6.29.2010

Falsa percepção de obesidade na adolescência leva à depressão



Universidade da Pensilvânia analisou 6.557 garotos e 6.126 garotas.
Conclusões foram publicadas no ‘Journal of Health and Social Behavior’.

Adolescentes com peso ideal que acreditam estar obesas correm risco maior de entrar em depressão do que obesas que têm consciência de sua condição. A conclusão é de sociólogos da Universidade Estadual da Pensilvânia, nos Estados Unidos.

Os cientistas verificaram dados de 6.557 garotos e 6.126 garotas.

“Os pais frequentemente se preocupam com a saúde mental de filhos com sobrepeso, mas nossas descobertas mostram que são os com peso saudável – mas com percepção de obesidade – que têm maior probabilidade de sentir-se deprimidos”, afirma Jason Houle, um dos pesquisadores. O estudo foi publicado no “Journal of Health and Social Behavior”.


Estudo no Brasil verificou que 64% das universitárias brasileiras estão insatisfeitas com o corpo e quase 50% das alunas com peso adequado querem ser mais magras (imagem: reprodução da escala de silhuetas de Stunkard)“Os médicos não podem presumir que adolescentes com peso saudável têm a consciência de que seu peso é de fato saudável e, acima de tudo, de que se sentem bem com isso”, diz Michelle Frisco, também envolvida no trabalho.

Além disso, os cientistas verificaram que, enquanto a comunidade médica, evidentemente, sabe o que significa obesidade, o público em geral, na realidade, pode não saber: 20% das meninas e 40% dos meninos com sobrepeso “não sabem” que não têm o peso ideal.

G1.com

Nenhum comentário: