deles nacional, muitos importados e outros sem registro, são indicados para atletas profissionais que têm uma rotina de sete a nove horas de treino diário. No caso deles, que chegam a gastar mais de 5 mil calorias de uma só vez, a reposição por meio de suplementos auxilia a manter o desempenho no esporte de maneira equilibrada. É o caso de maratonistas, nadadores e corredores.

Um comentário:

Antonio Celso da Costa Brandão disse...

Abuso de anabolizantes

Durante a Segunda Guerra Mundial, os nazistas administravam hormônios derivados da testosterona para aumentar a agressividade dos soldados alemães. Esses hormônios anabolizantes - chamados de esteróides androgênicos - foram estudados na década de 1950 como agentes promotores de crescimento, mas suas propriedades virilizantes tornaram o uso clínico inviável.
Não é de hoje que alguns atletas usam anabolizantes com o objetivo de melhorar a performance, mas foi nos últimos dez anos que o abuso dos esteróides se disseminou entre freqüentadores de academias sem nenhum interesse em participar de competições esportivas, unicamente para melhorar a aparência física.

Quando andrógenos são ingeridos ou injetados na corrente sangüínea, ao passar pelo fígado, a testosterona é metabolizada e tornada inerte. Para impedir essa inativação surgiram no mercado adesivos transdérmicos, cápsulas de liberação prolongada e preparações contendo modificações estruturais na fórmula da testosterona.

Doses fisiológicas de testosterona e seus derivados, como aquelas empregadas em homens com hipogonadismo (insuficiência de produção de testosterona), não exercem efeitos indesejáveis em homens normais. Por isso, quem abusa de anabolizantes é obrigado a aumentar e escalar as doses para obter o efeito desejado - exatamente como o fazem os usuários de outras drogas.

Doses mais altas (suprafisiológicas) de testosterona estimulam a síntese de proteínas e aumentam a massa muscular, porque o hormônio se liga a receptores específicos localizados nas fibras musculares. Dosagens mais elevadas provocam ainda euforia e resistência à fadiga, facilitando a realização de exercícios mais vigorosos que colaboram decisivamente para hipertrofiar a musculatura.

Alguns estudos mostram que o exercício físico é muito importante para o ganho de massa muscular se for associado ao uso de anabolizantes. Estes, quando administrados a sedentários, provocam aumentos bem mais discretos.
O abuso de anabolizantes provoca distúrbios comportamentais, endócrinos, cardiovasculares, hepáticos e musculoesqueléticos.

- Comportamentais: São freqüentes as queixas de agressividade exacerbada, irritabilidade, agitação motora e aumento ou diminuição da libido. Síndromes psiquiátricas como transtorno bipolar (anteriormente conhecida com o nome de psicose maníaco-depressiva), síndrome do pânico e quadros depressivos podem surgir na vigência do uso de doses elevadas.

- Endócrinos: É comum aparecerem lesões dermatológicas típicas de acne - principalmente na face -, atrofia dos testículos, calvície, impotência sexual, diminuição do número e da motilidade dos espermatozóides, redução do volume de esperma ejaculado, ginecomastia (crescimento das mamas em homens), masculinização das mulheres e alterações na tolerância à glicose que podem desencadear quadros de diabetes em indivíduos predipostos.

-Cardiovasculares: Retenção de líquido que favorece o aparecimento de edemas. Aumento da pressão arterial. Alteração no metabolismo dos lípides que podem levar a aumento do risco de doenças cardiovasculares: aumento do colesterol total, diminuição de HDL ("bom colesterol"), aumento de LDL ("mau colesterol") e aumento de triglicérides.

-Hepáticos: elevação das enzimas do fígado (transaminases, fosfatase alcalina, gama GT, etc.), quadros de icterícia e, mais raramente, câncer do fígado.

-Musculoesqueléticos: Lesões osteomusculares por solicitação exagerada ("overuse"). Fechamento precoce das epífises, com conseqüente interrupção do crescimento dos ossos. Não existe tratamento específico para o uso abusivo de anabolizantes.
Como essas drogas são geralmente comercializadas por vias ilegais e administradas em dosagens e concentrações variáveis por pessoas leigas, não há estudos clínicos para nos ajudar a definir esquemas seguros de administração, se é que eles existem.

Este texto foi extraído do site do Dr. Drauzio Varella.