5.28.2009

Animais domésticos são fonte de grande parte das doenças humanas



Animais domésticos são fonte de grande parte das doenças humanas
Estudo divulgado pela "Nature" mostrou o fenômeno.
Aids, dengue, malária e febre amarela figuram da lista.

Animais são os transmissores de todas as doenças humanas? Todas as doenças infecciosas humanas se originaram de animais domesticados?


Das 25 doenças infecciosas que historicamente causaram alta mortalidade em seres humanos, muitas provavelmente, ou possivelmente, chegaram aos homens a partir de animais domesticados, segundo uma grande análise publicada na "Nature", em 2007.

As principais entre as doenças associadas a climas temperados são a difteria, influenza A, sarampo, caxumba, coqueluche, rotavírus, varíola e tuberculose. As três outras provavelmente vieram de macacos (hepatite B) ou roedores (praga e tifo), afirma a análise. Outras quatro doenças de climas temperados (rubéola, sífilis, tétano e tifóide) vieram de fontes ainda desconhecidas.

Entre as importantes doenças tropicais, cita a análise, a origem atribuída a animais domésticos é válida em seis: Aids, dengue, malária e febre amarela, todas derivadas de macacos selvagens; o cólera, de algas e invertebrados aquáticos; e a malária causada pelo Plasmodium falciparum, de pássaros. O caso não está claro em relação à doença de Chagas, doença do sono africana (ocidental e oriental) e leishmaniose visceral, pois os ancestrais dos agentes causadores das doenças infectam tanto mamíferos domésticos quanto os selvagens.

A forte relação com os animais domésticos nos casos das doenças de climas temperados está associada ao surgimento da agricultura, há onze mil anos, que permitiu às populações humanas sobreviver e transmitir as doenças, além de trazer essa população a contatos frequentes com animais. A principal razão pela qual poucas doenças tropicais surgiram de animais domésticos é que esses animais estiveram historicamente concentrados principalmente nas zonas temperadas. O único animal doméstico abundante que se originou nos trópicos é a galinha, do sudeste asiático.

Globo.com

Nenhum comentário: