1.09.2010

Labirintite - causas, sintomas e tratamento


Labirintite. O que devo saber sobre ela?

O que é labirintite?

Labirintite1 é uma infecção ou inflamação do labirinto, condição que ocorre raramente. As doenças do labirinto são conhecidas popularmente como “labirintites”, mas devem receber corretamente o nome de labirintopatias (afecções do ouvido interno ou labirinto) ou vestibulopatias (problemas que acometem o sistema vestibular ou de equilíbrio). Estas são bem mais frequentes.


Quais são os sintomas4 das labirintopatias?

Os principais sintomas4 são:

Tontura5 (instabilidade física associada a falta de equilíbrio) ou vertigem6 (sensação de movimento oscilatório ou giratório do próprio corpo ou do ambiente em relação ao corpo)
Falta de equilíbrio
Nistagmo7
Zumbido ou tinnitus8
Deficiências auditivas
Sensação de ouvido tampado
Crises vertiginosas ou sintomas4 neurovegetativos (vertigem6, náusea9, vômitos10, instabilidade postural, nistagmo7 espontâneo, que podem estar acompanhados de sintomas4 cocleares)

Quais são as causas de labirintopatias?

São várias as causas de labirintopatias, algumas delas são:

Infecções
Traumatismos de cabeça e pescoço
Erros alimentares
Tumores
Doenças metabólicas (hipo ou hiperglicemia11, doenças da tireoide12, hipercolesterolemia13)
Distúrbios vasculares hipertensão arterial14 ou hipotensão15, arteriosclerose)
Efeito de medicamentos como cafeína, anticoncepcionais, tranquilizantes, anti-inflamatórios, etc.
Anemias
Alterações articulares, como na articulação temporo-mandibular (ATM)
Doenças do sistema nervoso16 central

Como o médico faz o diagnóstico17?

O diagnóstico17 geralmente é baseado no exame otoneurológico que compreende uma avaliação clínica do paciente (anamnese, exame físico e exames clínicos subsidiários) seguida de uma avaliação auditiva e outra vestibular, com exames complementares como audiometria18, imitanciometria, exames eletrofisiológicos e eletronistagmografia.


Qual o tratamento das labirintopatias?

O tratamento depende da causa e será direcionado ao alívio ou resolução da condição que está causando os sintomas4. Um diagnóstico17 bem feito vai ajudar na recuperação do paciente.

Muitas vezes é feito um tratamento sintomático, ou seja, o principal sintoma19 - que costuma ser a tontura5, é tratado. Este tratamento também depende da causa e da intensidade deste sintoma19.

É bom lembrar que quando há uma alteração labiríntica, mesmo que definitiva, existe uma compensação central que leva de 2 a 3 meses e o equilíbrio se restabelece se não houver recidivas. Portanto, o tratamento sintomático deve ser mantido por esse período após uma crise.


Qual médico devo procurar se estou com estes sintomas?

Você pode procurar um clínico geral, um otorrinolaringologista ou um neurologista20. Caso seja necessário, estes especialistas vão orientar a busca por outros profissionais.



LABIRINTITE
Tontura ou Vertigem


Labirintite, Tontura ou Vertigem. Muitas pessoas sofrem desses sintomas de tonturas (chamadas de labirintites), mas não sabem que podem estar sendo originadas devidos a problemas nos "ligamentos" e músculos, que são normalmente tratados, "sem à necessidade da utilização de medicamentos".

Às vezes, os pacientes com esses sintomas de tonturas, sofrem durante meses e até anos, levado-os ao consumo de muitos medicamentos e por vários tipos de exames, sem resultados; sem saber que esses sintomas podem estar sendo causados por problemas no ligamento.

Labirintite é um termo popular, usado geralmente para designar problemas relacionados ao equilíbrio (como tontura, vertigem, zumbidos e alguns outros sintomas). Na verdade, o termo correto a ser usado é "labirintopatia", que significa "doença do labirinto" e não labirintite, cujo significado correto é infecção ou inflamação do labirinto, o que é uma manifestação bastante rara.

É importante que as pessoas e profissionais da saúde, tenham conhecimento desses sintomas de origem músculo - ligamentar, para um melhor diagnóstico, dos pacientes portadores de problemas de tonturas (chamadas labirintites) com essa origem, cujo tratamento, em muitos casos, conta com a participação de diversos profissionais da área da saúde.

O tratamento para os sintomas de origem ligamento - muscular visa restabelecer "o equilíbrio perdido" e, com isso a remissão dos sintomas.

Os sintomas de tontura ou vertigem, normalmente tem como origem o labirinto (labirintopatias). Labirinto é um órgão localizado junto aos ouvidos, que informam ao nosso cérebro, sobre a orientação espacial e do equilíbrio do nosso corpo. Tontura é o termo que representa todas os sintomas de desequilíbrio. Vertigem é a sensação de rotação de nossa cabeça. Ao abaixar ou levantar ou rodar a cabeça, nos portadores de tonturas (chamadas labirintites), sentem perda desse equilíbrio. Essas alterações de equilíbrio podem ser pequenas, até casos que impedem de o paciente de executar as suas tarefas do dia a dia.

As causas:
1) Por problema de irrigação do labirinto.

2) Uso de certos medicamentos.

3) Hereditariedade.

4) Causas Virais.

5)Associadas à sintomas de ATM e estresse. A maior parte dos casos tem essa origem.

Orientações
Observar se quando estiver com as crises de tonturas (chamadas labirintites), se elas variam de intensidade, ao deixar a boca entreaberta ou ao mastigar os alimentos ou ao se levantar da cama, por exemplo. Nesse caso seu problema pode ser relacionado ao ítem 5.

Os sintomas de tonturas ou vertigens, de origem músculo - ligamentar, atrapalham muito a qualidade de vida do paciente. Principalmente o receio que a tontura volte a aparecer a qualquer momento, prejudica bastante os afazeres do dia a dia, dos portadores dessa sintomatologia.

Muitos pessoas nos procuram, queixando-se que seus sintomas de tonturas, que estaria atrapalhando suas atividades profissionais e em alguns casos, tiveram de afastar temporariamente dessas atividades, devido a intensidade desse seus sintomas.

O tratamento para esses sintomas, com essa origem, normalmente não requer medicamentos, evitando assim os efeitos colaterais, que algum medicamentos possuem.

Alguns outros sintomas no ouvido, que também podem ter origem por problemas musculares são: dores reflexas no ouvido, sensações de ouvido tampado, certos tipos de zumbidos ou barulhos no ouvido. Alguns desses sintomas, como os zumbidos e ouvido tampado, podem ser causados pela compressão da tuba auditiva, pelo músculo.



Obs: Tuba auditiva é um tubo que liga o ouvido médio e a cavidade nasal. Esse tubo é encarregado de equilibrar a pressão do ar externo no ouvido médio (ouvido médio - região localizado atrás do tímpano onde fica localizado os ossículos do ouvido).

São os músculos que comandam a abertura e fechamento da tuba auditiva, o que acontece ao deglutirmos. Se esses músculos entrarem em espasmos (a semelhança o que ocorre nos olhos, pescoço e peito), nos problemas da ATM, podem causar os sintomas de zumbidos e a sensação do ouvido tampado (veja figura esquemática acima).

ATM e problemas do labirinto
Pode parecer estranho, mas grande parte dos problemas do labirinto, como nas tonturas ou vertigens (chamadas labirintites), podem ser relacionados por problemas de ATM, pela má posição ou faltas de alguns dentes, devido a um "ligamento" (espécie de fio que une dois lados) e músculos. Além disso pode causar dores de cabeça (como enxaquecas ou cefaléias) ou do ouvido, estalos ao movimentar a boca, enjoos, bruxismo ou briquismo, torcicolos, entre outros problemas.

Quando estamos em situação de estresse, por exemplo, podem ocorrer o aparecimento ou o aumento dos sintomas de tonturas, em paciente com problemas de desequilíbrios ligamentares - musculares, devido à maior tração exercida nesses ligamentos e músculos, já tensionados por problemas de desequilíbrio. O mesmo pode ocorrer com os músculos da cabeça, (músculos mastigadores, por exemplo) gerando dores de cabeça como a enxaqueca ou cefaleia tensionais, às vezes, bastante intensas.

Mas, qual a origem das maiorias das dores de cabeça. Mais de 90% são de origem musculares, gerados devidos a um aumento excessivo da produção do ácido láctico, gerando dores e cãimbras musculares (do tipo da que ocorre nas pernas), nos músculos localizados em torno da cabeça. Para que isso não ocorra é necessário que os músculos, quando não utilizados, estejam na posição de repouso (ou equilíbrio); quando isso não ocorre, temos sintomas de dor. Quando esse esforço muscular é muito grande pode haver uma parada na atividade desse músculo (para evitar um mal maior, como uma lesão nesse músculo), gerando limitação ou dificuldade de abrir a boca em alguns casos.

Zumbidos e problemas de ouvido tampado, tonturas (chamadas labirintites); problemas da garganta e/ou da ATM -DTM?

Há muita evidência estatística em uma conexão entre estes três problemas, a maioria dele que vem dos estudos na Suíça e nos EUA. Se você fizer exame dos grupos das pessoas, combinados com cuidado para a idade e o sexo, você encontra lá é uma proporção muito mais elevada dos povos com zumbidos naqueles que têm problemas da garganta(como gripes e resfriados, entre outros problemas na garganta) ou problemas da articulação temporo-mandibular (ATM ou DTM), em comparação àqueles que não a possuem.

Certamente o otorrino alemão, Costen em 1930 descreveu uma conexão entre problemas maxilares (hoje em dia chamado de ATM - DTM) e uma combinação do desequilíbrio, as tonturas (chamadas de labirintites), sensações de o ouvido tampado e o zumbido. Pelas pesquisas de hoje em dia parece definitivamente haver alguma conexão direta entre estes problemas.

Uma ligação entre problemas da ATM ou DTM e do labirinto e o ouvido médio é difícil de compreender, mas aquela entre problemas da garganta e o labirinto é fácil, desde que há completamente um número de reflexos que ligam o órgão do labirinto com a garganta e vice-versa. Os problemas de um podem criar problemas do outro. Assim como os problemas da ATM, podem causar dores nos músculos que comandam as movimentações dos olhos, e em outros músculos, alguns distantes da cabeça, como os músculos peitorais, entre outros.

Alguns casos, entre as centenas de pacientes atendidos em nossa clínica com esse problemas, ilustram bem essa relação entre os zumbidos, sensações de ouvido tampado, tonturas e a ATM ou DTM:

1- Uma paciente jovem ao levantar a língua em direção ao palato, com a boca aberta, aparecia os sintomas de tonturas e ao abaixar a língua, os sintomas de tonturas desapareciam.

2- Um paciente ao colocar um elástico para promover o afastamento dos dentes para colocação de banda ortodôntica (banda ortodôntica - anel metálico, que é colocado em volta dos dentes para utiliza-lo para ancoragem ou para movimentação dos dentes), sentia sintomas de tontura (chamada de labirintite) e, ao retirar esses elásticos dos dentes, os sintomas melhoravam. Por várias vezes esse paciente tentou fazer a movimentação dentária, mas toda vez que colocava os elásticos, os sintomas de tonturas voltavam. O paciente, acabou desistindo de fazer essa correção dentária.

3- Um paciente com problemas de tonturas, sensações de ouvido tampado, zumbidos no ouvido e ATM, melhorou desses sintomas ao promover o reequilíbrio dos dentes, músculos e ligamentos.

"O estresse, a raiva, o rancor e a mágoa, que guardamos e não damos oportunidade para dissipa-los, quer através de atividades de lazer, quer não perdoando e esquecendo-os, criam sérios problemas em nosso corpo e mente. Muitas pessoa adoecem, por não saberem dissipar esses problemas. Um pouco de estresse é bom, mas quando é em excesso, torna-se um grande problema.

Fonte: www.atm.hostmidia.com.br

Nenhum comentário: