3.18.2011

Gripe: vacina para bebês e grávidas


Campanha deste ano não imunizará somente os idosos
Rio - O público-alvo da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe) será ampliado este ano. Além de idosos e indígenas— que recebem o imunizante todos os anos —, as doses também serão aplicadas gratuitamente em bebês de 6 meses a 2 anos incompletos, gestantes e profissionais de saúde. A mobilização acontece entre os dias 25 de abril e 13 de maio.
“Estamos incluindo três grupos importantes na campanha, e esse é o momento de sensibilizar e informar a população, principalmente esse novo público, para que procure os postos de saúde durante a campanha e tomem a vacina”, afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina protege contra os três principais vírus que circulam no Hemisfério Sul, inclusive o da gripe suína (Influenza A H1N1). A meta é imunizar cerca de 23,8 milhões de pessoas em todo o País, o que equivale a 80% da população alvo.
A decisão pela ampliação do público foi baseada em dados sobre hospitalização, estudos epidemiológicos e observação do comportamento de infecções respiratórias. As complicações da gripe são mais comuns em idosos, crianças e gestantes.
Reações adversas, como dor no local da injeção, são leves
Crianças de 6 meses a 2 anos deverão ir duas vezes aos postos de vacinação. Após 30 dias da primeira meia dose da vacina, os responsáveis não poderão esquecer de levar os pequenos para tomar a segunda.
De acordo com o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, não há o que temer: a dose é segura a todos. “A vacina não oferece risco algum. A maioria das reações adversas é leve, como dor e sensibilidade no local da injeção. Somente quem tem alergia a ovo não pode tomar”, garantiu. Pessoas com deficiência na produção de anticorpos devem consultar o médico antes.
No Estado do Rio, quase 3 milhões de doses serão distribuídas ao longo da campanha, que terá no dia 30 de abril o Dia de Mobilização Nacional para estimular a ida da população aos postos de imunização.
O dia


Nenhum comentário: