11.11.2010

alimentacao

APRENDA A CONSERVAR MELHOR OS ALIMENTOS

Aprenda a conservar melhor os alimentos
Depois que a gente volta do supermercado com aquele monte de compras, muitas vezes não sabemos como arrumar alimentos delicados como as frutas, verduras e legumes. Mas, é fundamental que saibamos que alguns cuidados podem melhorar a conservação desses alimentos e fazê-los durar até um mês na geladeira. De acordo com especialistas agrícolas, a regra geral é embalar individualmente os produtos. O contato direto com o ar gelado prejudica os hortifruti.
Veja algumas dicas que vão ajudar você a aumentar o tempo de conservação dos alimentos.
- Banana e manga soltam gases que podem acelerar a deterioração de outros alimentos. Por esse motivo, o melhor é conservá-las fora da geladeira.
- Borrife água uma vez ao dia nas frutas que ficam guardadas na fruteira. Assim elas não correm o risco de ficarem ressecadas.
- A mandioquinha deve ser conservada na geladeira dentro de um pote com água, para que sua casca não escureça.
- Cenoura, beterraba, chuchu, pepinos, berinjela, jiló, pimentões e tomates devem ser embalados em sacos plásticos ou embalagens fechadas hermeticamente, se você quiser que eles durem mais.
- Os ovos sempre devem estar na geladeira.
- Se você armazenar os morangos na geladeira sem as folhas, ele dura até 15 dias. Deixe para higienizar na hora que for consumir.
- Verduras como alface e rúcula devem ter as folhas soltas, higienizadas e guardadas em embalagens fechadas.
- Como o abacaxi escurece se for guardado da geladeira, deixe-o do lado de fora, numa fruteira e corte a coroa apenas na hora que for cortar a fruta para consumo.
E lembre-se: Para higienizar os hortifruti, nada melhor que um banho numa solução de cloreto de sódio ou cloro, seguido de uma lavagem em água corrente.

Nenhum comentário: