11.10.2010

Com aumento da obesidade no país, Câmara discute criação de Política de Combate a Obesidade

Rio - A obesidade é uma das doenças que mais afeta brasileiros. 28,7% das brasileiras e 18,5% dos brasileiros com mais de 20 anos sofre de sobrepeso. 8% das mulheres e 2,8% dos homens são obesos, de acordo com dados do IBGE divulgados este ano. O deputado Edmar Moreira (PR-MG) lançou nos últimos dias um projeto de criação de uma Política Nacional de Combate à Obesidade, com o objetivo de implementar ações para redução de peso, combate à obesidade adulta e infantil e à obesidade mórbida.

O projeto prevê também a realização de campanhas de conscientização, o combate na rede escolar e a promoção de campanhas de estímulo ao aleitamento materno, para prevenir tanto a obesidade quanto a desnutrição. O controle da publicidade de alimentos gorduroso para crianças também está no rol das ações desta política.

O autor da proposta, Edmar Moreira, destaca que o acesso a uma alimentação saudável é um direito fundamental do cidadão. "A adoção do conceito de Segurança Alimentar e Nutricional impulsiona a compreensão do papel do setor da saúde no tocante à alimentação e nutrição, reconhecidas como elementos essenciais para a promoção, proteção e recuperação da saúde", disse em entrevista à Agência Câmara.

A proposta deve ser analisada pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara antes de seguir para votação no plenário.
O Dia

Nenhum comentário: