8.06.2010

Vírus da herpes combate câncer de cabeça e pescoço

Segundo pesquisa, ao ser combinado com a quimioterapia e a radioterapia, o vírus ajudou a eliminar os tumores em 93% dos casos

Depois de dois anos do tratamento, 82% dos voluntários não apresentaram recorrência da doença
Um vírus da herpes, alterado geneticamente, poderia ajudar o tratamento de pacientes com câncer de cabeça e pescoço, revelou uma pesquisa publicada no Clinical Cancer Research. De acordo com os pesquisadores, combinar a utilização do vírus com quimioterapia e radioterapia é melhor do que utilizar apenas o tratamento padrão.

Para realizar o experimento, os cientistas modificaram o vírus comum e aplicaram nas células cancerígenas. Segundo os resultados, o vírus ajudou a eliminar os tumores em 93% dos casos e ainda estimulou o sistema imunológico dos pacientes. Os cientistas acrescentaram que não houve o risco de infectar os voluntários com o vírus.

O levantamento foi realizado com 17 pacientes, que receberam uma injeção com o vírus modificado, no Royal Marsden Hospital, em Londres. Depois de dois anos do tratamento, 82% dos voluntários não apresentaram recorrência da doença.

Os especialistas esperam que o vírus possa ser utilizado um dia para combater outros tipos de câncer. “Dos pacientes que recebem tratamento com quimioterapia e radioterapia entre 35 e 55% apresentam recaída dentro de dois anos. Por isso, a comparação dos resultados é muito favorável”, disse Kevin Harrington, líder da pesquisa.

O próximo passo é realizar uma pesquisa que compare o tratamento do vírus modificado com o tratamento padrão em pessoas com diagnóstico recente de câncer de cabeça e pescoço.

Veja

Nenhum comentário: