1.03.2010

Pele linda e saudavel sob o sol



Pele linda e saudável sob o sol
Efeito estufa está fazendo o planeta esquentar cada vez mais. Para evitar câncer cutâneo e envelhecimento precoce, é preciso redobrar cuidados. Mais de 70% dos cariocas precisam aprender a usar filtro solar corretamente

Rio - O planeta está prestes a virar um caldeirão. Dados recentes sobre emissões de gases do efeito estufa indicam que a Terra esquentará mais seis graus neste século. Com isso, alertam médicos, os cuidados com a pele devem ser ainda mais intensos, pois o risco de câncer aumenta com a maior exposição ao sol. A doença registra 24,7% de todos os tumores malignos do Brasil.

O biólogo Celso Sanchez, professor da Uni-Rio, explica que as substâncias despejadas se acumulam na atmosfera, formando uma espécie de “panela de pressão”. “Nos últimos 150 anos o homem passou a jogar uma série de gases tóxicos na atmosfera, que vêm das queimadas, queima de combustíveis fósseis, entre outros fatores”, diz. Mas o cuidado com a pele não acompanhou este processo. Cerca de 70% dos cariocas não sabem usar o protetor solar corretamente, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SDB).

“Infelizmente, as pessoas ainda não levam a sério os efeitos nocivos da radiação do sol. O filtro tem que ser visto como medida para evitar que a radiação ultravioleta cause câncer cutâneo, além do envelhecimento precoce”, destaca o dermatologista David Azulay, coordenador da campanha de prevenção ao câncer de pele da SBD-RJ. “Lesão que sangra com facilidade; uma pinta que cresce rapidamente, muda de cor ou tem varias cores são indícios de possível transformação maligna. Deve-se procurar o dermatologista”, avisa.

Quanto à proteção das crianças, a dermatologista Elisa Fontenelle, da SBD-RJ, destaca que o filtro não deve ser aplicado nos pequenos com até 6 meses de idade, pois pode ser tóxico. Após esta fase, ela recomenda o uso de protetores em creme. “Irritam menos”, explica.

Aplicação correta do filtro solar

Há várias opções de protetores solar à venda, mas muitas pessoas ainda não sabem a maneira correta de utilizar o produto, afirmam os especialistas. A dermatologista Elisa Fontenelle, da Sociedade Brasileira de Dermatologia do Rio de Janeiro, explica que tanto para adultos quanto para crianças, somente o protetor com fator acima de 15 garante proteção de 90% dos raios nocivos.

“O filtro solar eficiente é o que tem proteção contra raios UVA e UVB. O produto deve ser passado de 15 a 30 minutos antes da exposição ao sol. A aplicação deve ser em camada dupla: passa uma vez e repete, para garantir melhor proteção. E nunca deve-se esquecer de áreas como orelha, colo, pescoço e dorso das mãos e dos pés. E o filtro deve ser reaplicado pelo menos a cada duas horas”, recomenda.

O dia

2 comentários:

Tony Madureira disse...

Muito bem!

Bom ano!!

Antonio Celso da Costa Brandão disse...

Obrigado Tony e que 2010 seja nota 10 para vc e sua familia.
Antonio Brandao