1.07.2010

RESSACA



Bebeu muito.
No dia seguinte a cabeça parece que vai explodir, o estômago fica embrulhado, o álcool vai direto para o fígado, por isso a sensação da boca seca e um gosto desagradável, além dos enjôos. Esses são alguns dos sintomas da tão famosa ressaca, é a indicação de que o organismo está intoxicado. Para ajudá-lo a se recuperar uma boa opção é recorrer ao velho e conhecido boldo.

Ele tem outras ações como antiespasmódica, diminuindo as cólicas, má digestão, gases, prisão de ventre e intolerância à gordura, aumentando e favorecendo o fluxo biliar. Estudos científicos comprovaram que a boldina, a principal substância ativa da planta, é uma das responsáveis pela eficácia das propriedades hepatoprotetoras e coleréticas do boldo, ou seja, faz bem ao fígado.

O gosto do boldo não é nada agradável. “Atualmente há opções no mercado de medicamentos fitoterápicos em cápsulas e que exercem os mesmo benefícios para o fígado e para o aparelho digestivo”, destaca a gerente de Marketing do Herbarium, Célia Regina von Linsingen.

Existem vários tipos de Boldo: o Boldo (Peumus boldus) é raríssimo no Brasil; o boldo-da-terra (Coleus barbatus ou Plectranthus barbatus), mais facilmente encontrado, e o boldo-baiano (Vernonia condensata) também conhecido como falso-boldo, malva-santa e erva-de-pinguço.

Portanto aquele arbusto frondoso, pequeno e elegante, que muitas pessoas têm em casa pertence à família das Monimiáceas. “A confusão deve-se ao fato de que outras plantas também são chamadas de boldo”, explica Célia. Menos comum ainda são o boldo-português ou boldo miúdo, e o boldo chinês. “Estas plantas apresentam efeitos colaterais e diferentes indicações. Confundi-las pode resultar em danos à saúde”, alerta a farmacêutica.

Fonte: Líder Multimídia

A ressaca nada mais é do que uma grande quantidade de bebida no organismo, o fígado sofre muito com isso, pois pode desenvolver hepatite alcoólica, o sistema nervoso também se desidrata nos causando uma grande dor de cabeça.

A ressaca é muito ruim, pois ela nos causa dor de cabeça, um grande enjôo, tontura e uma dor muscular insuportável, se a pessoa tiver que trabalhar em pleno dia de ressaca, terá um dia muito longo de puro stress.

Uma dica para se livrar da ressaca é evitando ficar em locais quentes e barulhentos, pois a dor de cabeça pode vir a piorar e muito, para se alimentar opte por líquidos ou algo semipastoso com purê de batata, frutas ricas em sódio, potássio e magnésio como pêra e banana, e evite beber muito e sem se alimentar da próxima vez.


É lógico que não pretendo incentivar ninguém a beber, pelo contrário: a melhor maneira de se evitar a “ressaca” é não beber (ou fazê-lo com moderação).

É certo que cada pessoa possui uma tolerância própria ao consumo de bebidas alcoólicas, e que não há receitas milagrosas para “consertar” de uma vez os sintomas da ingestão excessiva de álcool.

Porém para aqueles que passarem dos limites etílicos durante as comemorações do réveillon, segue a coletânea de dicas para curar, amenizar ou evitar os efeitos da “ressaca”

Quais os melhores remédios para a ressaca nos EUA?
por Lacy Perry - traduzido por HowStuffWorks Brasil


Certos analgésicos são mais efetivos no combate à ressaca do que outros. Por exemplo, o Excedrin pode ser indicado para uma dor de cabeça porque combina acetaminofen para a dor e cafeína para reduzir o latejamento dos vasos sangüíneos; entretanto, a combinação prolongada de álcool e acetaminofen causa danos hepáticos e a cafeína é diurética.
A aspirina é um analgésico não cafeinado para dores e também está na classe de drogas antiinflamatórias conhecidas como inibidores de prostaglandina. Altos níveis de prostaglandina foram associados com aumento do grau da ressaca. Em um estudo, os participantes que tomaram um inibidor de prostaglandina antes de dormir relataram menos dor de cabeça, náusea e sede do que os que beberam a mesma quantidade de álcool, mas não tomaram o inibidor de prostaglandina antes de dormir. Se você tiver um estomago sensível, acautele-se, tomar aspirina após beber pode fazer com que seu estomago doa ainda mais.

Medicamentos para ressaca como o Chaser, Sob'r-K Hangover Stopper, RU-21, Berocca e Rebound são muito diferentes em termos de preço e ingredientes, de modo que a efetividade deles varia em conformidade. Eles são classificados como suplementos dietéticos, o que significa:

que contém vitaminas e minerais
não precisam de receita médica
normalmente, eles são ingeridos na forma de comprimidos
Conforme o Hangover Review (em inglês), que fez um estudo cobrindo muitos remédios de balcões de farmácias para a cura da ressaca que estão no mercado, os únicos suplementos "medicamente comprovados" são o Sob'r-K Hangover Stopper, Chaser e Uncle Rummie's Hangover Helper porque eles fazem uso das qualidades filtrantes do carbono para reduzir o número de impurezas que o organismo tem que processar. O Sob'r-K Hangover Stopper é barato em comparação com outros, usa carbono de maior grau e a fórmula é patenteada; dessa forma, o Hangover Review parece ser a escolha mais inteligente. Já quanto ao RU-21, vendido como a pílula secreta da KGB, o fabricante diz especificamente que não é uma pílula anti-ressaca, mas um suplemento para desintoxicação. De qualquer maneira, seus principais ingredientes: dextrose, L-glutamina e vitamina C - podem ser encontrados em grandes quantidades nos alimentos do dia a dia. O Rebound tem os mesmos ingredientes que a RU-21 mais algumas outras vitaminas e excentricidades como "pó de sumo de cevada nova", mas ainda assim é basicamente um multi-vitamínico. O Berocca também não é uma cura para a ressaca, é simplesmente um multi-vitamínico que afirma que aumenta naturalmente a energia (por meio de vitaminas).

O segredo da maioria dessas pretensas "curas milagrosas" pode estar na quantidade de água que quem as está tomando ingere. Muitas requerem que se tome um comprimido (ou dois) com um copo (ou dois) de água antes de beber álcool e então continuar a tomar as pílulas durante a noite, junto com copos cheios d'água, antes de dormir mais um copo de água e ao levantar mais um copo cheio de água. A hidratação sozinha melhora muito as chances de se ter uma ressaca pequena ou não a ter e as vitaminas nas pílulas apenas dão um pequeno empurrão, ainda que caro.

A única cura completa para a ressaca é o tempo. Não importa o que a pessoa que bebeu faça, o corpo ainda tem que limpar todos os subprodutos tóxicos da noite anterior.

Um comentário:

Anônimo disse...

Há que ter cuidado os medicamentos e sempre há que consultar a um doutor porque a automedicação é muito mala para a saúde.
Eu perguntei a um lugar de radiologia no rio de janeiro e eles me recomendaram um bom especialista.