6.09.2009

Peixes oleosos podem evitar doença degenerativa nos olhos

Consumo de ômega-3 pode frear degeneração macular nos primeiros estágios ou em estágios avançados.


Uma pesquisa americana sugere que pessoas que sofrem de degeneração macular relacionada à idade (AMD na sigla em inglês) deveriam comer peixes oleosos pelo menos duas vezes por semana para evitar as doenças dos olhos. De acordo com o estudo da Universidade Tufts de Boston, ácidos graxos como ômega-3, encontrados em abundância em peixes como salmão e cavalinha, podem desacelerar ou até mesmo frear o progresso da doença nos primeiros estágios ou em estágios avançados.


Outros estudos já sugeriram que o ômega-3 poderia diminuir em um terço o risco de desenvolver a degeneração macular relacionada à idade. Os pesquisadores basearam suas descobertas em exames feitos em quase 3 mil pessoas que consumiam vitaminas e suplementos, e a pesquisa foi publicada na revisa especializada "British Journal of Ophthalmology". O avanço de duas formas da doença foi 25% menor entre os que consumiram uma dieta rica em ácidos graxos como o ômega-3.


Suplementos
A pesquisa americana também descobriu que pessoas que estavam no estágio avançado da doença e que seguiam uma dieta de baixo índice glicêmico - de alimentos que liberam açúcar mais lentamente - acompanhada de suplementos de vitaminas e minerais antioxidantes, como vitamina C e zinco, parecem ter reduzido o risco do avanço da degeneração em até 50%.


Esses suplementos, no entanto, não deram bons resultados para as pessoas que estavam nos primeiros estágios da degeneração macular, anulando os efeitos do ômega-3. Os suplementos parecem até ter aumentado o risco de avanço da doença. Os que tomaram todas as vitaminas antioxidantes mais o zinco e que tiveram um alto consumo diário de betacaroteno, encontrado em vegetais amarelos e verdes, tiveram um risco 50% maior de avanço da doença.


Os pesquisadores acreditam que os ácidos graxos do tipo ômega-3 oferecem proteção contra a degeneração macular relacionada à idade ao alterar os níveis de gordura no sangue depois de uma refeição, que poderiam ser prejudiciais à saúde. Entretanto, os estudiosos afirmam que não está claro se os pacientes também devem consumir suplementos junto com o ômega-3.


Eles sugerem que consumir duas ou três porções de peixes oleosos (como atum, salmão, cavalinha e arenque) ou moluscos por semana corresponde ao nível de consumo diário recomendado (650 mg) de ômega-3, e que diminui de forma significativa o progresso da doença.


Uma porta-voz da entidade de caridade britânica para pessoas com problemas de visão, a RNIB, afirmou que espera que a pesquisa americana destaque a importância de um estilo de vida saudável para manter também a saúde dos olhos. "Essas descobertas parecem ser coerentes com pesquisas anteriores que mostraram que o consumo de ômega-3, como parte de uma dieta equilibrada, pode ajudar a evitar o desenvolvimento de degeneração macular relacionada à idade".

Globo.com

Nenhum comentário: