12.02.2010

Cientista carioca faz parte do grupo que reproduziu osso humano em laboratório

Rio - Cientistas de diversos países descobriram como formar o tecido ósseo humano em laboratório. O estudo será publicado na edição de dezembro da revista "Nature Materials" e teve como um dos líderes da pesquisa o brasileiro e carioca Fabio Nudelman.

O estudo teve um grande impacto na ortopedia, já que permitiu entender como ocorre o processo de formação dos ossos. Nudelman, vinculado à Universidade de Eindhoven, na Holanda, explicou que a pesquisa trouxe um novo entendimento sobre o papel das fibras de colágeno na constituição óssea.

Reprodução em animação do processo de ligação dos minerais à estrutura do colágeno no interior do osso | Foto: Reprodução
"Para simular o processo que ocorre no organismo, nós usamos um polímero sintético para substituir as proteínas que normalmente regulam a mineralização do colágeno. Nosso trabalho mostra que as fibras de colágeno, que eram consideradas apenas um molde para o mineral, na verdade controlam as etapas de formação dos cristais de cálcio no osso", afirmou o pesquisador.

A descoberta poderá ser relevante também para o cidadão comum. Ao sofrer um acidente com fraturas muito graves, o uso de próteses e implantes a base de titânio pode causar rejeição do organismo. Com o netendimento da formação óssea, torna-se possível o desenvolvimento de novos materiais mais próximos do organismo humano.

"Esse método pode ser usado para o desenvolvimento de materiais sintéticos que simulam o osso e podem ser eficazes não só como implantes mas também podem estimular o processo natural de regeneração óssea. Como é um material muito mais próximo ao nosso organismo do que o que é utilizado atualmente, as chances de rejeição são muito menores, e ele pode ser reabsorvido pelo corpo e substituído  pelo nosso próprio osso", explicou.

No entanto, o uso prático deste método pode demorar ainda alguns anos. Segundo Nudelman, a pesquisa ainda está no princípio e é necessário que mais informações sejam obtidas sobre a possibilidade de elaboração de materiais sintéticos.

Nenhum comentário: