11.09.2010

DIETAS E O VERÃO

Preparando para o verão sem radicalismos

http://www.revistaplasticaeestetica.com/



Passamos o inverno ingerindo alimentos e bebidas mais calóricas.
Quem resiste a um fondue, vinho, chocolate quente e tantas outras gostosuras!
Ao mesmo tempo nos escondemos debaixo dos casacos!
E como está mais frio dá aquela preguiça de fazer atividade física!
Adivinha o que acontece?
Engordamos, é claro!!!!!!!!!
Mas, chega a primavera...
E depois chegará o verão e as pessoas estão apavoradas para correr atrás do prejuízo.
O perigo é fazer loucuras para emagrecer.

Vamos dar algumas dicas de como ter uma alimentação saudável.
Não é preciso declarar guerra à fritura, doces e sorvetes, mas sim dar preferência a alimentos mais saudáveis no dia a dia e não exagerar nos alimentos mais gordurosos, doces ou salgados. 

Tudo com bom senso e moderação.

1)   Antes de ir ao supermercado faça uma lista dos alimentos realmente necessários, e só compre o que está escrito. Nunca vá às compras com o estômago vazio!

2) Se você tem dificuldade para controlar as quantidades dos alimentos que vai comprar leve a quantia de dinheiro suficiente, nem mais nem menos. Cuidado com cartão ou cheque, pois nos liberam para gastar mais do que o que deveríamos.

2) Nunca vá às compras de alimentos se estiver triste ou com fome, pois quando estamos assim compramos alimentos com mais calorias ou exageramos nas quantidades, até mesmo dos menos calóricos. Nessas situações o melhor a fazer é se distrair com outras atividades, que não sejam mastigatórias, até ficar mais calmo (a).

3) Se você mora só deve comprar os alimentos em menores quantidades ou dividir as quantidades com alguém.

4) Caso você more com amigos, e “divide” a geladeira e o armário da cozinha, não se esqueça de que terá que dividir também esses espaços com eles. Isso o ajudará a não se empolgar nas compras.

5) Não caia no velho golpe do “leve 4 e pague 3”. Nessa situação, ou o alimento acaba estragando ou o consumimos em grande quantidade, para que não estrague. Lembre-se de que você não é armário de cozinha, geladeira e muito menos lixeira!

6) Na sua lista de compras inclua verduras de folhas, legumes, frutas, carnes e laticínios magros (leite, iogurte ou queijo), cereais de preferência os integrais e feijões. 

Com uma alimentação saudável teremos condições de emagrecer os quilos que ganhamos no inverno.
Existem também os alimentos funcionais que devemos incluir na nossa lista de compras, como: aveia, semente de linhaça triturada, iogurte, azeite de oliva, soja, frutas vermelhas, uva ou suco de uva, peixes (sardinha, salmão, atum, cavala, namorado,...), oleaginosas (nozes, castanhas e amêndoas). 

Lembre-se de que não existem alimentos milagrosos ou nutrientes poderosos, mas o certo é ter sempre uma alimentação variada e saudável.

Faça a receita: Mix de Sementes

7) Caso você vá adquirir alimentos industrializados opte pelos que tenham menores teores de sódio (para não ficar inchada), de gordura e de calorias.

8) Selecione sempre alimentos de boa procedência, nutritivos, coloridos, saborosos e saudáveis, porque nós somos e seremos sempre aquilo que comemos! Faça um prato bem colorido, arco-íris, para que tenhamos vitaminas e minerais de forma adequada. Varie o cardápio o máximo possível, pois ninguém merece comer todo o santo dia a mesma coisa.

9) Inicie a refeição pela salada com verduras e legumes crus temperados com azeite de oliva com limão ou com vinagre ou com aceto balsâmico. Evite os molhos prontos e os à base de maionese comum. Depois, sirva-se do arroz com feijão, verdura ou legume cozido ou refogado, um tipo de carne magra e uma fruta como sobremesa. Não corte e/ou cozinhe demais as verduras e legumes para que tenhamos mais fibras. 



10) Se você já tem bastante apetite evite usar prato e/ou toalha de mesa ou jogo americano de coloração amarela, pois essa cor faz a pessoa sentir mais fome. Por outro lado, a cor vermelha faz a pessoa comer mais rápido, o que
não é bom para ninguém, principalmente quem quer emagrecer. 
 Por Adriana Ávila
 DIETAS E O VERÃO
 Estima-se que mais da metade da população adulta esteja com sobrepeso ou obesa, o que torna a obesidade uma epidemia e faz com que seja a segunda maior causa de morte evitável, superada apenas pelo tabagismo.


Com a chegada do verão, entretanto, aumenta a procura por “fórmulas milagrosas” na tentativa de obter um corpo escultural, preferencialmente sem muito sacrifício.


Neste período, portanto, multiplicam-se as dietas de ocasião (dieta do abacaxi, dieta da fruta, dieta da lua, dieta do sol, dieta do atum, dieta da proteína, dentre outras) que prometem perda de peso considerável em um curto espaço de tempo.


“Essas dietas são, em sua maioria, inviáveis ao longo prazo tanto por não oferecerem um equilíbrio dos nutrientes como por serem extremamente restritivas”, alerta o Dr. Reginaldo Albuquerque, endocrinologista da Diagnósticos da América/Dasa.


As dietas radicais conseguem apresentar efeitos quase que imediatos, mas podem causar danos sérios à saúde e resultar no famoso efeito “sanfona” ou efeito “iô-iô”.


Como dificilmente o indivíduo consegue manter uma dieta severa e pouco palatável durante muito tempo e como, normalmente, depois de alcançado o objetivo o indivíduo volta a comer “errado”, invariavelmente o peso perdido e, algumas vezes, até um pouco mais, é recuperado.


Além disso, o emagrecimento rápido, sobretudo quando não associado à prática regular de alguma atividade física, pode trazer problemas estéticos, como estrias e flacidez, além de desânimo ou cansaço, resultados da carência de alguns nutrientes. As dietas com grande restrição de carboidratos, por exemplo, são deficientes em vitamina E, A, tiamina, ácido fólico, cálcio, magnésio e zinco. Já as dietas com restrição de gorduras, costumam ser deficientes em vitamina B12.


Segundo o especialista, a dieta ideal é a balanceada (que contém todos os grupos de alimentos) e deve ser feita sob medida para cada pessoa, respeitando as características de cada um (biotipo, peso, altura, etc). Deve conter, portanto, carboidratos, vitaminas, proteínas, minerais e também as “mal-vistas” gorduras.


As gorduras, ou lipídios, além de fornecer energia ao organismo são fundamentais na absorção de certas vitaminas e na fabricação de elementos vitais para o bom funcionamento do organismo, como os hormônios. Ou seja, o indivíduo que quer emagrecer, deve comer de tudo um pouco e “diminuir” (não eliminar) as frituras, gorduras, massas e doces.


Vale ressaltar a importância de aliar a uma alimentação balanceada e saudável a prática regular de exercícios físicos ao longo do ano. Para quem não tem tempo de freqüentar uma academia, a dica é caminhar sempre que possível, aumentando o ritmo gradualmente.


Subir as escadas em vez de utilizar o elevador e caminhar uma ou duas quadra em vez de pegar o carro para comprar o jornal, por exemplo, são duas ótimas dicas iniciais, aconselha o Dr. Reginaldo Albuquerque.


Ou seja, melhor que uma dieta que resulta em perda de peso que dura somente um verão é a mudança de estilo de vida, através da reeducação alimentar e prática regular de alguma atividade física, com conseqüente ganho na qualidade de vida e uma perda de peso sustentável que tem tudo para durar toda uma vida.


Fonte: Reginaldo Albuquerque -

Nenhum comentário: