8.04.2010

O vermelho cai bem.....


Homens que usam vermelho são mais atraentes.
Segundo estudo, para as mulheres, um homem que usa vermelho parece ter maior status, mais capacidade para conseguir dinheiro e subir socialmente

Nova Iorque (EUA) - Um estudo indica que homens que vestem roupas vermelhas são mais atrantes para as mulheres que os que vestem outras cores, mas elas não têm consciência disso. Segundo Andrew Elliot, professor de psicologia da Universidade de Rochester, nos Estados Unidos, os tons avermelhados fazem um homem parecer mais poderoso.

O pesquisador afirma que, para as mulheres, um homem que usa vermelho parece ter maior status, mais capacidade para conseguir dinheiro e subir socialmente, e é isso que os deixa mais atraentes.

O cientista diz ainda que o vermelho sempre foi relacionado aos ricos e poderosos. Na antiga China, Japão e África subsaariana, por exemplo, os tons vibrantes eram utilizados para transmitir prosperidade e status elevado. Na Roma antiga, os cidadãos mais poderosos eram chamados de "aqueles que usam vermelho". Ainda de acordo com o pesquisador, hoje em dia executivos utilizam gravatas vermelhas para indicar confiança e celebridades são associadas ao "tapete vermelho".

Na biologia, o psicólogo afirma que para primatas não humanos, como o mandril e o babuíno gelada, o vermelho indica o domínio masculino e é expressado mais intensamente no macho que domina o grupo. Segundo Elliot, o vermelho pode "disparar" algo profundo e biologicamente enraizado nas mulheres.

A pesquisa
Os cientistas analisaram as respostas de 288 mulheres e 25 homem sobre fotografias de homens em sete diferentes experimentos. Todos os participantes se identificaram como heterossexuais ou bissexuais. Primeiramente, eram mostradas fotografias de um mesmo homem, algumas com uma borda vermelha, outras com branca e feita uma série de perguntas como "o quão atrativa você acha essa pessoa?".

Outros experimentos contrastaram o vermelho com cinza, verde ou azul. As cores foram equiparadas em luz e intensidade para evitar que esses atributos interferissem no resultado.

Em outros experimentos, a camiseta do homem foi colorida digitalmente em vermelho ou outra cor. Os participantes deram sua opinião sobre o status e a atratividade do homem da foto e reportaram a possibilidade de sair, beijar ou manter uma relação sexual com ele.

Os pesquisadores dizem que apesar dos efeitos de atração e status, o resultado da pesquisa indica vermelho não tem a capacidade de fazer o homem parecer mais simpático, gentil ou sociável.

O resultado é o mesmo para várias culturas - já que participaram da pesquisa pessoas dos Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha e China -, mas se limita às mulheres - os homens que participaram não foram influenciados pela cor na hora de responder.

"Nós normalmente pensamos na cor em termos de beleza e estética. (...) Mas a cor carrega significados assim como efeitos para a nossa percepção e nosso comportamento de uma maneira importante e sem termos consciência disso", diz o pesquisador. Um estudo anterior de Elliot indica que os homens também são mais atraídos por mulheres em vermelho.

Participaram da pesquisa as universidades de Munique, na Alemanha, Southampton, no Reino Unido, e Tainjin, na China.

O Dia

Nenhum comentário: