7.01.2010

Ficha suja: Ministro Gilmar Mendes absolve seus pares


Gilmar Mendes suspende aplicação da Lei da Ficha Limpa para senador condenado
BRASÍLIA - O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a suspensão da aplicação da Lei da Ficha Limpa para senador Heráclito Fortes (DEM-PI). De acordo a decisão, o registro da candidatura do senador não poderá ser negado com base nas restrições impostas pela nova Lei.

Gilmar Mendes concedeu efeito suspensivo a um recurso extraordinário apresentado pelo senador para suspender de imediato decisão do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) que condenou o parlamentar, em ação popular, por conduta lesiva ao patrimônio público.
O recurso começou a ser julgado na 2ª Turma do STF em novembro do ano passado, mas o julgamento foi interrompido por um pedido de vista do ministro Cezar Peluso. Com a decisão de Gilmar Mendes, ficam suspensos os efeitos da condenação imposta ao senador até que a 2ª Turma do tribunal conclua o julgamento.

A Lei da Ficha Limpa foi um projeto de iniciativa popular, aprovado por unanimidade pelo Senado e sancionado pelo presidente Lula. No dia 10 de junho o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu que a lei, que entre outras coisas, prevê o veto de candidaturas de políticos com condenação na Justiça, valeria já para as eleições deste ano.

Um comentário:

Anônimo disse...

Só lembrando:
Esse ministro (Gilmala) foi o mesmo que mandou soltar o banqueiro Daniel Dantas, que por sua vez emprestava seu avião para levar o Senador agora absolvido ao Piauí.
Pura coencidência.