2.21.2011

RONCO PODE SER A CAUSA DE UM AVC

saude

Ronco pode ser a causa de um AVC
Saiba como o ronco pode atingir um importante vaso sanguíneo e provocar um acidente vascular cerebral. Aprenda uma alternativa para tratar o problema.

Motivo suficiente para tirar o sono de muitos maridos e esposas por aí, o ronco parece ser muito mais do que apenas um distúrbio do sono ou problema social. Segundo uma pesquisa publicada pela Academia Americana de Medicina do Sono, ele trazer uma séria consequência: a asterioesclerose de carótida.

“A carótida é um importante vaso sanguíneo que quando atingida pelas vibrações do ronco, pode se machucar e apresentar coágulos determinantes para ocasionar um acidente vascular cerebral, popularmente conhecido como derrame.”, explica Eduardo Rollo Duarte, especialistas em Odontologia do Sono.

Apesar de a pesquisa ter sido publicada no ano passado, não serviu de alerta para a maioria das pessoas que sofrem com o problema. Segundo Eduardo, elas continuam a acreditar que o ronco é um problema simples, sinônimo de sono profundo. E na verdade não é. “Quem ronca não tem um sono reparador, porque fica em constante estado de alerta. A única solução é procurar um tratamento. A odontologia do sono entra exatamente aí, agregando novos métodos para solucionar o problema, como a placa oral.”, afirma ele.

A novidade nada mais é do que próteses ou aparelhos dentários desenvolvidos especificamente para pessoas que sofrem distúrbios do sono. É feito um estudo detalhado em uma clínica especializada e, a partir daí, é confeccionado o aparelho oral de acordo com a arcada dental de cada indivíduo.  Também é feita uma avaliação das condições orais e faciais que incluem um exame odontológico completo da boca, dos dentes e gengivas, dos músculos da face e da mastigação e articulação da mandíbula.

 “Com esse diagnóstico, temos condições de saber os níveis de ronco, se o paciente sofre com outros distúrbios como o bruxismo e assim identificar o aparelho ideal para o caso dentre os vários modelos que existem.”, destaca o especialista.

Usando o aparelho, o paciente vai aumentar a passagem de ar pela garganta ou via aérea mais aberta e livrá-lo da resistência provocada pelo relaxamento dos músculos aumentados, tão comum nos indivíduos que roncam.  Assim as vibrações vão diminuir e, consequentemente, a carótida estará mais protegida.

Mais informações
www.eduardorollo.com.br

Nenhum comentário: