1.07.2010

Vai um cafezinho aí?



Boa notícia para quem aprecia café: várias xícaras ao dia previnem diabetes
Componentes da bebida têm efeitos sobre a glicose e a insulina no corpo

Rio - O café pode ser uma esperança contra a diabete 2, tipo da doença mais frequente em pessoas com maus hábitos alimentares e sedentárias. Os que bebem mais de seis xícaras de café por dia têm risco 40% menor de diabetes do que os que não tomam café, concluiu um estudo publicado no ‘The Archives of Internal Medicine’.
Mesmo aqueles que consomem quantidade mais moderada podem ser beneficiados: três a quatro xícaras por dia conferem risco 25% menor de ter o problema em relação aos que tomam até duas doses.

A análise mostra que para pessoas que bebem café com cafeína, o risco de desenvolver a doença cai de 5% a 10% a cada xícara adicional ingerida. A diminuição de risco para os que bebiam menos de uma xícara por dia é de 4%. Segundo os pesquisadores, as análises não chegam a provar que o café evita esse tipo de diabete, mas sugere forte relação.

Estudos indicaram que componentes químicos do chá e do café podem ter efeitos benéficos no metabolismo da glicose e na sensibilidade à insulina.

Outro estudo, da Escola de Medicina da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, mostrou que deixar de fumar pode aumentar os riscos de desenvolver a diabetes do tipo 2 em até 70%, já que os ex-fumantes tendem a ganhar peso. O maior risco ocorre nos seis primeiros anos após abandonar o cigarro, diz o trabalho.

Por que o café faz bem?

O café não é remédio, mas a comunidade médico-científica já considera a planta como funcional (previne doenças mantendo a saúde) ou mesmo nutracêutica (nutricional e farmacêutico). Isso por que o café não possui apenas cafeína, mas também potássio, zinco, ferro, magnésio e diversos outros minerais. O grão do café também possui aminoácidos, proteínas, lipídeos, além de açúcares e polissacarídeos. Mas, o principal segredo: possui uma enorme quantidade de polifenóis antioxidantes, chamados ácidos clorogênicos.

Durante a torra do café, esses ácidos clorogênicos formam novos compostos bioativos: os quinídeos. É nessa etapa também que as proteínas, aminoácidos, lipídeos e açúcares formam os quase mil compostos voláteis responsáveis pelo aroma característico do café. É toda essa composição que faz do café uma bebida natural e saudável.

Os benefícios à saúde

Café e Esporte: O café é a bebida mais saudável para atletas. Isso porque quem consome café regularmente pode ter um aumento dos níveis de endorfina no cérebro. Isto faz que os atletas não se cansem facilmente e sigam adiante até atingir além do ponto máximo de cansaço físico com a força mental. Atletas que consomem diariamente café produzem mais endorfinas e encefalinas e podem ter sua performance aumentada de forma significativa.

Diabetes Tipo II - Estudos modernos mostram que o consumo regular de café pode proteger contra o surgimento do diabetes do adulto (tipo II). Pesquisas recentes sugerem que isso ocorre não devido à cafeína, mas aos ácidos clorogênicos, seus metabólitos ou aos minerais como o magnésio.

Café e Alcoolismo - Durante a torra adequada, o café forma produtos que ajudam a inibir o desejo de consumir álcool e outras drogas. O controle do alcoolismo, por exemplo, é feito com medicamentos com propriedades antagonistas opióides, como o naltroxone e o nalmefene. E o café possui potentes antagonistas opióides, os quinídeos formados na torra do café a partir dos ácidos clorogênicos.

Café, Depressão e Suicídio - Recentes pesquisas mostram que o consumo de café pode diminuir o risco de depressão e suicídio. A depressão é uma resposta completamente normal do cérebro humano à situação e adaptação social do indivíduo. Todo ser humano apresenta periodicamente depressão, dentro de uma resposta normal do cérebro. Tristeza, angústia, medo, saudade e sofrimento são formas atenuadas de depressão e demonstram a reação do indivíduo na sua adaptação familiar e social, representando reações sadias do convívio social humano. Diversas pesquisas epidemiológicas realizadas no Brasil e nos Estados Unidos, entre jovens e adultos, homens e mulheres, comprovam que o consumo diário e moderado de café diminui o risco de depressão e suicídio.

Café e Obesidade - O café é uma bebida que não tem calorias, desde que consumido sem açúcar, é claro. Consumindo dessa forma, o café é considerado uma bebida naturalmente dietética. E, para inibir a obesidade infantil, o café com leite está sendo considerado a bebida mais adequada para crianças e adolescentes. Alem de não engordar, o café com leite é mais nutritivo e saudável que qualquer outra bebida artificial existente.

Café e Jovens - O café pode ajudar também crianças e adolescentes em idade escolar. O consumo moderado e diário de café, ao estimular o sistema de vigília, atenção e concentração, pode ajudar no aprendizado escolar. Para isso, basta incluir o café no desjejum - com ou sem leite -, na merenda escolar e também no lanche da tarde. O consumo diário e moderado de café, portanto, torna o cérebro mais atento, estimula a memória, atenção e concentração, melhorando a atividade intelectual.

Café e Prazer - Tomar café é um hábito prazeroso, social, que agrega as pessoas, aquece e dá energia. O olfato ou cheiro é algo fundamental na vida humana e o café possui mais substâncias voláteis que o vinho, perfumes ou flores, o que explica o prazer de seu aroma e sabor. Mas o segredo para aproveitar tudo de bom do café é não exagerar. Tudo em excesso faz mal. Além disso, café é uma bebida diurna, que ajuda nas atividades do dia de trabalho, mas seu consumo deve ser reduzido no período da noite, para não afastar o sono - outra importante fonte de saúde e qualidade de vida.

Fonte ABIC

Nenhum comentário: