2.24.2011

DOCES SAUDÁVEIS: COMO CHEGAR A ESTA FÓRMULA?


Doces saudáveis: como chegar a esta fórmula?
Aprenda alguns truques e delicie as iguarias sem culpa.

Não há quem resista a uma sobremesa. Mas, quando pensamos em emagrecer, estas delícias devem ser as primeiras a serem cortadas da listas. Será mesmo impossível aliar esta mania à dieta? Não, desde que você lance mão de alguns artifícios para deixar os doces saudáveis. Veja como:
- Substitua parte da gordura de receitas de biscoitos e bolos por purê de maçã, ameixas, bananas amassadas ou qualquer outra fruta amassada. A fruta acrescenta umidade e dá a textura da gordura. Sem contar que ressalta o gosto do doce e confere mais sabor ao prato.
- Reduza ou elimine o açúcar em tortas de frutas, adicionando mais canela e outros condimentos para ressaltar o sabor.
- Elimine a gordura das tortas usando só uma camada de massa. Reduza-a ainda mais substituindo por massa feita de biscoito com baixo teor de gordura.
- Descarte metade das gemas de ovos e aumente o número de claras ao preparar biscoitos e bolos. Isso eleva a quantidade de proteína e diminui a de colesterol.
- Substitua o leite condensado por creme de leite em glacês e recheios. Experimente coalhadas no lugar de cream cheese para coberturas e recheios.
- Use frutas e caldas de frutas para preparar coberturas de baixa caloria.
- Inclua no preparo dos doces alguns ingredientes saudáveis, como farinha de aviea, barra de cereal, frutas cristalizadas.
- Em preparo de cheesecake, por exemplo, aposte na combinação de cottage com ricota sem gordura.

Nenhum comentário: