2.04.2010

Autoconfiança


Como Desenvolver Autoconfiança

Antes de desenvolver autoconfiança é preciso acabar com nossos medos e redigir nosso objetivo principal definido.

Quando somos crianças e nossos pais dizem: Crianças, nesse feriado nós vamos viajar para tal lugar.
Nós contamos os dias, ficamos com insônia e tudo mais, por que temos um objetivo, mesmo que sugestionado e nos mantemos confiantes e animados o tempo todo.

Autoconfiança trás motivação.

A Fórmula da Autoconfiança é:

1- Sei que tenho a capacidade para terminar tudo o que começo. Sei que para ser Bem-Sucedido tenho somente que estabelecer essa crença em mim e segui-lá com ação contínua e agressiva.


2- Meus pensamentos estão se transformando em realidade física.
Para continuar assim, irei me concentrar na tarefa diária de pensar na pessoa que pretendo ser, desenhar um quadro mental dela e transformar esse quadro em realidade.
(Descreva aqui seu Objetivo Principal)


3- Estudarei com a firme intenção de dominar os princípios fundamentais através dos quais posso atrair as coisas desejáveis da vida. Através deste estudo, estou me tornando mais autoconfiante e mais alegre. Estou desenvolvendo mais simpatia por meus companheiros, e me tornando mais forte tanto mental quanto fisicamente. Estou aprendendo a sorrir o sorriso que sai do coração bem como o dos lábios.

4- Para terminar tudo o que começo, de agora em diante, planejarei tudo o que desejo fazer, criando um quadro mental claro disso e então não deixarei nada interferir nos meus planos até tê-los tornado realidade.

5- Tenho mapeado e planejado claramente o trabalho que pretendo desempenhar nos próximos 5 anos. Estabeleci um preço para os meus serviços para cada um dos cinco anos, um preço que pretendo comandar através da aplicação do princípio do serviço satisfatório e eficiente!

6- Percebo que o sucesso verdadeiro só virá através da aplicação efetiva do Princípio da Retaliação e da Auto-sugestão. Portanto, não me engajarei em nenhuma transação que não beneficie da mesma forma a todos que dela participem.
As pessoas me serviram, através da minha disposição em servi-los. Ganharei a amizade do meu próximo pela gentileza e disposição em ser seu amigo. Eliminarei o medo, desenvolvendo a coragem.


7- Aprenderei a me sustentar sobre os meus próprios pés e a me expressar numa linguagem clara, concisa e simples e a falar com força e entusiasmo, de modo a causar convicção. Tornarei os outros interessados em mim, porque primeiro me tornarei interessado neles. Eliminarei o egoísmo e desenvolverei o espírito de serviço em seu lugar.


Concentração e Foco


Concentração e foco são palavras que todo mundo está cansado de ouvir. Mas, por que as pessoas ouvem e não colocam em prática?

Concentração é o ato de focalizar e manter na mente um determinado desejo ou assunto, até que os meios para a sua realização tenham sido elaborados e empregados com êxito.

Quando você se concentra em determinado assunto, está usando ao mesmo tempo duas outras ferramentas: Auto-Sugestão e Hábito.

O Hábito como já dito antes, se origina do ambiente que nos cerca, do fato de fazer as mesmas coisas das mesmas maneiras, repetidas vezes, ou de formular o mesmo pensamento, incessantemente.

Uma vez formado, o hábito se assemelha a um bloco de cimento que endureceu no molde: é difícil de quebrar.

Raras ocasiões em que pairamos acima do ambiente que nos cerca, o espírito humano tira dele o material com que é criado o pensamento, tornando-o fixo e armazenando-o no subconsciente, onde se torna parte vital da nossa personalidade, influencia silenciosamente as nossas ações, forma nossos preconceitos e inclinações, e controla as nossas opiniões.


Para explicar o que acabei de escrever, já dizia um grande filósofo: "Primeiro toleramos, em seguida nos apiedamos e finalmente aceitamos".

As coisas andam tão banalizadas hoje em dia por que aceitamos.
No começo ficávamos chocados, depois começou a acontecer com frequência, até o momento que nos acostumamos com, por exemplo, a violência gratuita e desnecessária que acontece nas ruas.

É realmente difícil escrever sobre concentração e foco, sem escrever sobre hábito, auto-sugestão, ambiente, pois, cada um está tão intimamente ligado entre si que fica complexo escrever somente sobre um assunto.

A concentração é a soma dos assuntos acima citados, de maneira que reúne a capacidade, conseguida pelo hábito e pela repetição, de conservar a mente focalizada sobre um assunto, até que se esteja perfeitamente familiarizado com ele chegando a dominá-lo. Significa a capacidade de controlar a atenção e ocupá-la com um determinado problema até solucioná-lo.


Resumindo, concentração é a capacidade de PENSAR como desejamos pensar; de controlar nossos pensamentos e dirigi-los para um fim determinado; de organizar nosso conhecimento num plano de ação.

Vamos ao exercício de Concentração e Foco:

"Tornarei-me um grande (coloque aqui o seu desejo), pois assim poderei prestar ao mundo serviços úteis e porque isso me proporcionará uma situação financeira que me dará todo o conforto material de que necessito.
Concentrarei o meu pensamento nesse desejo, diariamente, durante dez minutos, antes de dormir e ao acordar, com a finalidade de determinar o plano a seguir, para transformá-lo em realidade.
Sei que posso me tornar um (repita aqui o desejo) e, portanto, não permitirei que nada interfira com a minha resolução".

Escreva isso em uma folha e assine. Coloque em algum lugar visível tanto na hora de acordar quanto na hora de dormir.

Se você assinar essa folha, garanta que tenha palavra o suficiente para manter isso, pois, se você se compromete consigo mesmo e falha, a tendência de você fracassar na vida será bem grande.

Concentração e foco, como dito antes, estão ai a todo o momento, porém é preciso entender a psicologia para usar essas ferramentas.

Autocontrole tem muito em comum com Equilíbrio. Para ser uma pessoa "equilibrada", é preciso que se tenha entusiasmo e autocontrole em condições iguais.

Autocontrole é muito importante, não somente porque a sua falta causa sérios danos aos que se tornam vítimas dela, como também porque aqueles que não o exercem perdem uma grande força, indispensável na lista pela consecução do objetivo principal definido.

Pensem bem, como alguém vai liderar um grupo, antes de saber liderar a si mesmo.

"Quando Deus quer destruir um Homem, ele primeiro o enlouquece."

Domingo presenciei uma discussão que com toda a certeza não iria chegar a lugar nenhum.
Duas pessoas querendo impor seu ponto de vista como verdade absoluta, uma falando mais alto que o outro e as outras pessoas tentando amenizar ou dizer algo para que os dois tirassem o foco de seu próprio umbigo e começassem a ver que havia mais pessoas ali.
O fato é que todo mundo pode desenvolver o hábito de fechar os ouvidos às coisas desagradáveis, que não se deja ouvir. A vida é curta demais e temos muita coisa útil a fazer, por isso não se justifica responder a altura a todas as coisas desagradáveis que ouvimos.

Quantas pessoas passam a vida inteira fazendo tempestades e complicando tudo?
Em geral, as pessoas encontram o que procuram.

Quem sabe se controlar, com certeza tem uma vantagem enorme na mão, onde a grande maioria falha.

Uma pessoa com autocontrole desenvolvido não se deixa abalar pelo ódio, inveja, ciúme, medo, vingança ou qualquer forma de emoção destrutiva.
Uma pessoa com domínio de si mesma não se deixará influenciar pelos cínicos e pelos pessimistas, nem permitirá que outros pensem por ela.
Uma pessoa que domina a si mesma estimula sua imaginação e seu entusiasmo até que os mesmos produzam ação, porém, domina a ação em vez de consentir que ela a domine.
Uma pessoa que domina a si mesma nunca, em nenhuma circunstância, calunia outra pessoa ou procurar tirar vingança por um motivo qualquer.
Uma pessoa que domina a si mesma não odeia os que pensam de modo diferente; pelo contrário, se esforçará por compreender o motivo do desacordo e tirar as vantagens disso.


"Pelos atos conhecemos o homem!"

Com autocontrole sempre temos vantagens.

Quando alguém nos ofende, temos a vantagem de perdoar-lhes, ao passo que eles não têm essa vantagem sobre nós.

Nós somos a soma de nossos pensamentos dominantes.

É humilhante que a maioria dos pensamentos sejam produzida por sugestões vindas de fora, de outros, e é ainda mais humilhante ter de admitir que a maioria dentre nós aceita tais sugestões, sem examiná-las ou verificar sua procedência e sua veracidade.

Vemos pela quantidade de e-mails com falsos dados sobre a gripe que foi veiculado na internet.

O autocontrole é uma mera questão de controle de pensamento.
Se fixarmos na mente, somente pensamentos positivos, construtivos, que se harmonizem com seu objetivo principal definido, nossa mente criará em realidade aquilo que queremos.

Tomemos o controle de nossos pensamentos, deixemos de aceitar tudo o que os outros nos sugerem, tomemos a coragem de fazer o que queremos sem ficar aceitando as verdades dos outros. Assim, criaremos uma realidade diferente, uma realidade focada naquilo que queremos para a nossa vida.

Há uma passagem na bíblia que diz: "Ao que tem será dado ainda mais e ao que nada tem lhe será ainda tirado."

Quanto mais autocontrole tivermos, mais nos será dado ou quanto mais fracos formos diante das situações, mais fracos seremos.

De que lado você quer estar?



Estradas de sucesso

Nenhum comentário: