12.02.2010

A SÍNDROME DO CORPO PERFEITO

Cerca de 1% da população mundial feminina, entre 18 e 40 anos, sofre de transtornos alimentares(T.A). A busca pelo corpo perfeito como os que são mostrados em revistas e desfiles de moda faz com que um pensamento falho e doentio se desenvolva na cabeça dessas mulheres. Esses transtornos tem várias maneiras de se manifestar, as mais comuns são a BULIMIA e a ANOREXIA. Os portadores dessas patologias costumam ter uma visão distorcida de si e sempre acham que estão acima do peso e acham que a beleza está ligada à magreza. A maioria dos doentes é do sexo feminino, mas os homens também são afetados por T.A. O mais comum é a chamada “dismorfia muscular” ou vigorexia. Nesse caso, quanto mais forte melhor, por isso, se exercitam mais que o normal ou, em alguns casos, passam a tomar esteróides ou anabolizantes.

A anorexia é caracterizada pelo medo intenso de engordar, o que faz com que a pessoa mantenha o peso sempre abaixo do recomendado, fazendo pouquíssima ingestão de alimentos, dietas severas e hiperatividade(exercício físico excessivo). Já quem sofre de bulimia costumam ingerir grandes quantidades de alimento(comem compulsivamente), seguidos por métodos compensatórios como vômitos induzidos, uso de laxantes ou diuréticos, e prática de exercício excessiva. Diferentemente da anorexia nervosa, na bulimia pode não haver perda de peso, e assim médicos e familiares têm dificuldade de detectar o problema.

Um “novo” tipo de T.A vem preocupando médicos. É a “DRUNKOREXIA”, que os terapeutas americanos vêm reportando em números alarmantes. Trata-se de uma mistura de alcoolismo e distrúrbios alimentares, ainda não possui um termo médico oficial, mas sabe-se que os mais atingidos são jovens universitários que passam fome de dia para compensar as calorias que foram ingeridas, bebendo, na noite anterior ou compensa a falta de comida bebendo. Apesar de evitar comer ou de consumir calorias a todo custo, e por isso evitar o álcool, alguns anoréxicos buscam as bebidas para se acalmarem diante da pressão do apetite ou para aliviar a ansiedade por ter sido indulgente com um bom prato. "Tem também aqueles que consomem álcool como seu único sustento. Ou consomem drogas como cocaína e metanfetamina para suprimir o apetite", diz uma matéria, sobre a doença, publicada no The New York Times em março de 2008.

Os T.A, provocam uma deterioração física e mental aos poucos. Inicialmente, os sintomas são leves como queda de cabelo, mas pode chegar a complicações cardiovasculares, renais e endócrinas tão graves que pode levar à morte. Existem alguns fatores de risco que podem levar ao desenvolvimento dessas patologias como: baixa auto-estima, histórico familiar de transtorno obsessivo compulsivo, perfeccionismo e insegurança no relacionamento social e dificuldade em identificar e expressar sentimentos são alguns exemplos.
 www.astralbr.org

Nenhum comentário: