5.24.2009

TRABALHO EM EQUIPE . Como gerenciar esta questão.



CUIDADO! Um incompetente motivado é uma grande ameaça.
Metas Confusas, Objetivos Embolados
O objetivo da equipe não está claramente definido, ou as metas traçadas são incoerentes entre si.
Solução: se isto acontecer, é necessário esclarecer as metas traçadas ou rever a sua congruência. Em meio à correria de observar prazos cada vez mais curtos, às vezes algumas metas, definidas em meio a arroubos de pressa, podem não apontar na mesma direção.

Papéis Não Resolvidos
Os integrantes da equipe não entendem claramente qual é a sua função, qual tarefa devem desempenhar.
Solução: cada pessoa deve estar ciente do que se espera de seu desempenho, e qual sua função dentro do grupo. Isto parece óbvio, mas as aparências enganam...

Tomada de Decisões Ruim
Existem várias ferramentas decisórias diferentes, sendo cada uma mais apropriada para situações específicas. Pode ocorrer de as ferramentas estarem sendo usadas em situações inadequadas.
Solução: identificar a abordagem decisória correta para cada situação e utilizá-la. Por exemplo, quando se deseja priorizar entre diversas idéias propostas por um grupo para a solução de um problema, e não existe um referencial objetivo, mensurável, pode-se utilizar a técnicas de análise por comparação par a par, onde uma idéia é avaliada tendo as outras como referencial. Já em situações nas quais existam critérios mensuráveis, pode-se lançar mão da técnicas de matriz de avaliação.

Conflitos de Personalidades
Pessoas são dotadas de uma série de atributos que lhes conferem sua distinta personalidade e, às vezes, isto pode causar sérios conflitos quando o trabalho em equipe é necessário.
Solução: identificar e valorizar diferenças, tornando-as transparentes para os membros da equipe.

Liderança Ruim
Há várias maneiras de a liderança influenciar negativamente o comportamento de um equipe, sendo, por exemplo, incoerente, inexpressiva, inconstante etc...
Solução: o líder precisa entender que seu propósito é servir aos objetivos da equipe, e caso isso seja possível, ótimo. Senão, o papel de liderança deve ser passado a outra pessoa.

Cultura Anti-equipe
Nem todas as empresas estão prontas para lidar com as decorrências do trabalho em equipe, principalmente de equipes autogerenciáveis, pois isto implica em níveis diferenciados de liberdade aos integrantes, em especial. Isto faz com que a cultura da empresa trabalhe contra as equipes, de forma sutil ou declarada.
Solução: neste tipo de empresa, deve-se avaliar as verdadeiras razões para se criar uma equipe. Se não forem absolutamente relevantes, melhor nem criar a equipe.

Feedback e Informações Insuficientes
Uma das coisas mais importantes para monitorar o trabalho da equipe é avaliar seu desempenho; além disso, para que o desempenho possa ser o esperado, a equipe necessita de recursos os mais diversos, em especial informações. Isto pode não estar ocorrendo.
Solução: é necessário criar um sistema que permita o livre fluxo de informações úteis para todos os membros da equipe, para depois poder acompanhar seu desempenho apoiado em premissas realistas.

Sistemas de Recompensa Mal Concebidos
O reconhecimento pelo trabalho é fundamental para alimentar o nível de motivação dos membros de uma equipe, e nem sempre isto é feito da forma correta, pois as possibilidades de recompensa são muitas e bastante distintas entre si.
Solução: é imprescindível recompensar a equipe como um todo e também os esforços individuais.

Falta de Vontade de Mudar
Quando se sabe o que deve ser feito, mas não se tem vontade de fazê-lo, nenhum esforço há de lograr êxito.
Solução: a tarefa aqui é desvelar os impedimentos à mudança e lidar com os mesmos, destruindo-lhes, quando necessário.

Ferramentas Erradas
A metáfora mais comum é a de uma equipe que é enviada para uma batalha com uma atiradeira. Isto não funciona!
Solução: prover aos membros da equipe todas as ferramentas necessárias para, pelo menos, engajar-se apropriadamente na batalha, ou então, dar mais espaço ao uso da criatividade e improvisação.

Evidentemente, o trabalho em equipe continuará sendo um poderosíssimo catalisador da melhoria e inovação dentro das empresas, mas os fatores apontados anteriormente servirão de base para que o leitor possa manter uma perspectiva realista sobre as dificuldades associadas ao mesmo. Vale conferir o livro da Campus para aprofundar os seus conhecimentos, e prepara-se melhor para possíveis dificuldades.


TRABALHO EM EQUIPE

Vejamos o pode levar equipes de campeões ao fracasso:
A prepotência de seus integrantes. O “já ganhou” não agrega sucesso às equipes, muito pelo contrário faz com que todos “abram a guarda” tirando características especiais que a equipe possue;
A falta de conjunto, de treino, de saber até onde seu colega vai ou pode até onde por ir. Saber a partir de qual ponto você possa assumir a condução das ações levando-as em frente;
A falta de liderança de seu líder em função das pessoas e do negócio, Atitudes de liderança que são inconsistentes com a característica de formação dessa equipe, líderes que não agreguem pessoas a objetivos e vice-versa, líderes que não trocam experiência e que constantemente não praticam a motivação direcionada a pessoas;
O desprezo sobre concorrentes, não avaliando o cenário em que a equipe está inserida, seus fornecedores e seus clientes finais, ou seja, a equipe não avalia corretamente o mercado em que está inserida;
A falta de exploração dos diferentes talentos existentes nessas equipes em prol do bem comum, tratar iguais os diferentes, afinal equipe de sucesso é resultado da soma das diferenças;
O egocentrismo, onde alguns se acham melhores que os outros. Dessa forma alguns talentos dessas equipes de incomodam profundamente quando em algum momento são orientados a ficar “no banco”, aguardando o momento certo para atuar;
Falta de definição clara de objetivos individuais e da equipe;


Estes são alguns dos pontos que acredito levem a equipes formadas por campeões fracassarem, não conquistarem seus objetivos.

Sabemos que equipes de sucesso, em qualquer circunstância devem levar seus integrantes a agregar valor, a pensar além do que está previsto.

Sabemos que os membros de uma equipe precisam alicerçar sua performance em quatro pilares básicos: Resultado; Comportamento; Conhecimento e Reação. Nesses pilares encontram-se perguntas fundamentais para agrupamento de pessoas.

O que quero de minha equipe? Quais são os resultados desejados a curto, médio e longo prazos? O que vamos fazer para aprimorar nossas atitudes e ações em prol dos objetivos? Realinhar! Reagrupar! Quais são os comportamentos desejados em função dos objetivos? Qual o conhecimento que deve ser adquirido como complemento ao que essas equipes já possuem? Realização de check points em todo processo de produção das equipes.

Claro que como brasileiro, gostaria que nossa seleção tivesse ganhado a medalha de ouro, mas isso seria apenas uma circunstância. O que não pode ocorrer é o fracasso, a perda do foco, o abandono das técnicas em detrimento apenas do comportamento.

Trabalho em equipe
O conceito da qualidade total com a certificação ISO 9000 e seus correlatos, a restruturação das empresas e departamentos com a reengenharia e tantas outras formas de administrar surgiram nesta última década.
Nesse rastro, o treinamento quase que massificado nas grandes empresas conheceu títulos como atendimento ao cliente, motivação, gerenciamento do estresse, entre outros. Um dos treinamentos mais solicitados às empresas especializadas é o de trabalho em equipe que visa colocar todos os funcionários na mesma harmonia e sinergismo, enxergando a empresa como um todo e não mais com uma visão fragmentada.
O treinamento em trabalho de equipe concentra a atenção dos participantes no objetivo comum da empresa com igual responsabilidade e comprometimento de todos. O objetivo dos treinamentos é tornar o funcionário participativo com comunicação adequada e eficiente, mostrar sua criatividade e proporcionar a troca de idéias nas equipes sem esquecer o objetivo da empresa.
A possibilidade de trabalhar harmoniosamente em equipes de trabalho é um dos pré-requisitos para ser um bom líder nos dias de hoje. Essa característica é imprescindível pois a exigência de qualidade é cada vez maior e a cobrança por resultados uma necessidade.

"Numa equipe de trabalho existem papéis, funções e tarefas bem definidas, além de planejamento, organização, divisão de tarefas e, principalmente, objetivos comuns a todos."

TRABALHO EM EQUIPE NA PRÁTICA

O treinamento é decisivo a partir do momento que há a conscientização de que todos devem e podem participar de forma ativa do processo.
"Devem ser criados grupos homogêneos quanto a conhecimentos técnicos e normativos que se reunirão com freqüência para troca de idéias e informações com o objetivo comum de obter a certificação."
O sistema de trabalho em equipe passa a fazer´parte da rotina da empresa.
O principal fruto desse trabalho é que os funcionários e todos os integrantes das equipes não mais são vistos como apenas informantes, mas como quem dita as normas. Todos têm a consciência de que receber informações que interessam ao processo e à empresa como um todo são fundamentais.
"o trabalho em equipe é muito importante pois através dele é possível observar o comportamento das pessoas fazendo-as perceber que todas têm a mesma importância na empresa. Não existem estrelas".
"O treinamento proporciona conhecer as formas de trazer todas as pessoas para o mesmo lado. Na verdade estamos todos no mesmo barco e é preciso que aprendamos a remar de forma sincronizada." E o resultado sera positivo.

STRESS: O GRANDE VILÃO NO DESEMPENHO DAS PESSOAS

Como as políticas das empresas refletem o comportamento da sociedade, e no caso do stress não se foge a regra, este tema também está virando tabu dentro das organizações.
A cada dia mais e mais pessoas ficam estressadas nas empresas, apesar de todo o investimento em tecnologias, processos administrativos e informatização.
O desempenho das pessoas está caindo junto com a criatividade, a paciência e as perspectivas quanto ao futuro, geram insegurança, ansiedade e um aumento dos conflitos dentro das organizações.
Hoje em dia, é muito raro encontrarmos um ambiente empresarial onde predomina a alegria e a descontração.
No fundo as pessoas estão mais infelizes. O que fazer?

DICAS PARA DIMINUIR SEU STRESS NO TRABALHO
Faça uma profunda avaliação da maneira como está a administração do seu tempo e dos seus subordinados.
Procure deixar 30% do seu tempo sem compromissos. Certamente eles serão preenchidos por situações de emergência que você nem sonha.
Faça uma avaliação da sua flexibilidade e comunicação. Conflitos são geradores de Stress.
Procure uma pausa no seu dia de trabalho. Evite almoços de negócios.
Procure deixar assuntos e reuniões mais pesadas para o início do dia. Evite-as no final da tarde.
Mantenha o controle dos assuntos com secretárias e subordinados através de agendas e follow ups descomplicados.
Cuidado com o celular, ele pode estar sendo mais um fator de stress para você.
Planeje suas atividades semanalmente e mensalmente.
Aprenda a sentir seu corpo e sua respiração em qualquer situação de tensão.
Pratique diariamente um relaxamento mental.
Tire férias regularmente.

Fonte: Internet

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