1.02.2010

Comece ano cuidando da saúde

Para começar o ano cuidando da saúde
Exames preventivos podem salvar vidas, livrando os pacientes de infarto, doenças infecciosas e câncer


Rio - Um novo ano começando e é o momento de fazer um balanço do tempo que passou, e começar a traçar as metas para os próximos 365 dias, tanto na área profissional e pessoal, mas sem esquecer também dos cuidados com a saúde. E adotar novos hábitos e providenciar um check-up são atitudes que podem fazer a diferença na hora de garantir saúde e bem-estar ao longo do ano.


O paciente Rômulo Fritscher faz check-up com a médica Ana BarreiraExames preventivos podem ser fundamentais para salvar a vida. “Identificar a existência de insuficiência coronariana, por exemplo, pode evitar o infarto e complicações cardiovasculares graves. Doenças infecciosas, renais, metabólicas, hepáticas e câncer são problemas que podem ser detectados e mapeados pelo check-up. O ideal é fazer esta prevenção anualmente ou, no máximo, a cada dois anos”, explica a cardiologista e geriatra Ana Cristina Barreira, membro da Sociedade Brasileira de Cardiologia.

“Fumo, maus hábitos alimentares, doenças genéticas, sedentarismo, estresse, aumento de peso, hipertensão arterial e diabetes são alguns dos fatores de risco que podem predispor a uma doença. Então, é muito importante que a pessoa não se descuide e providencie logo um check-up completo”, destaca.

ALIMENTOS SAUDÁVEIS

Outra questão importante é adotar uma dieta equilibrada. “Para incorporar mais alimentos saudáveis no cardápio diário, o jeito mais fácil é comer mais frutas, verduras e cereais integrais. A maioria desses alimentos não tem gordura, colesterol, sódio e possui poucas calorias. Assim, é possível garantir ingestão de fibras, cálcio, ferro, magnésio e vitaminas, elementos essenciais para manter o corpo funcionando da melhor forma possível em 2010 e nos anos seguintes”, recomenda a médica ortomolecular Luciana Granja.

CHECK-UP

ANÁLISE LABORATORIAL
Hemograma, Grupo Sanguineo e Fator Rh, Creatinina , Ureia, Ácido Úrico, HIV, Hepatite C e B, TSH, PSA (homens acima de 40 anos), parasitológico de fezes e urina.

ULTRASSONOGRAFIAS
Abdomen (análise dos órgãos abdominais, presença e grau de gordura no fígado); Transvaginal e Mamografia, e Próstata (saúde dos órgãos genitais).

SISTEMA CARDÍACO
Ecodopplercardiograma,Teste Ergométrico, e US de Carotidas e Vertebrais (sistema cadiológico e cerebral).

COLONOSCOPIA
Doenças intestinais, para pacientes acima de 50 anos.

DOSAGEM HORMONAL
Detecta distúrbios menstruais ou da tireoide.

O Dia

Nenhum comentário: