1.02.2010

Pode tomar que nao faz mal.

Sempre que leio que um consulente já tentou “tudo” o que conhecia, já visitou muitos endereços na net para saber se aquilo que tem é mesmo um problema, mas não foi ao médico, fico a pensar que deve haver algo errado conosco.

Como exemplo gosto de dizer que se seu carro ou computador quebrar, dificilmente, você abrirá o motor ou a caixa da CPU e se porá a “consertar”. Já usei como exemplo a confecção de uma camisa que teoricamente é simples, mas se eu me dispuser a fazer, sem treino específico, o resultado deixará muito a desejar. Por que com o tratamento médico seria diferente.

Já disse que para sair médico são necessárias mais de nove mil horas (9.000 horas) de treinamento. Se somarmos a especialização, no mínimo, mais três mil horas (3.000 horas). Transformado em anos são nove anos de treinamento direto. Isso para poder escrever um determinado medicamento num papel que chamamos de receita.

Não sei quanto tempo leva para formar um costureiro, nem vou dizer bom costureiro, mas não deve nem chegar perto disto ou para ser um técnico em mecânica ou eletrônica, sem nenhum demérito a qualquer profissão, não estou tratando de mérito ou capacidade individual. Estou abordando a necessidade de formação para fazer qualquer coisa e imagino que nem chegue perto do tempo necessário para sair médico.

Já pensaram que o curso médico demanda seis anos, em período integral, sem contar plantões que começamos a fazer por volta do quinto ano. Depois vem a residência médica, no mínimo três anos, com uma carga média de sessenta horas de trabalho/treinamento por semana. Os trabalhadores, em geral, acham 44 horas de jornada excessiva. Os médicos costumam fazer muito mais que isto, de forma regular desde o primeiro ano da faculdade.

Já disse também que entre o tempo/jornada de formação para se formar médico que é longo, exaustivo, nem computamos o tempo dedicado a livros, congressos, especializações, chats, blogs e, pasmem, viver.

Quando for se “tratar”, tomar algum medicamento que uma amiga “receitou”, que fez muito bem para seu vizinho, comprar aquele “remediozinho” com ou sem tarja, pense bem. Você consegue costurar a camisa que está vestindo?

Se não der certo quem vai resolver? Camisa você pode comprar outra. Saúde, nem sempre. Pense bem.

Saude da Mulher
Jefferson Delfino ]

Nao se automedique (boaspraticasfarmaceuticas)

Nenhum comentário: