3.17.2009

Relaxamento e os segredos de uma boa respiração.


Saiba como aproveitar melhor o fôlego no seu cotidiano

Conheça os segredos de uma boa respiração.

Relaxamento e bem estar são apenas alguns benefícios.
Tecnicas de relaxamento levam a um estado de profundo descanso que muda as respostas fisicas e emocionais ao stress diario. Se praticado regularmente, o relaxamento leva a efeitos duradouros durante o dia e melhora a sa�de geral. Geralmente a t�cnica de relaxamento baseia-se na repetição de uma palavra, som e um esquecimento passivo dos pensamentos do dia-a-dia que acabarão aparecendo na sua cabeça, e voltar a repetição da palavra inicial.

Aqui esta uma das técnicas:

1) Escolha uma palavra ou uma frase curta ou o começo de uma reza que esteja firme dentro de voce como: paz,vida, Pai nosso, etc...

2) Sente-se em sillncio numa positivo confortavel

3) Feche os olhos

4) Relaxe os musculos, subindo a partir dos pés, indo pelas panturrilhas, coxas, abdome, ombros, cabeça e pescoço.

5) Respire devagar e naturalmente e cada vez que respirar, diga a sua palavra ou frase ou reza silenciosamente para voce mesmo, no seu pensamento, quando puser o ar para fora.

6) Assuma uma atitude passiva. Não se preocupe como voce está indo. Quando outros pensamentos vierem na sua cabeãa, simplesmente diga para voce mesma tudo bem e volte gentilmente para a sua repetição.

7) Continue por 10 ou 20 minutos.

8) Não fique em pé de uma so vez. Continue sentado por um minuto, para permitir que outros pensamentos retornem. So então abra os olhos, espere mais um minuto e levante.

9) Pratique esta técnica uma ou duas vezes por dia. Horarios bons são antes do café da manhã e antes do jantar.

Eduardo S. Paiva



Você tem parado para respirar profundamente, sem pressa e sem ficar pensando nos problemas do dia-a-dia? Às vezes, é difícil mesmo. Mas uma coisa é certa: vale muito a pena se concentrar na respiração.

É um corre-corre danado quando se faz mais de uma coisa ao mesmo tempo, quando se encontra um obstáculo atrás do outro ou carrega o mundo nas costas. Haja fôlego. São palavras em profusão, sem pausa, durante horas e horas.

É preciso vender e sobreviver. “É uma luta. É difícil”, comenta um vendedor. Difícil mesmo é desde o início. Os bebês sabem oxigenar o corpo muito melhor que os adultos. Eles podem chorar e respirar, porque não vai ser fácil.


Com movimentos perfeitos, parece uma coreografia de pulmões vitoriosos. A respiração do nadador Thiago Pereira é digna de medalha. Mas e os campeões anônimos, os do dia-a-dia? Melhor encarar com calma, porque tem muita coisa que pode alterar nossa respiração. Contra os imprevistos, respirar fundo é o melhor remédio. Senão, a situação pode piorar.

“Às vezes, até dependendo da intensidade que a ansiedade determina na alteração da respiração, existem alguns distúrbios no sangue que levam até a dormência nas mãos e nos pés ou a sensação de desmaio”, aponta o professor de medicina José Messias, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj).

Nas grandes cidades, ainda tem um agravante: a poluição. Milhões de pessoas gostariam de respirar um ar mais puro e ter uma vida mais tranquila. Escapar da ansiedade e do estresse é quase impossível nesse nosso tempo – justamente ele que a cada dia nos falta mais.

Parar por uns momentos para nos ver e nos sentir sempre pode ficar para depois. Mas o importante é não esquecer: todos nós precisamos uma válvula de escape. Na segunda-feira (16), em cinco capitais brasileiras, grupos se reuniram para educar a respiração.

Consciência

“A respiração faz você ter mais consciência de todos os seus atos, de tudo o que você faz. Faz bem para o corpo e para a mente”, comenta a inspetora de importação Stephany Grey. “Fazer essa prática diariamente é aquele momento meu de calma. Se eu levar uns dias sem fazer, vejo que faz falta”, conta o designer Henrique Rajão.

Respirar bem ajuda a trabalhar bem e, sobretudo, a encantar, nos surpreender e emocionar. Aliando talento e técnica, o músico Leo Gandelman conta que faz ginástica aeróbica regularmente para ajudar no controle do entra-e-sai do ar nos pulmões.

“O importante é você saber dosar e controlar o diafragma, que é uma parede horizontal debaixo do pulmão que funciona como um fole. Quando ela vai para baixo, o pulmão se expande e enche de ar.

Quando ela vai para cima, ela vai pressionando o pulmão e jogando para fora a corrente de ar, que deve ser controlada. É como um arco de um instrumento de corda. Bem devagarzinho, com constância, você vai extraindo o som”, ensina o músico Leo Gandelman.

A música pode ser uma boa terapia e um ótimo exercício, mas existem outros métodos que, segundo o médico José Messias, também podem funcionar muito bem. “Exercícios físicos que, de alguma maneira, nos obrigam a ter um controle e uma consciência maior do ato de respirar, que descarrega o sistema”, diz Messias.

Será que tanto esforço respiratório não cansa? “Para ser franco, não. A gente se sente refeito, porque é um momento de oxigenação. Quanto mais você toca, mais você oxigena. A gente se sente muito bem, principalmente se o show foi legal”, diz o músico Leo Gandelman.


Globo.com

Nenhum comentário: