5.28.2009

Marketing: Um aliado para o sucesso

Marketing: Um aliado para o sucesso

O mercado de trabalho tem se mostrado cada vez mais competitivo em praticamente todas as áreas. Dessa forma, quem aplica o Marketing Pessoal na carreira tem evidentes chances de se destacar mais do que o concorrente. É importante estar na “vitrine”, ou seja, certificar-se de que todos saibam o que você faz na empresa, e para isso use todas as tecnologias disponíveis para se “vender”.
Marketing é o conjunto de ferramentas que uma empresa usa para fazer com que seus produtos sejam conhecidos, apreciados e comprados. Marketing pessoal é um profissional fazer exatamente a mesma coisa, só que em benefício da própria carreira. E isto tem se tornado cada vez mais comum e importante para se obter sucesso no trabalho. Porém, é imprescindível ter alguns cuidados. Então, atenção para os 10 mandamentos do marketing pessoal:
1 – Liderança;
2 – Confiança;
3 – Visão;
4 – Espírito de equipe;
5 – Maturidade;
6 – Integridade;
7 – Visibilidade;
8 – Empatia;
9 – Otimismo e
10 – Paciência.
Habilidades escondidas geram desvantagem, portanto, esteja sempre pronto para ajudar e mostrar suas qualidades. É necessário estar sempre disposto e habilitado para enfrentar transformações, com motivação e sem perder o foco. Preocupe-se com o que você passa para as pessoas, por isso vigie o linguajar, o gestual e ainda o tom da sua voz. Evitar gírias ou expressões chulas também conta muito. Atualmente, com as opções de tecnologia móvel, tome muito cuidado com o uso do celular ou bips, isso pode incomodar e tirar a concentração dos seus colegas de trabalho.
Tenha autocontrole emocional, mas cuide para não ser frio demais. Tratar a todos de forma educada faz a diferença. Algumas pessoas se recordam de outras pela maneira cortês, positiva com que tiveram o contato, Da mesma forma, existem pessoas que deixam uma imagem negativa, o que pode prejudicar no crescimento. Saber elogiar o trabalho de um colega e reconhecer o mérito dos outros é um grande passo.
O trabalhador precisa, além de todos os pontos já mencionados, se preocupar com a própria imagem, ou seja, se vestir de acordo com a realidade do ambiente de trabalho. Apresentar boa higiene pessoal também conta muito, até porque, ao trabalhar em uma empresa você acaba levando a imagem dela, associando-se aos sucessos e fracassos.
Comprometa-se com a empresa. Seja organizado, mantendo sua mesa ou sala sempre apresentável, e não exagere nos objetos pessoais, isso demonstra descomprometi mento. Saiba tudo o que puder sobre a empresa. Assim você nunca será pego de surpresa e ainda cumpra sempre seus horários e prazos
Numa empresa séria, quem tem Marketing Pessoal sempre recebe atenção da chefia e apoio dos colegas. Numa empresa medíocre a mesma pessoa pode ser vista como uma ameaça, num caso assim, não adianta querer mudar a empresa, é mais sábio mudar de empresa.
Finalizando e resumindo, o Marketing Pessoal é a habilidade que um funcionário tem de aparecer sem ser chato, e de conseguir a simpatia da chefia sem ser “puxa saco”.

Portal Educação

Nenhum comentário: